Ir para o conteúdo

Fotos de ‘cidadãos comuns’ que conversam com Bolsonaro em propaganda vieram de bancos de imagem

“Alô Presidente”, pergunta uma mulher identificada como Dona Maria Eulina. “Eu queria saber como está o projeto de transposição do Rio São Francisco aqui no Ceará”, conclui. Assim começa uma propaganda do governo federal compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã da quarta-feira (1º), em sua conta pessoal no Twitter. A peça mostra o presidente respondendo, supostamente, perguntas feitas por cidadãos comuns do Nordeste. Porém, as fotos das pessoas mostradas no vídeo são modelos de bancos de imagens, e não pessoas reais. As informações são da Agência Lupa.

Na propaganda, duas pessoas supostamente comuns conversam com Bolsonaro pelo telefone, e fazem perguntas sobre obras do governo federal na região Nordeste. Em uma busca reversa pelo aplicativo TinEye, é possível identificar que as fotos dos supostos participantes que conversam com o presidente no vídeo são, na verdade, conteúdos disponíveis para compra em bancos de imagens.


A foto de Dona Maria Eulina, a primeira pessoa a questionar o presidente, não é de uma moradora real do Ceará. A foto original foi tirada pelo fotógrafo Mailson Pignata e publicada no site IStockPhoto, no dia 05 de março de 2019, com o título “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta”. Ela também aparece em outros sites de venda de imagens, com o Adobe Stock e o DreamsTime. É possível, inclusive, encontrar mais fotos da mesma modelo em outras posições.


O mesmo acontece com o outro participante do anúncio. O suposto morador de Parnamirim (RN), Francisco Valmar, que pergunta sobre “trens urbanos” a Bolsonaro também é modelo fotográfico. A foto usada aparece à venda no site Shutterstock e foi tirada pelo fotógrafo Gustavo Frazão, com o título “Retrato de trabalhador de fábrica em segundo plano”. A mesma pessoa é também modelo em outras imagens que são disponibilizadas com os nomes “trabalhador brasileiro tira selfie”, “trabalhador dançando e se divertindo depois do trabalho” e até “homem idoso dança samba”.


A mesma imagem, que também aparece no IStock, também foi comprada e utilizada pelo site escocês LocalCouncillor, onde o modelo estaria representando um “conselheiro local”.


A reprodução de fotos de bancos de imagem é uma prática comum na publicidade. No entanto, a propaganda veiculada nesta quarta dá a entender que “Maria” e “Francisco” são, de fato, moradores dos estados em um diálogo com o presidente. Até o fechamento desta reportagem, a Secretaria Especial de Comunicação Social, responsável pela produção das peças de marketing do governo, não retornou o contato.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes