Ir para o conteúdo

Futuro Caprichoso: Tarde Alegre Infantil mantém viva brincadeira do boi-bumbá de Parintins

A edição deste domingo contou com a presença da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e da sinhazinha da fazenda Valentina Cid

Fotos: Pedro Coelho

A Tarde Alegre Infantil Azul e Branca reuniu novamente a criançada de Parintins neste domingo, dia 11 de junho, no Curral Zeca Xibelão. Famílias inteiras deixam suas casas para brincar de boi-bumbá com o Caprichoso neste projeto social criado há mais de 35 anos para perpetuar a maior expressão cultural do Amazonas entre os pequenos torcedores. A iniciativa é atualmente coordenada pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM Caprichoso).

A edição deste domingo contou com a presença da cunhã-poranga Marciele Albuquerque e da sinhazinha da fazenda Valentina Cid, mulheres que são referência para as crianças que participam da Tarde Alegre, especialmente as que concorrem, durante o evento, na disputa de itens mirins do Boi Caprichoso.

O presidente do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, enfatiza a importância da participação das crianças na brincadeira do boi-bumbá. “É um momento de reavivar esse patrimônio juntamente com as crianças. É uma alegria para todos nós darmos essa oportunidade, através do trabalho do CEDEM, para que as famílias possam se reunir aqui, com os brinquedos, as atividades, as brincadeiras e com a toada de boi-bumbá”, ressalta.

O torcedor Alberto Oliveira, pai dos pequenos Kalel e Ana Maria, explica que incentiva desde cedo o acesso à brincadeira do boi-bumbá. “Meus filhos cresceram aqui na Tarde Alegre. Eu trago eles desde o primeiro ano de idade, desde quando nem sabiam andar, ficavam nos braços. Aqui a gente brinca, se diverte, estabelece memórias lindas e dessa maneira eles vão criando raízes no Curral Zeca Xibelão”, disse.

Crianças e o boi Caprichoso

Joana Ferreira, mãe do pequeno Jonas, uma criança com Síndrome de Down, se emociona ao falar da presença do filho na Tarde Alegre. “É maravilhoso, esse momento é das crianças, para elas se divertirem, dançarem, interagirem com outras pessoas. O Jonas fica esperando a semana inteira para estar aqui, é um lugar onde ele brinca como quiser. O Caprichoso, como sempre, está de parabéns”, frisa.

O coordenador do CEDEM Caprichoso, Diego Omar, destaca o compromisso do bumbá com as famílias de Parintins. “É importante destacar que estamos na quinta edição da temporada e não falhamos em nenhum domingo até aqui. Temos uma responsabilidade com o sócio, com a comunidade, com o próprio Estado e sobretudo com as crianças. A Tarde Alegre trabalha com a democratização da cultura, com o acesso à brincadeira que é um direito fundamental de toda criança, e reúne o povo para um dia de muito alegria aqui conosco”, afirma.

No próximo domingo, durante a Tarde Alegre, ocorre a final do concurso de itens mirins do Boi Caprichoso. O evento inicia às 16h30 no Curral Zeca Xibelão.

Fotos: Pedro Coelho

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes