Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Educação: um caminho liderado pelo professor


A educação pode não ser a única alternativa para todas as dificuldades que se encontra no mundo atual. Mas, é o mais significante e importante caminho para o conhecimento, seja em forma de semente de uma nova era a ser plantada, seja para libertar o ser humano de amarras ao livre desenvolvimento do pensamento.

Esta é uma tarefa eminentemente humana. Pode parecer óbvio, mas nem todos conseguem enxergar que esta não se realiza sem o compromisso e a missão dedicada de um professor. Este é um reconhecimento não apenas por esta data especial, 15 de Outubro, em que celebramos o Dia do Professor, mas pela jornada percorrida até aqui.

Reflexo desse investimento consciente, Manaus encontra-se hoje entre as 10 melhores educações do País. Em 2018, conquistamos a 9ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), fruto de um trabalho pedagógico sério e do prestígio aos professores, com datas-bases cumpridas e compromissos honrados.

Dessa forma, saímos da tímida 20ª posição, com nota de 4,1, para os Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), e 3,1, nos Anos Finais (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental), para o nono lugar no Ideb com os índices de 5,8 e 4,7, para os Anos Iniciais e Finais do ensino fundamental, o que representa um crescimento de 41% e 52%, respectivamente.

Nos últimos 6 anos, Manaus foi a capital que mais avançou na educação em todo o Brasil, ficando atrás somente de Fortaleza (CE). Esses números representam o resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Manaus, visando sempre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos e a valorização dos educadores.

De nada adiantariam recursos da ordem de R$ 167 milhões para o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), se não tivéssemos o empenho dos nossos professores.

É isto que nos motiva diariamente a buscar melhorias e parcerias, seja para acesso a aplicativos e jogos, seja para o ensino de tecnologia. O reflexo vem com o tempo: temos hoje 93,1% de aprovação, do 1º ao 9º ano.

Este é um caminho trilhado de mãos dadas: educadores, sociedade, pais e alunos. Temos orgulho em reconhecer que este resultado é fruto dessa caminhada, liderada pelo professor.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.