BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Facebook remove notícia falsa sobre 'pensão' de Chico Buarque


Chico Buarque, 76, teve uma vitória na Justiça contra o Facebook. A rede social teve de apagar uma falsa notícia que afirmava que o cantor era uma das pessoas que recebiam uma suposta "Bolsa Ditadura".

De acordo com a fake news que circulava na plataforma, o governo federal pagaria indenizações mensais a cerca de 4.300 pessoas que sofreram perseguições políticas entre 1946 e 1988, entre as quais estaria o cantor e compositor.
Em páginas como a "Brasil Resiliente", fotos dele foram usadas junto com a notícia. Além disso, eram colocadas frases como "Sentindo falta do dinheiro público, né, meu filho?".

A juíza Fernanda Rosado de Souza, do 6º Juizado Especial Cível da Lagoa (zona oeste do Rio), determinou que a publicação fosse retirada, bem como todos os comentários feitos nela. Procurado pela reportagem, o Facebook informou que a ordem judicial já foi cumprida.

Em março, o artista se imunizou no Planetário do Rio, na Gávea (zona sul do Rio de Janeiro). "Vacinem-se. Viva o SUS!", escreveu no registro feito em seu Instagram.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.