BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Efeito Flordelis – e agora, como ficam os políticos que usam a religião de Deus para se eleger?


Escândalos envolvendo líderes religiosos como a deputada Flordelis, o médium espírita João de Deus e o líder católico padre Robson abalaram a fé de milhares de pessoas em todo o país. Mas até que ponto isso joga no descrédito – e tira votos –, de políticos que usam a fé  e o nome de Deus para se eleger?

A ideia de uma pastora, um curandeiro ou um padre cometendo crimes não apenas escandaliza, mas também pode abalar pilares de crenças de pessoas.

Senão vejamos: Como acreditar numa parlamentar – no caso a pastora evangélica Flordelis, a mais votada do último pleito –, indiciada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro por cinco crimes: homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e tentativa de homicídio?

O reverendo Valdinei Ferreira, 49 anos, líder da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, conhecida como Catedral Evangélica, critica o uso por políticos de títulos religiosos, como pastor,  bispo, missionário, padre, entre outros.

— É um erro, confunde o eleitor. A posição protestante histórica não quer um Estado religioso e nem antirreligioso. Cada um deve exercer seu papel, com liberdade.

Parlamento não é igreja

O reverendo Ferreira critica que tem muito deputado por aí dizendo que seu trabalho no Congresso é um ministério –termo usado para designar uma atividade religiosa –, mas ele está ali como representante público, custeado pela população, que é formada por diversas religiões.

— Se ele quiser fazer ministério, então abra mão de todos os benefícios e salário que ele tem como deputado, e viva com o que ele recebe da igreja.

Espírito da democracia

Esse posicionamento, no entanto, não inviabiliza a igreja como espaço para discussão política. E é isso que pensa o deputado federal José Ricardo (PT-AM), fruto da igreja católica progressista.

— Eu entendo – diz ele –, que não se deve misturar igreja com a política partidária. Eu sei que a igreja católica, que faço parte, não pede apoio pra nenhum partido, portanto, pra nenhum candidato.

Estimula, mas não entra

Mas, de acordo com o petista, a igreja católica estimula que seus membros participem da política, discutam o processo, opinem e até se  candidatem.

— Isso, por considerar a política algo necessário, não para defender a igreja, mas para  defender o povo e as políticas sociais  - afirma Zé.

O joio do trigo

O pré-candidato a prefeito, David Almeida (Avante)  acredita que qualquer religião está sujeita a sofrer nas mãos de pessoas mal-intencionadas e que é preciso separar a pessoa do discurso. Mas isso é possível?

Crime e castigo

O ex-governador acredita que sim, mas é de opinião que “não se pode transferir responsabilidades”.

— Todos comentem erros, e quem os comete, que sejam punidos. Independente de credo, raça, classe social.

Cidadania e fé

David não é favorável à mistura de política com religião. Mas lembra que todo cristão também é um cidadão. “E como cidadão é seu deve exercer o direito de votar e ser votado”.

Efeito Flordelis

O líder do PSB na Assembleia Legislativa, Serafim Corrêa avalia que o episódio Flordelis causou revolta na sociedade.

— Entendo que isso trará consequências negativas para aqueles candidatos que adotarem o mesmo modelo que ela –, avisa.

Seu nome em vão

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) recorre à própria Bíblia para condenar os “fariseus” que usam o nome de Deus para amealhar votos.

— O livro sagrado nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas e não tomar seu santo nome em vão.  Precisamos saber diferenciar.

Político de pouca fé

Dermilson lembra que ser onipotente, onipresente e onisciente são três caraterísticas de Deus e, por isso, ele está na vida de cada um.

— Quem tem fé sabe que ele está ao deu lado e não precisa usar seu nome. Quem não respeita isso não pratica aquilo que prega – diz o deputado.

Blindagem evangélica

De fato, a coisa é tão horrenda, que até mesmo a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso – que é presidida pelo deputado Silas Câmara, do Amazonas – já tratou de se defender para o mar de lama de Flordelis não respingar nos pastores-evangélicos.

Fé na inocência

Em nota, a banca evangélica diz considerar "reprovável e repugnante" o comportamento "daqueles que tentam nivelar o segmento evangélico do Brasil pelo ocorrido com a deputada federal Flordelis (PSD-RJ)".

Bancada evangélica liderada por Silas Câmara, louva Bolsonaro

No entanto, em nenhum momento os parlamentares evangélicos reprovam os crimes “repugnantes” da irmã”.

A espera de um milagre

A nota ressalta que a intenção da FPE em momento algum é fazer pré-julgamento, pelo contrário, “muito nos alegrará se ao final do processo, restar-se comprovada a inocência da deputada”.

“No entanto, temos que admitir que, até o momento, nenhum fato favorável à deputada foi apurado, muito pelo contrário", diz a nota divulgada pela bancada, composta por 195 deputados e 8 senadores”.

Avante, David!

Falando em David Almeida (Avante), o pré-candidato anunciou nesta sexta-feira,4/09, que está fechadinho com o Partido Trabalhista Cristão (PTC) nesta sexta-feira, 4, após um dia inteiro de articulações.

Convenção do Avante acontece na próxima terça-feira

Tijolo por tijolo

Com isso, David amplia cada vez mais seu leque de alianças e constrói, tijolo por tijolo, seu alicerce para se tornar prefeito. Até agora já são quatro partidos reforçando sua caminhada rumo à prefeitura. Um deles é o Pros. O outro é o Progressistas, de Átila Lins, raposa felpuda da política baré.

Porta dos Fundos

Eduardo Fauzi, o terrorista de extrema direita que explodiu uma bomba na sede do Porta dos Fundos, em Botafogo, Zona Sul do Rio, foi preso em Moscou, na Rússia.

O nome de Fauzi constava na Difusão Vermelha da Interpol e, segundo apurou a TV Globo, já foi solicitada a extradição do suspeito para o Brasil.

Conchavo nunca

Não é o conchavo político, mas a profissionalização da máquina  que vai resolver os problemas de Manaus. É o que pensa o pré-candidato   a prefeito de Manaus pelo partido Novo, Romero Reis.

— A política do conchavo, baseada na amizade, na troca de favores representa o atraso e a inércia –, acusa o major.

Direitona moderna?

Para o líder da direitona, o que irá resolver os graves problemas de Manaus é conteúdo, é liderança, é experiência, é competência e, principalmente, boa fé.

— Sou o único representante da política moderna –, vangloria-se o bolsonarista roxo.

Ojeriza à mordomia

Romero jura de pés juntos que o Novo é  um partido totalmente diferente dos que estão aí.

— Nós não aceitamos fundo partidário. Temos oito deputados federais. Todos eles não aceitam carro oficial, não aceitam motorista, verba de indenização, auxílio paletó, auxílio moradia.

Babita não entra

Ele diz ainda que seu partido devolveu R$ 36 milhões de fundo eleitoral.

— Nós achamos um absurdo usar verba pública para campanha e partido. Esse dinheiro é do povo e, obrigatoriamente, deve ser investido em saúde, educação, segurança –,  disse o major.

Algumas  agências da Caixa e as loterias andaram bombando neste sábado, 5. Isto porque  a  Caixa abriu 770 agências hoje (5), das 8 horas às 12 horas, em todo o país, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os trabalhadores com data de nascimento entre janeiro e abril poderão fazer o saque em espécie do FGTS e os beneficiários nascidos de janeiro a setembro poderão sacar em dinheiro o auxílio emergencial.

Auxílio Emergencial

A partir deste sábado, 4 milhões de beneficiários nascidos em setembro poderão sacar o benefício nas máquinas de autoatendimento, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui. Além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos, de acordo com o Ciclo 1 do calendário de pagamentos.

Saúde no feriadão

Ao menos no setor de Saúde a prefeitura de Manaus mantém os serviços no feriadão da Semana da Pátria. A Semsa informou que a maternidade Moura Tapajóz, permanece 24 horas  aberta desde sábado, 5, e  continua domingo e segunda-feira. Incluindo o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência (Savvis).

Samu não para

O Samu 192 Manaus também mantém o plantão 24 horas, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

Vacina continua

Também haverá atendimento no sábado, domingo e segunda-feira, das 8h às 12h, na sala de vacinação da UBS Dr. José Rayol dos Santos, por ser referência na vacinação antirrábica humana.

Casos de Covid-19

A clínica da família Carmen Nicolau, preferencial para atendimentos de casos suspeitos de síndromes respiratórias e Covid-19, estará atendendo das 8h às 18h, nos três dias.

ÚLTIMA HORA

Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro, expedida nesta sexta-feira (4), proíbe a TV Globo de exibir em reportagens documentos sigilosos relacionados a investigações sobre o senador Flávio Bolsonaro.

A liminar responde a um pedido da defesa do parlamentar, que é alvo de investigação sobre suposto esquema de "rachadinha" quando cumpria mandato na Assembleia Legislativa do Rio. Segundo informação do jornal Folha de S.Paulo, a decisão é sigilosa.

Em suas redes sociais, Flávio Bolsonaro celebrou. "Acabo de ganhar liminar impedindo a #globolixo de publicar qualquer documento do meu procedimento sigiloso. Não tenho nada a esconder e expliquei tudo nos autos, mas as narrativas que parte da imprensa inventa para desgastar minha imagem e a do Presidente @jairmessiasbolsonaro são criminosas", escreveu. A emissora não se manifestou até a publicação."

ORGULHO

A cantora Beyoncé completou 39 anos nesta sexta, 4 e o presente foi uma doação milionária a empresários pretos dos Estados Unidos. A diva pop norte-americana doou US$ 1 milhão – o equivalente pela cotação atual a R$ 5,3 milhões – para a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor, que vai viabilizar o fundo em parceria com a artista.

— É um orgulho anunciar uma doação de 1 milhão de dólares de Beyoncé para ajudar pequenos empresários pretos –, diz o comunicado. Os Estados Unidos vem sofrendo com muitos casos de abuso de autoridade e com mortes de homens pretos por policiais brancos.

VERGONHA

O aumento na conta de luz é abusivo  um desrespeito à situação em que os consumidores estão passando no momento.   A pandemia do Covid19 impôs uma nova realidade econômica às famílias brasileiras. A crise econômica foi aprofundada com o aparecimento do coronavírus aumentando o desemprego e a queda da renda. Diante desse contexto, nos deparamos com a frieza de algumas empresas prestadoras de serviços, entre elas a Enel. Em Manaus, chovem as reclamações contra o aumento assustador que estão chegando nas contas de luz. A justiça de alguns estados estão são sendo coerentes com a realidade, como a  Justiça Federal de Florianópolis suspendeu na noite de sexta-feira o aumento da conta de luz médio de 8,14% em Santa Catarina. Não é o caso do Amazonas.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.