Ir para o conteúdo

Confira a ordem e como será o desfile das escolas de samba de Manaus

Com o tema “Explosão de alegria e cultura popular” o carnaval do Amazonas de 2020 chega na fase dos eventos mais esperados da temporada. Neste sábado 22/2 a partir das 20h no sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, Zona Oeste, as escolas de samba do grupo especial desfilam na avenida em busca do grande título de campeã do carnaval 2020, a entrada é gratuita. As informações são do Portal Toda Hora.

Preparamos  um resumo com tudo que você precisa saber sobre as ordens de desfile e temas que serão abordados pelas escolas no sambódromo.

Aparecida: Rituais

A Mocidade Independente de Aparecida que é a dona do maior número de títulos do carnaval, vai entrar no sambódromo enaltecendo vários tipos de crenças e costumes. A torcedora Clara Beatriz,  que acompanha todos os ensaios da aparecida comenta sobre a ansiedade para a apresentação. “Estamos confiantes que vai ser um desfile diferencial, grande, o enredo é diferente dos outros e vamos brigar pelo título”.

Reino Unido da Liberdade: Turismo na Amazônia

O desfile da gigante do morro será dividido em quatro setores que abordaram a história do turismo na amazônia, ecoturismo, turismo religioso e o turismo cultural. A atual campeã do carnaval entra na avenida para defender o título e buscar o pentacampeonato.

A corte do Carnaval de Manaus

Primos da Ilha: A Promessa - Da Capadócia aos tambores africanos, Salve Jorge!

O tema é fruto de uma promessa que o presidente da escola fez antes de entrar na avenida em 2019, o pedido foi proteção durante os 70 minutos de apresentação que em troca o enredo de 2020 seria em homenagem ao santo.

Unidos da Alvorada: Oi, eu estou aqui! Alvorada com um cromossomo a mais mostra que ser diferente é normal

A escola traz uma reflexão voltada para a inclusão social e durante o desfile levantará bandeiras de diversas classes e causas sociais em benefício de pessoas portadoras de deficiências,  o enredo foi inspirado na atriz e modelo Tathi Piancastelli, que é a primeira pessoa com síndrome de down a escrever e protagonizar uma peça de teatro em Nova York.

Grande Família: Sou manauara... Há 350 anos sentindo orgulho do meu chão

A apresentação da Grande Família na avenida, irá retratar os costumes, cultura e o sentimento de quem nasceu e vive em Manaus. A exposição da escola tem o objetivo de apresentar histórias da antiguidade atrelada aos dias atuais, com itens típicos do Amazonas, trazendo para o sambódromo as raízes do povo amazonense. O enredo é focado no líder indígena Ajuricaba, da tribo Manaós, que se tornou  símbolo da liberdade quando resistiu a coroa Portuguesa e se negou a virar escravo, preferindo a morte.

Grande Família chega querendo o título

Vitória Régia: Wernher Botelho é coisa nossa... O abuso é verde e rosa

O enredo da verde e rosa é uma homenagem ao artista plástico, estilista e aderecista Wernher Botelho, que faleceu no dia 02 de abril de 2019, com 53 anos. O artista foi considerado um dos mais talentosos na indústria de fantasias da cultura amazonense, ele também assinou indumentárias de itens individuais do Festival Folclórico de Parintins.

Mocidade Independente do Coroado: Do barro ao petróleo verde, a Mocidade vem coroar o sonho maturo, Iranduba a cidade do futuro

O iranduba foi contemplado pelo instituto Bem vindo ao Futuro para ser o condutor do projeto Green Petroleum que trata se  de um combustível não poluente produzido a base de algas, que será uma nova alternativa para economia brasileira. Seguindo essa ideia os organizadores da escola uniram o projeto ao enredo da mocidade.

Andanças de Ciganos: Leite - O Líquido Da Vida No Deleite Do Carnaval

A escola vai desfilar pela avenida contando sobre a trajetória do leite pelo mundo, história que abriga vários contos que serão relembrados durante a apresentação, o enredo termina com a industrialização do leite  e o produto na Amazônia com o foco em Autazes.

Reino é a atual tetracampeã do Carnaval amazonense

CONFIRA A ORDEM DE DESFILE:

1- GRC PRIMOS DA ILHA - 20:00H

2- GRES UNIDOS DO ALVORADA - 21:20H

3- GSRES ANDANÇAS DE CIGANOS - 22:40H

4- GRES REINO UNIDO DA LIBERDADE - 00:00H

5- GCRES A GRANDE FAMÍLIA - 01:20H

6- GRES MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA - 02:40H

7- GRES VITÓRIA RÉGIA - 04:00H

8- GRES MOCIDADE INDEPENDENTE DO COROADO - 05:20H

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes