Ir para o conteúdo
GeralTapauáAmazonasagua

Exemplo: Água de Tapauá é atestada para consumo da população

Exames laboratoriais atestaram que os mananciais de Tapauá estão preservados, ou seja, as reservas de água potável do município estão seguras e disponíveis para o consumo da população. A conclusão das análises laboratoriais foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas para o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).

O secretário Municipal de Saúde de Tapauá, Januário Neto, disse que o programa analisa as condições de potabilidade da água para o consumo da população. Ele explicou que as análises não apresentaram nenhum resultado negativo do ponto de vista microbiológico.

Atestado de qualidade

“As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Tapauá fizeram o trabalho de coleta de amostras de água de todos os poços que abastecem o sistema no município. E o resultado atestou que temos água potável e boa para o consumo. Agora, vamos focar no trabalho de tratamento da água”, afirmou Januário.

O secretário destacou a importância do VIGIAGUA para a saúde pública. “Sabemos que esse período do ano (julho, agosto, setembro e novembro) os casos de doença diarreica aguda e doenças de veiculação hídrica aumentam consideravelmente. O cuidado com a água consumida pela população é fundamental para evitarmos essas doenças”, explica. 

Vigiagua identifica riscos

Para o prefeito de Tapauá, José Guedes, o Zezito, o VIGIAGUA tem que ser permanente, identificando e monitorando possíveis riscos de contaminação ou alteração na qualidade da água que abastece todo o sistema do município. “O VIGIAGUA é um trabalho de prevenção e, com isso, conseguimos economizar muito nos gastos com tratamentos de doenças e sobra dinheiro para outros investimentos para melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Isso é gestão inteligente. Isso é responsabilidade e compromisso com a coisa pública”, destaca o prefeito Zezito.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes