Ir para o conteúdo
ManausvacinaprevençãoH1N1casosAmazonas

FVS confirma 110 casos de H1N1 e 28 mortes no Amazonas

A 11ª edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) atualizada na quarta-feira (20/03) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) registra 721 casos notificados, sendo 110 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 96 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

São 28 óbitos por H1N1, sendo 22 em Manaus, dois em Manacapuru, e Parintins,  Itacoatiara, Japurá e Nhamundá com um caso cada. Segundo o boletim, são dez óbitos por Vírus Sincicial Respiratório, sendo nove na capital e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3. 

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos dos 39 ocorridos neste período entre fevereiro e março, 77% faziam parte do grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. 

Campanha Antecipada 

A campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Amazonas começou nesta quarta-feira (20/03) em Manaus e mais 33 municípios. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Susam), as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde no último fim de semana já foram entregues pela Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/AM) a 59 municípios. Tonantins e Benjamin Constant recebem nesta quinta-feira (21), completando a entrega.

Grupos prioritários 

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Em todo o Estado, 1.535 salas de imunização devem estar abertas nos 62 municípios, das quais 153 em Manaus.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes