BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

FVS-AM alerta para a importância da vacinação antirrábica animal no Amazonas


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta para a importância da vacinação antirrábica animal no estado. A recomendação é que a população leve cães e gatos para serem imunizados. A imunização desses animais é imprescindível e protege a população de ser infectada pelo vírus que transmite a raiva para humanos.

As campanhas de vacinação antirrábicas são organizadas pelas secretarias municipais de saúde de cada uma das cidades do Amazonas. “O Amazonas não é área endêmica para raiva por cães e gatos, devido à realização de campanhas de vacinação periódicas. Portanto, é fundamental que a imunização seja mantida”, afirmou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto.

O médico veterinário da Gerência de Zoonoses, do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-AM (GZ/DVA/FVS-AM), Deugles Cardoso, apontou que a pandemia de Covid-19 alterou a rotina de mobilização de diversos serviços de saúde, incluindo a imunização com antirrábica.

“Muitas secretarias municipais de saúde estão realizando ainda as campanhas e esperamos que, ao fim de dezembro, já tenhamos um percentual considerável de cães e gatos vacinados nos municípios”, afirmou o veterinário.

Ainda conforme Deugles, o período de realização das campanhas é facultado às prefeituras municipais que, em geral, associam as vacinações dos animais às demais ações realizadas pelas secretarias municipais de saúde.

Números

A meta de cobertura vacinal para a vacina antirrábica, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de pelo menos 80% para cães e 100% para gatos. Essas metas servem como parâmetro para proteger os animais e, consequentemente, a população humana da raiva.

No Amazonas, a cobertura vacinal é de apenas 28,49% da população felina imunizada; e 23,36% da população canina vacinada, conforme dados consolidados pela Gerência de Zoonoses da FVS-AM, com base em dados informados pelas secretarias municipais de saúde das 62 cidades do estado.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.