Ir para o conteúdo

Então responda aí: Quem é que “joga gasolina no fogo”, senador?

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse em  pronunciamento que o conflito entre poderes não ajuda o Brasil a superar a pandemia da covid-19 e suas consequências sanitárias, econômicas e sociais.

Valério pede o  entendimento entre Executivo, Judiciário e Legislativo e criticou os que, em sua opinião, "jogam gasolina no fogo", aumentando o confronto. Ora, o que o senador esquece de dizer é que, quem joga gasolina no fogo é o próprio presidente Bolsonaro, com declarações virulentas, arroubos, quebrando as regras da OMS, agredindo verbalmente jornalistas e incentivando manifestações que pedem o fechamento do Congresso Nacional – a própria casa de trabalho do senador – ,e do STF.  Afinal, quem foi que, vocifera a frase “acabou,  porra!” ou ir à manifestações que pedem intervenção militar e a volta do AI-5, não está preocupado em buscar o “entendimento” entre os poderes.

Dois pesos, uma medida

Mas é inacreditável que, ao acusar aqueles que “jogam gasolina no fogo”,  Plínio  refira-se especificamente ao Judiciário. O  parlamentar considerou que “esse Poder vem interferindo em questões próprias do Executivo e do Legislativo”.

A ferro e fogo

Falando em fogo, quem disparou fogos de artifício e levou tochas acesas (estilo KKK) em atos contra a sede do STF, em manifestações contra a democracia,  foram justamente os apoiadores de Bolsonaro.

Cutucando onça...

Para cutucar ainda mais o Poder Judiciário, o tucano de Eirunepé defendeu a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC 16/2019), de sua autoria, que fixa o mandato dos ministros do Supremo Tribunal Federal em oito anos.

Questão de altura

O deputado Sinésio Campos (PT/AM) apresentou proposta para conter os constantes casos de suicídio na Ponte Rio Negro. Para o parlamentar petista é simples: é só aumentar a altura do gradil da ponte. Bom, se o suicida for do tamanho do deputado, aí resolve. Caso contrário...

Salto para a morte

Ironias à parte, Sinésio disse que além de cartão postal de Manaus, a Ponte carrega outra marca nada agradável.

— É  um dos um dos principais locais de suicídios na região metropolitana da capital amazonense. Em 2019 foram registrados mais de 66 mortes.

Infelizmente, deputado, isso talvez só se resolve com poloigiamento constante, o que não vem acontecendo.

Aqui me tens de regresso

Por decisão da desembargadora Socorro Guedes, o prefeito Antônio Peixoto (PT) retornou ao cargo de prefeito de Itacoatiara. Ele estava afastado há duas semanas pelo juiz da 1ª Vara do município, Saulo Góes Pinto.

Atos de improbidade

A desembargadora Guedes acolheu o  recurso de Peixoto e o colocou novamente na cadeira de prefeito. O petista é acusado de atos de improbidade administrativa, em denúncia do Ministério Público do Amazonas.(MP-AM).

Museu de Parintins

O histórico palácio Cordovil, antiga sede da Prefeitura de Parintins, será transformado em museu da cidade.

Para isso, o prefeito Bi Garcia (PSDB) já deu a ordem de serviço para o início das obras que farão  parte do projeto de revitalização do centro histórico do município.

O museu terá espaços que contarão a história de Parintins, dos bois-bumbás, além de centro de informática, biblioteca e salas de exposição.

Conceição de luto

O prefeito Arthur Virgílio lamentou a morte de Antônia Queiroz Sampaio Moura, mãe da ex-secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio.

D. Antônia, que também é mãe da ex-vereadora Socorro Sampaio,  lutava contra Alzheimer e morreu nesta terça-feira, 23/6, no hospital Adventista.

Um convidado trapalhão

O advogado Frederick Wassef era o queridinho dos palácios do Planalto e da Alvorada. Não mostrava nem identidade ao passar pela segurança. E despachava com o presidente a qualquer hora. Mas, depois da prisão de Fabrício Queiroz em sua casa, em Atibaia, Wassef virou um fantasma para a família Bolsonaro.

Nem conheço

A ordem no clã é descolar a imagem dos Bolsonaro da do advogado, relata a repórter. Não será tarefa fácil, afinal, o próprio Wassef disse à CNN no fim de semana que qualquer coisa que “bater no Fred, atinge o presidente”.

Carne e unha

Frederick, aliás, Fred, é mais íntimo ainda,  ao dizer que ele e o presidente viraram uma pessoa só.

— Se bater no Fred atinge o presidente. Eu e o presidente viramos uma pessoa só, então todos estão empenhados em atingir minha vida, em destruir minha vida, minha imagem, minha reputação. Mas vão cair do cavalo!

Pegaram o Beltrame

A operação Matinta Perera, da  Polícia Federal, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Alberto Beltrame, secretário de Saúde do Pará.

Matinta Perera neles!

Trata-se de um desdobramento da Operação Pará Bellum, que apura fraude na compra de respiradores para o enfrentamento da Covid-19 –, com envolvimento do governador Helder Barbalho.

Também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Beltrame teve participação direta na compra de respiradores e bombas infusoras.

Mansão milionária

Um dos endereços de Alberto Beltrame em que a Polícia Federal faz buscas é uma mansão no Condomínio Enseada Lagos, em Xangri-Lá, no litoral gaúcho.

De acordo com O Antagonista, a mansão está à venda desde o início do ano. Chegou a ser anunciada por R$ 6 milhões, mas com a pandemia o valor foi reduzido para R$ 4,8 milhões.

Tesouro de Beltrame

Na busca, a PF também apreendeu diversas obras de arte. Esculturas, quadros e outras obras foram apreendidas e serão periciadas. O valor total dessas peças não foi divulgado pelos investigadores.

Em nota, Beltrame afirmou que as obras de arte apreendidas em seu apartamento em Porto Alegre “aão fruto de 35 anos de trabalho” e que “todas foram adquiridas antes de minha gestão como Secretário de Saúde no Pará”.

ÚLTIMA HORA

O empresário e secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, um dos cotados para comandar o Ministério da Educação no lugar de Abraham Weintraub, foi denunciado por sonegação fiscal e responde a processo milionário na Justiça de São Paulo, que corre em sigilo.

Feder se encontrou nesta terça-feira, 23, com Jair Bolsonaro. Ele disse que apresentou a Bolsonaro um de seus principais planos para o MEC, que seria criar uma estrutura na pasta para ampliar o acesso de alunos ao ensino à distância.

ORGULHO

Já  está no Brasil o 1º lote da vacina da Universidade de Oxford contra a covid-19, que será testada em 2 mil pessoas no país.

As doses vão ser aplicadas nas próximas semanas em testes no Rio de Janeiro e São Paulo. Um dos pesquisadores da equipe responsável pelos testes, Antonio Carlos Moraes, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, disse que a imunização está armazenada tem temperaturas negativas, até que sejam iniciados os testes em brasileiros.  O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido que vai testar a eficácia dessa imunização contra o vírus da Sars-Cov-2.

VERGONHA

O deputado Cabo Maciel (PL) foi flagrado com a boca na botija. Candidato a candidafo a prefeito de Itacoatiara, o parlamentar foi visto em plena ação de  abuso de poder político e econômico, distribuindo kits do Programa "Merenda Escolar em Casa".  O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com representação contra o parlamentar por  desrespeito ao princípio da impessoalidade na execução do programa custeado com verba pública.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes