Ir para o conteúdo

Depois de um surto de febre amarela causar mais de 30 mortes em Minas Gerais neste ano, as autoridades de todo o Brasil estão em alerta para que a doença não volta a ser caso de preocupação. Em Manaus, a febre amarela não é registrada há mais de 10 anos. Porém, em todo caso, o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, pede para que população procure a vacina.

“No momento, o Brasil está atento à febre amarela com o surto de casos suspeitos em Minas Gerais, o que é preocupante. A febre amarela até as primeiras décadas do século XX era um grave problema de saúde pública, afetando as populações urbanas. Depois, a doença foi controlada nas cidades e desde então os riscos se concentram nas áreas urbanas e de floresta”, explica o secretário.

A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a febre amarela e o alerta é válido para todos, especialmente para os que se deslocam para regiões de mata, lembrando que a vacina garante imunidade por 10 anos e não deve ser tomada em intervalos menores que esse período. Em Manaus, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e só pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes