Ir para o conteúdo

Em audiência virtual do Senado, Wilson Lima destaca equilíbrio entre saúde e economia no enfrentamento da pandemia

O governador Wilson Lima apresentou as ações do Amazonas para o enfrentamento do novo coronavírus, nesta quinta-feira (11/03), durante audiência virtual da Comissão Temporária do Senado criada para acompanhar as ações contra a Covid-19 (CTCovid19). No encontro, o governador destacou que as ações do Estado buscam estabelecer um equilíbrio entre a capacidade de atendimento na rede de saúde e a atividade econômica.

Para a audiência, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB), também foram convidados os governadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Distrito Federal. Na ocasião, foram abordadas, ainda, as dificuldades encontradas por estados no enfrentamento da pandemia com o colapso do sistema de saúde e a vacinação contra a Covid-19.

“Trabalhamos para encontrar o equilíbrio da ampliação da nossa rede hospitalar e da flexibilização para manter o mínimo de atividade econômica em funcionamento. É importante levar em consideração esse tripé da saúde, economia e social, para que haja um trabalho de proteção da vida”, defendeu o governador, ao lembrar que o Amazonas não chegou a adotar o fechamento total do estado, o chamado lockdown.

Medidas restritivas

A transparência tem marcado todas as ações. 

Wilson Lima explicou que o Estado está em processo de retorno das atividades econômicas e lembrou que, no auge do segundo pico da pandemia, manteve serviços essenciais como supermercados, farmácias e outros para atender a população.

Apesar de desagradarem uma parcela da sociedade, as medidas restritivas de circulação de pessoas têm apresentado resultados significativos para frear a transmissão do vírus e para evitar a ocupação dos hospitais com outras causas, como vítimas de acidentes de trânsito e agressões.

“Uma medida que adotamos, que foi muito efetiva, foi a restrição de circulação de pessoas entre 19h e 6h da manhã. A restrição de circulação é uma medida muito antipática porque ela mexe com uma parcela muito significativa da população, mexe com a atividade econômica. Então é preciso ter muito equilíbrio e, acima de tudo, um diálogo constante com os setores da sociedade e órgãos de controle”, ressaltou o governador.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Governo do Amazonas mantém diálogo permanente com representantes de diversos setores econômicos, além de se reunir semanalmente com representantes dos demais poderes e órgãos de controle.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes