Ir para o conteúdo

Em meio ao avanço dos casos do novo coronavírus, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, diversos países adotaram medidas extremas para lidar com a situação, entre elas o cancelamento de grandes eventos, aulas em escolas e universidades e a orientação para que as pessoas evitem aglomerações ou até mesmo proximidade entre si. Diante dos fatos, não está descartada a possibilidade de ser cancelado o Festival Folclórico de Parintins, realizado sempre no último fim de semana de junho. Logo, a três meses. Como a orientação é para que sejam proibidos eventos com aglomeração, jogos de futebol, missas e shows, a festa do boi bumbá, no coração da floresta amazônica, infelizmente se   encaixa  neste perfil, atraindo mais de 100 mil pessoas – boa parte do exterior.

O que diz o Estado

No sábado, o governador Wilson Lima recomendou, ainda, o adiamento de eventos que reúnem muitas pessoas, organizados pela iniciativa privada e outras instituições ou entidades. A festa dos bois, por enquanto, não foi citada.

Bi Garcia

Na sexta-feira o prefeito de Parintins, Bi Garcia divulgou um áudio dizendo que, por enquanto, não houve qualquer reunião para tratar deste assunto.

Missão impossível

De acordo com a Dra. Magareth Dalcomo, pneumologista da Fiocruz, é uma epidemia crescente e a previsão é que o pico epidêmico se dê dentro de um mês e meio.

— Teremos muitos  casos e certamente teremos mortes –, previu  disse

“Melhor cancelar”

Sobre grandes eventos, a Margareh Dalcomo aconselha que sejam “cancelados todos, “independente do número de pessoas”.

— Porque a transmissão é muito fácil. Nós estamos tratando de um patógeno que, ao contrario do H1N1 quando teve, é muito ais transmissível. Dois transmitem para quatro, quatro para 16... é geométrico. É muito mais fácil a transmissão – , alerta a médica.

Dra. Magareth Dalcomo recomenda cancelar eventos grandes

A Itália ontem

Margareth Dalcomo  afirma eu não há como conter o coronavírus. As medidas agora são de contenção e contingenciamento para impedir a propagação ainda maior da epidemia.

— O Brasil tem que se antecipar para que nós não sejamos amanhã o que a Itália é hoje. Nós somos hoje o que a Itália era há um mês e hoje a Itália tem essa catástrofe epidemiológica e humanitária que estamos vendo –, disse

Mas isso se...

Apesar de alguns infectologistas acreditarem que a pandemia comece a arrefecer no final de junho, isso só acontecerá  se houver um trabalho conjunto de países ao redor do mundo.

Tarefa difícil

Só isso poderá levar a um rápido controle da pandemia. Tarefa difícil se levarmos em consideração que ainda tem mandatários de nações dizendo que “o coronavírus  é uma fantasia da imprensa”.

Mantenha a distância

As medidas contra a pandemia são tão drásticas, que a orientação é para que bares e restaurantes devem manter uma distância de dois metros entre suas mesas.

Decisão do prefeito

Em Manaus, o prefeito  Arthur Virgílio (PSDB) decidiu suspender, a partir deste sábado, 14/3, as atividades esportivas e de recreação como os projetos Faixa Liberada e Aulão de Aeróbica e Ritmos. Também estão suspensas as  atividades do parque Cidade da Criança e dos Centros de Esporte e Lazer.

Prevenção

Com isso, a prefeitura visa preservar a saúde da população que tem presença maciça nesses projetos e atividades, evitando riscos de transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Assembleia se previne

O presidente da Assembleia Legislativa. Josué Neto (sem partido) também anunciou medidas de prevenção contra a pandemia. Determinou a suspensão de todos os cursos da escola do legislativo, o parlamento jovem, as sessões especiais. O acesso do público ao plenário também foi suspenso por 20 dias.

Parlamento idoso

No entanto, Josué decidiu manter as sessões plenárias, mesmo sabendo que boa parte dos parlamentares é idosa. Mas os parlamentares terão que diminuir o quadro de servidores dentro do plenário Ruy Araújo.

Limpe os celulares

Perigo no celular

Em tempos de coronavírus surgem informações que a maioria de pessoas jamais imaginaria. Por exemplo, o risco do aparelho celular transmitir o coronavírus. Uma pessoa toca o celular, em média, 2.600 vezes por dia. Fabricados em sua maioria com plásticos, os celulares podem carregar partículas do novo coronavírus por mais de quatro dias.

Dr. Bactéria

O biomédico Roberto Figueiredo, que ficou mais conhecido como Dr. Bactéria, recomenda o uso de álcool isopropílico para higienizar aparelhos eletrônicos, como os celulares, mouses e teclados. Esse tipo de álcool pode ser encontrado em lojas de aparelhos eletrônicos.

Higienize o celular

E é o mesmo Dr. Bactéria que descarta o álcool em gel e explica o por quê:

— O álcool em gel não é recomendado porque ele contém água, isso pode danificar os produtos.

O ideal, segundo o médico, é  umedecer um pano com álcool isopropílico – cuidado para não encharcar – e passar sobre o objeto uma vez por semana, é um procedimento rápido.

Sobrevive no aço

Situação similar acontece com objetos feitos de papelão e aço ou ferro. Nos ônibus, por exemplo, as barras de ferro que servem de apoio podem carregar o vírus. De acordo com um estudo publicado em pré-print na plataforma medRxiv, o novo coronavírus sobrevive até 3,6 dias em aço – tempo que pode ser aplicado também ao ferro.

Impacto do coronavírus

As medidas anunciadas nesta quinta-feira (12 ) pelo Ministério da Economia para enfrentar o impacto econômico provocado pelo coronavírus são ainda muito “tímidas” diante do avanço da pandemia. A advertência é do  líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, para quem as medidas “são bem-vindas”,  mas  deixam a desejar.

Pacote é tímido

Até o momento, o governo anunciou a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, que  deve injetar R$ 23 bilhões na economia.

— O pacote inicial ainda é tímido. Vai ser preciso ir bem além para estimular o mercado e segurar o baque de setores estratégicos nesse momento de crise –, analisou Eduardo em suas redes sociais.

ZFM paga o preço

O senador alertou que as consequências para a cadeia de turismo, por exemplo, são avassaladoras. Ele também destacou o impacto em setores da indústria que dependem de insumos importados, como a de eletroeletrônica, lembrando a gravidade do problema na Zona Franca de Manaus.

Samsung sob nova direção

A planta fabril da Samsung no Polo Industrial de Manaus (PIM) está sob nova administração. O executivo Jeong Seung Moon assumiu o cargo de presidente da unidade.

Coronel recepciona

O superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, realizou uma visita de cortesia  terça-feira, 10/03, para dar as boas-vindas e reforçar a parceria que a autarquia tem com a empresa coreana.

Jeong Seung Moon com o superintendente da Suframa

Pegou corda do Olavo

O norte-americano Mike Hughes morreu em um acidente, no final de fevereiro,  pouco depois de decolar com um foguete caseiro a vapor perto da cidade de Barstow, na Califórnia (EUA). Hughes tentou "provar", com seu foguete, que a Terra é plana. O inventor planejava voar a uma altura de 1,5 km, mas não chegou a alcançá-la e seu para-quedas de segurança falhou.

Nitroglicerina pura

O ator Carlos Verezza tem uma das cartas escritas pelo advogado Gustavo Bebianno, ex-secretário da Presidência que morreu neste sábado, 14, de infarte. A revelação é da jornalista Thaís Oyama, colunista do UOL e autora do livro Tormenta, sobre os bastidores do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

Carta bomba

Com a morte de Gustavo Bebianno na madrugada de sexta-feira,  13/03, podem vir à tona dois documentos com potencial de incomodar Bolsonaro. Um é a carta que Bebianno escreveu ao presidente quando foi demitido do governo.

Nas mãos de Verezza

Ele a entregou ao amigo e ator Carlos Verezza com a recomendação de que a encaminhasse ao destinatário 'no momento que achasse melhor'.

Dossiê

Outro é o dossiê com informações confidenciais que, diante das ameaças de morte que recebia, o advogado disse em entrevista à Jovem Pan ter preparado e enviado para locais seguros, inclusive no exterior",

ORGULHO

Uma atitude para aplaudir e para ser copiada! Sensibilizada com a pandemia do coronavírus, uma empresa de energia elétrica suspendeu qualquer corte de luz por falta de pagamento. O anúncio está na página da concessionária na internet: “Sabemos que muitos clientes podem estar enfrentando dificuldades financeiras incomuns com o resultado do COVID-19 [novo coronavírus]. Por isso suspendemos imediatamente os cortes [de energia elétrica] por falta de pagamento”. A postura exemplar é da Duke Energy, uma das maiores holdings de energia elétrica dos Estados Unidos. A empresa fornece eletricidade para mais de 7,7 milhões de clientes em seis estados americanos.

VERGONHA

Disputado com intensidade dentro de campo, o Gre-Nal da Libertadores contou com muita confusões e expulsões na noite dessa quinta-feira (13/03). Fora de campo, também, um episódio extrapolou a rivalidade no futebol. Um torcedor do Grêmio foi flagrado imitando um macaco em provocação aos colorados. O vídeo foi divulgado nas redes sociais. Se existe uma coisa que sempre acontece em grenal, é gremista imitando gestos e som de macaco pra torcida do Internacional, o racismo é marca do Grêmio desde a fundação. O Tricolor Gaúcho, inclusive, utiliza o termo em um de seus cantos: "Olha a festa, macaco, torcida é coração. Quem não canta é amargo, nunca vai sair campeão…" Uma vergonha!

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes