Ir para o conteúdo

O ex-deputado federal pelo Amazonas José Dutra faleceu nesta quinta-feira (6), em Brasília, aos 84 anos, ao sofrer uma parada cardíaca. Ele foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e teve dois mandatos como deputado federal (1987-1995), sendo um dos representantes da “velha guarda” da política amazonense, na época comandada pelo então governador Gilberto Mestrinho. A informação é do Portal Único.

Advogado formado em 1967 pela Universidade Federal do Amazonas, José Dutra foi pecuarista, professor e bancário, atuando como líder sindical.

Sua primeira filiação partidária foi ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pelo qual foi eleito deputado estadual em 1970 e 1974 e suplente de deputado federal em 1978. Filiou-se também ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1980 com passagens pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Popular (PP) antes de voltar ao PMDB e conquistar seu terceiro mandato de deputado estadual em 1982.

Atendendo a um convite do governador Gilberto Mestrinho afastou-se do Legislativo para ocupar a Secretaria de Justiça e depois a Secretaria de Indústria e Comércio. Eleito deputado federal em 1986 integrou a Assembleia Nacional Constituinte que votou a Constituição de 1988. Reeleito em 1990, votou pelo impeachment de Fernando Collor na sessão da Câmara dos Deputados em 29 de setembro de 1992, mesmo ano em que foi derrotado em segundo turno por Amazonino Mendes (PDC) na disputa pela prefeitura de Manaus.

Abdicou da reeleição em 1994 para concorrer ao senado, perdeu e ao tentar um novo mandato de deputado federal em 1998 pelo PTB, passando a advogar profissionalmente em Brasília.

O sepultamento acontecerá na capital federal.

Fonte: Portal Único

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes