Ir para o conteúdo

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta quinta-feira, 23/11, na cidade de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso (MT), a operação “Jaleco Preto”, que desarticulou uma quadrilha especializada em aplicar o golpe do “falso médico” em cerca de 10 hospitais particulares do Amazonas.

Os integrantes da quadrilha se passavam por médicos e mantinham contato com familiares de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de, pelo menos, 10 hospitais particulares no Amazonas. Os indivíduos solicitavam quantias em dinheiro dos familiares das pessoas internadas sob a alegação de realizar exames de urgência nas mesmas. As vítimas eram escolhidas entre pessoas com condições financeiras de arcar com as despesas médicas.

A Polícia Civil do Amazonas começou a investigação há dois meses

As investigações em torno do caso iniciaram há dois meses. Durante os trabalhos foi identificado que o núcleo operacional da quadrilha comandava o restante dos integrantes do grupo de dentro da penitenciária “Mata Grande”. Os outros indivíduos da organização criminosa operavam a parte financeira e ficavam responsáveis por disponibilizar contas bancárias utilizadas para o recebimento de valores oriundos dos golpes.

Até o momento foram cumpridos os três mandados de condução coercitivas em nome dos detentos Jhon Anderson Lima Silva, 27; José Divino Ribeiro Feitosa, 38, e Diego Gabriel Mariano Garcia, 24. Cícero Tulio informou que José Divino e Diego são formados no curso de Direito. Dos oitos mandados de prisão temporária, até agora foram cumpridos cinco em nome de Victor Porto de Freitas, 20; Vilma Alves Dias, 41; Letícia Paranha da Silva, 21; Thaynara Tauane Pereira das Chagas, 19, e Andressa Nogueira de Souza Martins, 24.

Além das unidades hospitalares do Amazonas, hospitais de pelo menos cinco estados foram alvos da atuação da quadrilha, no Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Os comandantes da quadrilha também ordenavam o tráfico de drogas, além da adulteração de sinais identificadores de veículos automotores para realizar assaltos de dentro da penitenciária. Durante a operação foi realizada revista na penitenciária de Mata Grande.

Pacientes em situação crítica eram os alvos preferidos

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes