Ir para o conteúdo

França investiga nova variante da Covid-19 que não é identificada por teste PCR

Uma nova variante do novo coronavírus foi detectada em um hospital de Lannion, no extremo norte da França, que não foi identificada por meio dos testes PCR. A mutação foi detectada apenas com testes sorológicos e coleta de matéria biológica. Especialistas investigam se a variante é mais infecciosa ou mortal.

A mutação foi encontrada em meio a um foco de infecção no hospital de Lannion. Entre 79 doentes, oito tinham sintomas de Covid-19, incluindo infecções pulmonares graves. No entanto, os testes desses oito pacientes apresentavam sucessivamente resultados negativos.

Nesses casos, só foi possível confirmar que se tratava da doença por meio da realização de testes serológicos e coleta de matéria biológica nos pulmões, intervenção mais demorada e invasiva.

Os cientistas do Instituto Pasteur procuram agora saber se a variante, com nove mutações genéticas, resiste à vacinação, ou se apresenta caráter mais infeccioso e mortal.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, disse a Direction génerale de la Santé (DGS) em comunicado.

No comunicado, a DGS francesa ainda indicou que todos os casos que se enquadrem na definição dessa nova variante, prováveis ou confirmados “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.

Agravamento da crise

O alerta surge no momento em que a pandemia progride no país europeu, sobretudo na área metropolitana de Paris. Nessa segunda-feira (15) foram registrados 333 óbitos e 6,47 mil novos casos em todo o território francês.

No total, o país contabilizou 4,078 milhões e 90,78 mil mortes desde o início da pandemia. Estão internadas nos hospitais franceses mais de 25 mil pessoas, das quais 4,21 mil nos cuidados intensivos.

A expectativa é que o presidente francês, Emmanuel Macron, anuncie novas medidas nos próximos dias, tendo em conta a evolução da pandemia sobretudo na região de Parisiense.

“Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou Macron nessa segunda-feira, quando questionado sobre a possibilidade de um novo confinamento na região parisiense, antes da divulgação de informações sobre a nova variante, no norte de França.

Fonte: Diário do Nordeste

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes