Ir para o conteúdo

Forças de Segurança apreenderam mais de 17 toneladas de drogas neste ano no AM

As ações integradas das forças de Segurança Pública do Amazonas apreenderam mais de 17 toneladas de entorpecentes, de janeiro a maio de 2021. O número é 382,8% maior do que o total de drogas apreendidas no mesmo período no ano passado, quando as operações de combate ao tráfico resultaram em, aproximadamente, três toneladas tiradas das mãos de criminosos.

Ano passado, o Amazonas bateu recorde histórico de apreensão de drogas, com 19 toneladas apreendidas. Este ano, a maconha representa o maior percentual de drogas ilícitas apreendidas, com cerca de 15 toneladas (87,2%). A cocaína representa 12,8% do total, com aproximadamente 2 toneladas.

Os números refletem o trabalho da Polícia Civil e Polícia Militar do Amazonas e as ações de Inteligência, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), sob o comando do coronel Louismar Bonates.

No período, o governador Wilson Lima determinou diversos investimentos para combate ao tráfico de drogas, como o lançamento da Base Arpão, no Rio Solimões, e investimentos como a criação da primeira frota de lanchas blindadas do Estado, justamente para melhor o poder de combate nos rios, a principal via utilizada para transportar entorpecentes no estado.

A cocaína representa 12,8% do total, com aproximadamente 2 toneladas.

“Estamos com intenso combate ao tráfico de drogas, envolvendo o reforço do trabalho ostensivo da Polícia Militar, das investigações pela Polícia Civil, aliado aos investimentos inéditos realizados nessa área, como a Base Arpão e as lanchas blindadas. Isso tudo vem permitindo aumentar as apreensões, que este ano estão bem superiores”, enfatizou o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates.

A estimativa é que as apreensões de entorpecentes representem um prejuízo da ordem de R$ 150 milhões ao tráfico de drogas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes