Ir para o conteúdo

A primeira reunião de alinhamento da operação Acolhida, realizada pelo Ministério da Defesa, ocorreu nesta terça-feira, 21/5, com o coordenador operacional da Força-Tarefa Logística Humanitária, general de brigada Eduardo Pazuello. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), localizada na avenida Airão, no centro de Manaus.

As tratativas tiveram início na noite da última segunda-feira, ocasião em que o prefeito Arthur Virgílio Neto recebeu o general no Palácio Rio Branco, Centro.

A operação Acolhida vem conduzindo o regramento da fronteira, o acolhimento e a interiorização de venezuelanos. Durante a reunião, o general Eduardo Pazuello explicou que a reunião é um aprofundamento para detalhar o que será a operação Acolhida em Manaus. Segundo ele, o Exército brasileiro planeja aplicar a mesma experiência adquirida na operação realizada em Roraima, na capital amazonense.

“Estamos só no início, pois é assim que começamos. O controle da ansiedade é necessário, porque vamos precisar executar o planejamento para que seja autorizada a viabilização de recursos, contratações, entre outros.  Isso não é imediato, pois requer todo esse trabalho. Estamos no caminho certo, traçando soluções juntos para começar a ter soluções nos próximos 40 dias”, frisou Pazuello.

Também participaram das discussões, representantes das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Parceria e Projetos Estratégicos (Semppe) e Casa Militar, além do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a instituição Fraternidade Sem Fronteiras (FSF).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes