Ir para o conteúdo

Em três anos, Cigás registra crescimento de 572% na base de unidades consumidoras no segmento residencial

Investimentos realizados pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) garantiram crescimento de 572% da base de unidades consumidoras contratadas no segmento residencial de 2018 até o ano passado. Essa evolução demonstra a eficácia do plano de expansão da rede de gás natural adotado pela Companhia.

De dezembro de 2017 a dezembro de 2020, o segmento residencial passou de 649 unidades consumidoras para 4.364. Estes clientes estão distribuídos nos bairros Nossa Senhora das Graças, Adrianópolis, Aleixo, Distrito Industrial, Chapada, Dom Pedro, Parque 10 e Parque das Laranjeiras e utilizam o gás natural para cocção de alimentos e aquecimento de água.

A crescente adesão de consumidores residenciais ocorre em virtude da economicidade em comparação com outras fontes de energia. O síndico do condomínio residencial Castello da Villa, o contador Carlos Afonso Martins, ratifica a redução de custos como um dos principais benefícios. Ele ressalta ainda que estão utilizando o gás natural fornecido pela Cigás há cinco meses, sem que tenha ocorrido nenhum tipo de problema no fornecimento, e que a maior segurança proporcionada pela redução de riscos de acidentes é outro fator fundamental.

Neste ano, a Cigás prevê investimento da ordem de R$ 37,8 milhões em 2021. O objetivo é dar continuidade à trajetória de expansão da oferta de gás natural no Amazonas.

Dados mais recentes do Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria do Gás Natural, do Ministério de Minas e Energia, corroboram esse cenário, indicando que o preço do gás natural praticado pela Cigás para residências é o quarto mais competitivo em nível nacional. Também atraem a atenção dos consumidores o fornecimento contínuo e o pagamento pelo serviço disponibilizado pós-consumo, o que confere maior transparência.

Este desempenho reforça a relevância do papel da Cigás na garantia da universalização do serviço de distribuição e comercialização de gás natural, no estado, com isonomia de tratamento aos usuários, independente do porte financeiro, e modicidade tarifária.

Englobando todos os demais segmentos atendidos pela Cigás, o crescimento das unidades consumidoras de gás natural, no triênio, foi de 502%, totalizando 4.590 clientes até dezembro de 2020.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes