Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Durango, Nelsinho e Tenório Telles se recuperam de Covid-19


Após seis dias internado para tratar da Covid-19, o imortal da Academia Amazonense de Letras (AAL), o escritor Tenório Telles, 56, recebeu alta médica nesta sexta-feira, 17/4. Ele deu entrada no hospital Samel com falta de ar aguda e outros sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

Tenório chegou a ter seu quadro considerado grave pela equipe médica, foi submetido ao sistema de ventilação não invasiva e apresentou melhoras gradativas durante a semana. O método, utilizado por profissionais da Samel, está sendo referência para outras cidades do Brasil. Amigo de Tenório Telles, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, comentou sua alta médica e disse se sentir regozijado com a melhora do escritor.

O publicitário Durango Duarte, 56, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Nelsinho Ruiz, 38, também receberam alta do hospital Adventista na sexta-feira, 17. Durango ficou 10 dias internados e Nelsinho, passou 40 dias.

Batizada de “cápsula Vanessa”, o mesmo sistema de ventilação não invasiva, que evita uma entubação endotraqueal, que foi usada com o escritor Tenório Telles, está sendo utilizada no hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona Norte, gerido pelo Grupo Samel, junto com a Prefeitura de Manaus. O hospital está recebendo pacientes de outras unidades públicas, ajudando a desafogar o sistema de saúde do Estado.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.