Ir para o conteúdo

Exposição '30 anos de floresta: a Amazônia na fotografia de Leonide Principe' abre nesta sexta-feira, em Belém

A exposição ocupará o espaço Teatro Estação Gasômetro, onde ocorrerá o I Fórum Internacional: cidades, sustentabilidade e cidadania climática, de 04 a 10 de agosto.

Exposição no site - Fotos: Divulgação

A  exposição “30 anos de floresta: a Amazônia na fotografia de Leonide Principe”, com curadoria de Juliana Belota, integra a programação da Cúpula dos Países Pan-Amazônicos, no I Fórum Internacional da Amazônia: cidades, sustentabilidade e cidadania climática”, e acontecerá do dia 04 a 10 de agosto, no Espaço teatro Estação Gasômetro, em Belém. Segundo o fotógrafo, Leonide Principe, esta exposição é um resumo de todo seu trabalho. “São fotografias que resumem uma jornada na Amazônia”, diz.

A exposição é uma realização da SinoLAC - Companhia Estatal Chinesa, que tem o objetivo de criar uma plataforma de cooperação econômica e comercial entre China e América Latina, com apoio da Secretaria Estadual do Pará  (Secult/PA), da Secretaria Estadual do Amazonas (SEC/AM) e da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR). As imagens tem impressão museológica, pela Galeria de Fotografia Celso Júnior.

O acervo do projeto PhotoAmazonica, é alocado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) e possui mais de cem mil fotografias que revelam a jornada percorrida pelo fotógrafo, Leonide Principe, em 33 anos de Amazônia, percorrendo seus ecossistemas, numa rara eco-cobertura da região.

As imagens do acervo, no momento, estão sendo indexadas e disponibilizadas para acesso ao usuário na ponta deste e de outros museus, através do site https://leonideprincipe.photos e do sistema Tainacan -  Programa Acervo em Rede, que tem como principal objetivo promover a democratização do acesso digital aos bens culturais musealizados, promovendo também a digitalização e a documentação dos acervos das instituições museológicas na internet.

Mais de 200 imagens dos diferentes ecossistemas amazônicos já estão indexadas na plataforma digital do projeto PhotoAmazonica e disponíveis no site: https://leonideprincipe.photos. Este é o início de uma jornada que resultará na indexação de cinco mil imagens do acervo. A partir desta plataforma digital, estarão disponíveis aos usuários na ponta, deste e de outros museus, as imagens da coleção.

Os trâmites para a realização do projeto já começaram e o mesmo deve ser concluído até 2025. Os temas do acervo são os diversos ecossistemas amazônicos, sua flora, fauna, gente, rios, festas e paisagens, caracterizadas pelo brilho das lentes de Leonide Principe, que lançam um olhar sobre a Amazônia brasileira.

O site trabalhará no sistema creative commons, o que permite a artistas, educadores, pesquisadores e artivistas, fazerem uso do acervo sem ônus, para atividades não comerciais. Ou seja, vale a pena conferir e divulgar para que o máximo de pessoas que atuam nas áreas de educação, arte e cultura possam usar permanentemente o acervo. Neste momento, além do lançamento do site e de uma plataforma de educação interativa, o fotógrafo se dedica à organização de exposições em diversos estados brasileiros.

Centro Cultural Povos da Amazônia

Adquirido nos anos 2000, pelo Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), o acervo do fotógrafo Leonide Principe - um ítalo francês que dedicou sua vida a esse registro analógico e digital da Amazônia -  a partir da sua indexação, está disponível aos usuários do Museu.

o de cinco mil imagens do acervo. A partir desta plataforma digital, estarão disponíveis aos usuários na ponta, deste e de outros museus, as imagens da coleção.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes