Ir para o conteúdo

Dose de reforço para idosos de 70 anos é somente para quem tomou 2ª dose há seis meses

A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para a população de 70 anos ou mais está sendo intensificada em Manaus, nesta sexta-feira (17/09) e no sábado (18/09), durante mais uma edição do mutirão Vacina Amazonas. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) orientam que a vacinação deste grupo está voltada apenas para quem tomou a 2ª dose há mais de seis meses, até 31 de março deste ano.

A secretária de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, esclarece que é importante realizar a aplicação da dose de reforço respeitando o período de seis meses para manter a quantidade de anticorpos necessários para se prevenir contra a Covid-19.

“É importante ressaltar que este idoso, seja ele em perfeito uso da vacina CoronaVac, Janssen, AstraZeneca, ele vai fazer a dose de reforço com a Pfizer. É importante que ele exerça esse direito da dose de reforço para que ele possa estar mantendo os anticorpos contra Covid-19. As pesquisas vêm discutindo, e as notas técnicas orientadoras do Ministério da Saúde mostram que a vacina Pfizer mantém o nível de anticorpos ideal que nós almejamos. A dose de reforço vem para que a gente possa manter essa proteção contra a Covid-19 numa população que é mais fragilizada, que apresentou o maior índice de internações entre a primeira e segunda onda de Covid-19”, orientou Nayara.

A secretária pede para que as famílias desses idosos os levem para aplicar essa dose de reforço no posto de vacinação mais próximo de suas casas.

Quem pode tomar a dose de reforço – A aplicação da terceira dose de vacina contra a Covid-19 é destinada ao público que tomou a segunda dose ou dose única há, pelo menos, seis meses. Inicialmente, será vacinada a população que tenha 70 anos ou mais, incluindo idosos abrigados em instituições de longa permanência. O imunizante será da Pfizer. Para a aplicação da dose de reforço será usada a mesma carteira de vacinação em que foram registradas a primeira e segunda doses.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes