Ir para o conteúdo

A partir da noite desta segunda-feira, 17, os curais dos bumbás Caprichoso e Garantido vão movimentar a semana que antecede a realização dos 54º Festival Folclórico de Parintins, a festa do Boi de Pano, que este ano acontece nas noites de 28, 29 e 30, final da próxima semana, no Centro Cultural Bumbódromo, em Parintins (a 367 quilômetros de Manaus).

O primeiro ensaio fica por conta do Caprichoso, que este ano anuncia inovações, com a participação dos grupos folclóricos vindos de outras cidades e estados para integrar o projeto boi de arena. Para os dirigentes azulados, é uma forma de valorizar o apoio recebido todos os anos de grupos de torcedores ligados a cênicas coreográficas. São grupos de teatro e coreografias disponíveis na construção do projeto de conquista do Tricampeonato.

Nos ensaios, a galera azul vai poder colaborar com a construção do tão esperado tricampeonato, com a doação de alimentos não perecíveis, na entrada do curral Zeca Xibelão, com os gêneros estabelecidos pelo Conselho de Artes para cada noite de ensaio técnico.

“O mês de junho todo, nós nos dedicamos a fazer ensaios técnicos em que a Diretoria do Caprichoso e o Conselho de Artes observaram a reação da galera para fazermos uma afinação emocional”, disse o coordenador do Conselho de Arte, Ericky Nakanome, ao anunciar a maratona de ensaios técnicos, no curral Zeca Xibelão, nas noites desta segunda, 17, terça, 18, quarta, 19, e quinta-feira, dia 21.

“Vamos deixar tudo afinado, os mínimos detalhes, para levar à arena um boi digno de um tricampeonato, se Deus quiser”, assegura Nakanome. É nos ensaios técnicos que os dirigentes observam detalhes da afinação do repertório com a Marujada de Guerra, cronometragem do tempo de apresentação e marcação de itens. “Tudo que é necessário para a afinação do espetáculo e fazermos todas as observações”, desta Ericky.

Vermelho

No lado vermelho o início dos ensaios sofreu adiamento de uma noite. Inicialmente divulgado para esta terça-feira, 18, no começo da tarde desta segunda-feira, a assessoria do Boi de Lindolfo Monteverde confirmou para quarta-feira, 19, o primeiro ensaio de arena na Cidade Garantido.

A diretoria vermelha também estabeleceu que os torcedores, como forma de apoio ao projeto “Nós, O Povo”, vão contribuir com 01 kg de alimento não perecível, que será convertido em refeições para os trabalhadores do Garantido durante os dias de disputa.

Nas redes sociais, a assessoria de imprensa do Touro Branco da Baixa de São José postou as alterações com a datas dos Ensaios Técnicos na Cidade Garantido e a ida do Bumbá para a passagem de som, no Bumbódromo.

Nesta segunda e terça-feira, 17 e 18,  os ensaios na Cidade Garantido serão fechados ao público. Nas noites de 19, quarta-feira, 20, quinta-feira, e 21, sexta-feira, os ensaios acontecem a partir das 20h. Na noite de 25, terça-feira, o Garantido irá ao Bumbódromo a partir das 20 horas para os testes na aparelhagem de som e outros ajustes de arena.

Segundo o presidente Fábio Cardoso, os ensaios técnicos serão momentos em que a galera terá a certeza que o Garantido vem pronto para vencer o contrário. “Desde setembro iniciamos a preparação para este instante. A cada dia e cada encontro com os setores do Boi temos a convicção do comprometimento de todos para nosso título”, reiterou.

Texto: Floriano Lins – Parintins (AM)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes