Ir para o conteúdo

General Mourão estará no Simpósio Internacional promovido pelo TCE-AM em outubro

O vice-presidente da República, Antônio Hamilton Martins Mourão, será uma das autoridades presentes no 2o Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas, que acontece em Manaus nos dias 17, 18 e 19 de outubro deste ano, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O convite foi formalizado na tarde desta quinta-feira (11), em reunião reservada no Palácio do Planalto, entre o general, o presidente em exercício do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Mario de Mello, e conselheiro Júlio Pinheiro, que estão na coordenação do evento.

Promovido pelo TCE-AM, o simpósio irá reunir centenas de personalidades nacionais e internacionais na área, como o ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, uma sumidade especializada em conservação, ecologia e biologia tropical, além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e de integrantes dos Tribunais de Contas do país e do exterior, que já estão confirmando presença.

Ao formalizar o convite ao vice-presidente, o conselheiro Mario de Mello ressaltou a importância da participação dele, como figura de destaque internacional, no encontro que debaterá sobre a importância da Amazônia e dos demais biomas brasileiros, para manutenção na vida no planeta, e, ainda, sobre a interface de atuação dos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle na questão. 

“A ideia é debater pontos que norteiem a ação dos Tribunais de Contas e dos órgãos de Controle a agirem de forma preventiva, e, ao mesmo tempo, fiscalizando a aplicação correta dos recursos públicos. O evento será grandioso, não temos dúvida. Temos o apoio científico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)”, revelou o conselheiro Mario de Mello, ao ressaltar que o Simpósio tem apoio, ainda, do TCU, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Ruy Barbosa (IRB), que têm incentivado as discussões nacionais acerca da formulação e a implementação das auditorias ambientais no seio TCs.

O conselheiro Júlio Pinheiro, que coordena os projetos ambientais do TCE-AM, relembrou que o 1º Simpósio, em 2010, reuniu mais de mil pessoas no hotel Tropical, em Manaus, entre elas especialistas em gestão e direito ambiental de diversos países, imbuídos no objetivo de propor novos paradigmas e ampliar a atuação desses órgãos, com uma postura moderna e mais atuante em relação à conservação do meio ambiente. “O TCE-AM é pioneiro na institucionalização da variável ambiental no controle externo. Estamos propondo, agora, um novo e amplo debate, pensando nas futuras gerações e queremos vossa presença conosco”, afirm

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes