BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Felipe Souza relata subnotificação no número de casos da Covid-19


O assunto coronavírus permeia quase todas as discussões das sessões virtuais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e não é para menos. De acordo com os últimos dados, o vírus já atingiu 2,6 milhões de pessoas e matou quase 180.000 no mundo. O Brasil tem 2.741 mortos por covid-19 e 43.079 casos confirmados.

Durante a manhã desta quarta-feira (22), em discurso na sessão da Aleam, o deputado Felipe Souza (Patriota) destacou o número de pessoas no Amazonas morrendo em casa por falta de assistência hospitalar, “somente no domingo, tivemos 122 sepultamentos, sendo que 26 morreram em casa. Na segunda, foram 104 pessoas enterradas e 32 faleceram nos domicílios, já ontem, terça-feira, os dados aumentaram contabilizando 136 sepultamentos e 42 mortes em casa. A situação é estarrecedora. O Estado tinha que ter se preparado melhor, se antecipado à crise, comprado respiradores, providenciado leitos, agora estamos correndo no meio da guerra e infelizmente esses números tendem a crescer”, disse Felipe.

Em entrevista à rádio CBN Amazônia na terça-feira (21), o deputado mencionou essas informações e disse ainda ter falado com o governador, Wilson Lima, para que o estado pague os salários dos profissionais de saúde. Hoje em seu pronunciamento, Felipe voltou a abordar o tema, “ainda ontem falei com o governador pedindo que ele dê o máximo de prioridade para pagar os salários dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pedi que ele coloque em dia os salários desses profissionais que são nossos soldados, nossos guerreiros e precisam de toda atenção no momento”.

O parlamentar também ressaltou que o momento pede união e o exercício da boa política, “fazer a política do bem, apresentar boas ideias, projetos que tragam soluções a essa crise é o nosso dever como eleitos, e é o que eu e a grande maioria do deputados estamos fazendo há mais de um mês”, relatou Felipe que já apresentou 27 proposituras entre requerimentos indicativos ao Estado e Projetos de Lei, relacionados à pandemia.

O deputado complementou o discurso pedindo para a população ficar em casa, dizendo que entende que muitas pessoas precisam sair para garantir o sustento da família, mas pediu para quem puder, que fique em casa e afirmou não haver mais lugar disponível para atendimentos e alertando ao grande número de pessoas morrendo pela Covid-19.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.