BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

'Economia no Amazonas será retomada com imunização em massa', diz epidemiologista


O epidemiologista da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) no Amazonas, Jesem Orellana, divulgou um vídeo defendendo a proposta que vem sendo levantada pelos órgãos de controle e autoridades locais: a imunização em massa. De acordo com ele, com a vacinação coletiva, não só a economia do Estado será retomada, como também diminuirá os altos custos da saúde atualmente.

"Demos provas suficientes, com duas tragédias sanitárias e humanitárias seguidas, que sem vacinação em massa seremos alvo fácil de nova catástrofe. O povo amazonense não pode seguir sendo humilhado, Manaus não pode continuar sendo um laboratório a céu aberto. Chega de novas variantes, de colapsos sanitários e funerários. Queremos o direito à vida. Queremos justiça e nosso sorriso de volta. Não queremos contar mais mortos e sim salvar vidas!", diz Orellana.

Jesem Orellana, da Fiocruz

A ação movida pelas Defensorias Públicas do Estado (DPE-AM) e da União (DPU) quer  obrigar o governo federal a realizar imunização coletiva em Manaus e em mais sete municípios em situação crítica, em virtude da Covid-19, o que garantiria 70% de imunização.

"Essa demana é essencial dadas as enormes difiuldades que assistimos. Essa vacinação em massa via reduzir o número de doentes, de hospitalizações e de mortes. Sem dúvida auxiliará a economia a retomar sua atividade e devolverá a felicidade do povo amazonense perdida com quase um ano de derrotas. Essa estraégia não apenas resolve esses problemas locais de saúde pública como pode evitar que novas cepas venham a circular e se espalhem pela humanidade", alerta o  epidemiologista.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.