Ir para o conteúdo

Em parceria com a prefeitura, projeto ‘Casa do TCE’ será lançado em outubro

Em outubro, a capital amazonense deverá conhecer o projeto para um novo espaço de conhecimento, pesquisa, promoção de estudos e aperfeiçoamento, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Será a “Casa do TCE – Século 22”, proposta que está inserida no plano “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”, que prevê investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos.

A busca pelo resgate histórico com o toque da modernidade, pensando uma corte de contas para o futuro, é pensamento compartilhado entre o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, e equipe técnica da Prefeitura de Manaus, debatida durante tratativas sobre a área onde funcionou a primeira sede do órgão, um prédio histórico localizado no complexo do Boothline, no Centro.

Nesta terça-feira, 27/7, em reunião na sede do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), na Compensa, zona Oeste, diretores da autarquia municipal, do TCE-AM, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) realizaram uma nova rodada, para aprimorar o projeto conceitual e arquitetônico, visando uma data de lançamento em outubro.

Reunião entre prefeitura e TCE-AM

Memória

Para o chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM, Joselito Lindoso, a “Casa do TCE” tem como objetivo traçar estratégias, pesquisa, conhecimento, investigação e estudos a respeito do funcionamento da corte no próximo século, visando temas como tecnologia, comunicação, meio ambiente e sociedade.

“Fazemos uma prospecção, um trabalho de pesquisa buscando a melhoria de condições e, consequentemente, oferecendo subsídios para que as gerações futuras possam ter nas mãos o conhecimento do que hoje estamos produzindo, para usar isso no dia a dia”, explicou.

Em outubro, no dia 14, o colegiado comemora 71 anos de existência, data na qual deve ser lançado oficialmente o projeto da casa com a Prefeitura de Manaus. “É uma parceria que vislumbro como vitoriosa, porque existe boa vontade de ambas as partes para fazer o melhor para a cidade. E o prédio é emblemático para nossa história”, pontuou Joselito.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, comentou que a reunião desta terça-feira avançou nos conceitos e na proposta de ocupação, de forma técnica e com o cuidado com a preservação da história. “Até outubro vamos trabalhar incessantemente, para ter um projeto totalmente definido. A visão é voltar ao status original do que era o Tribunal de Contas quando ocupou o imóvel, buscando se aproximar da realidade do antigo prédio”, informou Alonso.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes