Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

AM repudia ranking ‘cidades violentas’


O ranking da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, que mostra Manaus ocupando a 46º posição  50 cidades mais violentas do mundo, foi minimizado pelo Governo do Amazonas. Na manhã desta sexta-feira, 07/04, o Estado soltou uma nota questionando os dados.

“A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que desconhece a metodologia utilizada pelo estudo para avaliar os parâmetros de segurança. O estudo, que colocou Manaus na 23º posição em 2016 e 46º neste ano, não cita capitais brasileiras que conhecidamente apresentam situação de vulnerabilidade maior para a população, onde, por exemplo, há risco eminente de morte se um cidadão entrar, por engano, em uma região de favela”, assinala a nota.

Na décima posição no ranking, Natal é a cidade mais violenta do país, com 69,56 homicídios por 100 mil habitantes. O município é seguido por Belém e Aracaju.

A lista inclui ainda Feira de Santana (15º), Vitória da Conquista (16º), Campos dos Goytacazes (19º), Salvador (20º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

“Tivemos grandes avanços na melhoria da segurança, mas ainda muito precisa ser feito, com apoio não somente do Estado, mas principalmente do Governo Federal”, disse o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.