Ir para o conteúdo
ManaussaudecosemsAmazonas

Fórum discute transparência na gestão da saúde no Amazonas

Oferecer um serviço público de saúde de qualidade a partir da adequada aplicação de recursos e preservação dos equipamentos e patrimônio público. Esse é o objetivo do 2º Fórum Amazonense de Financiamento em Saúde, evento organizado pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) que está sendo realizado no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

De acordo com o presidente do COSEMS-AM, Januário Neto, uma das funções do fórum é colocar os órgãos de controle em consonância com os técnicos municipais. “É importante um bom relacionamento entre as partes na manutenção da transparência na aplicação dos recursos. Os órgãos de controle estão aqui para que a gente possa entender que o processo de auditoria não é um item da gestão. Na verdade, a auditoria faz parte da gestão e é fundamental para que haja economia na administração pública”, explica.

A superintendente da Controladoria-Geral da União, Mona Liza Prado Benevides Ruffeil, defendeu que é preciso formular políticas públicas eficientes que se adequem às realidades locais. Ela exemplificou citando o caso de municípios que investem na construção de várias UBSs numa mesma localidade, quando poderiam diversificar projetos. “É preciso avaliar as demandas para se ter um controle eficiente, pois, no final, os serviços cobrarão essa conta”, disse.

Os secretários municipais que participam do evento falaram sobre as dificuldades de se fazer gestão em saúde no interior do Amazonas. O secretário de Saúde de Santo Antônio do Içá, Francisco Ferreira, lembrou que, em 2013, os nove municípios do Alto Solimões se reuniram em um consórcio para a compra de medicamentos. “Foi a pior experiência de nossas vidas. Empresas do Sul e Sudeste venceram a licitação, mas, na hora de entregar os medicamentos, esbarraram na difícil logística da região. Resultado: amargamos meses sem receber sequer uma caixa de remédio”, afirmou.

Também participam do evento representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes