BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

General Mourão estará no Simpósio Internacional promovido pelo TCE-AM em outubro


O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, será uma das autoridades presentes no 2o Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que acontece em Manaus nos dias 17, 18 e 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O convite foi formalizado na tarde desta quinta-feira (11), em reunião reservada no Palácio do Planalto, entre o general, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, e conselheiro Júlio Pinheiro, que estão na coordenação do evento.

Promovido pelo TCE-AM, o simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, uma sumidade especializada em conservação, ecologia e biologia tropical, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior, que já estão confirmando presença.

Ao formalizar o convite ao vice-presidente, o conselheiro Mario de Mello ressaltou a importância da participação dele, como figura de destaque internacional, no encontro que debaterá sobre a importância da Amazônia e dos demais biomas brasileiros, para manutenção na vida no planeta, e, ainda, sobre a interface de atuação dos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle na questão. 

“A ideia é debater pontos que norteiem a ação dos Tribunais de Contas e dos órgãos de Controle a agirem de forma preventiva, e, ao mesmo tempo, fiscalizando a aplicação correta dos recursos públicos. O evento será grandioso, não temos dúvida. Temos o apoio científico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, revelou o conselheiro Mario de Mello, ao ressaltar que o Simpósio tem apoio, ainda, do TCU, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Ruy Barbosa (IRB), que têm incentivado as discussões nacionais acerca da formulação e a implementação das auditorias ambientais no seio TCs.

O conselheiro Júlio Pinheiro, que coordena os projetos ambientais do TCE-AM, relembrou que o 1º Simpósio, em 2010, reuniu mais de mil pessoas no hotel Tropical, em Manaus, entre elas especialistas em gestão e direito ambiental de diversos países, imbuídos no objetivo de propor novos paradigmas e ampliar a atuação desses órgãos, com uma postura moderna e mais atuante em relação à conservação do meio ambiente. “O TCE-AM é pioneiro na institucionalização da variável ambiental no controle externo. Estamos propondo, agora, um novo e amplo debate, pensando nas futuras gerações e queremos vossa presença conosco”, afirm

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.