Ir para o conteúdo

Gestores, professores e alunos da rede estadual podem ativar e-mail institucional para ajudar no ensino remoto

O e-mail institucional da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Google, é uma ferramenta importante nesta retomada às aulas remotas e, agora, gestores, professores e alunos já podem ativar o seu. Com o endereço eletrônico Gmail, serviço gratuito de webmail da empresa de tecnologia, eles têm acesso a um extenso pacote de plataformas e serviços que servirá de apoio às atividades propostas pelo “Aula em Casa”, iniciado na última quinta-feira (18/02).

O serviço é disponibilizado pela rede de maneira gratuita a todos os servidores e estudantes. Gestores e estudantes podem criar as suas contas no Portal Educacional, por meio do link www.portaleducacional.seduc.am.gov.br. Ao entrar no site, basta clicar em “Ativar Conta Institucional” (gestores), à esquerda da tela principal. Já os alunos deverão acessar o banner em que está escrito “Conectar”, situado à esquerda. Após clicar em um dos links, é só seguir o passo a passo para criar e ativar o e-mail institucional.

No caso dos professores, o site buscado deve ser o www.conectar.seduc.am.gov.br. Ao acessá-lo, basta selecionar a opção “Docente”, inserir o CPF e, também, dar continuidade às orientações.

Com o endereço eletrônico, eles terão acesso a um extenso pacote de plataformas e serviços.

Dentre as ferramentas que gestores, professores e estudantes terão acesso, estão: Google Sala de Aula, plataforma que permite que alunos e professores tenham aulas virtuais; Hangouts, ferramenta de comunicação que inclui mensagens instantâneas, chat de vídeo, SMS e Voip; e Meet, que permite a realização de videoconferências com até 100 participantes e duração de 60 minutos.

“Com o retorno do ensino remoto, por conta da pandemia da Covid-19, toda ferramenta de comunicação é válida. Na conta Gmail, por exemplo, alunos e professores têm acesso a várias plataformas que, de certeza, serão de grande ajuda para promover aulas, encontros e atividades”, afirmou a gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), Sabrina Araújo.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes