Ir para o conteúdo

Dodó Carvalho quer ser a nova cara da política amazonense

A definição dos nomes que se lançarão no cenário político para as eleições deste ano começa a tomar forma. Com as convenções liberadas pela Justiça Eleitoral desde o dia 20 de julho, as alianças já se concretizam e, nos próximos dias, as candidaturas passarão a ser apresentadas. São nomes experientes e novos, mas com um único objetivo: o sucesso nas urnas.

Um dos expoente da renovação e que lançará oficialmente a campanha nos próximos dias chama-se Dodó Carvalho (PSD). O empresário do ramo da navegação, com raízes em Parintins, é uma das vozes mais ativas quando o assunto é a melhoria dos portos no Estado, segurança e sinalização dos rios, regulamentação da navegação e construção de um terminal portuário decente na Manaus Moderna.

Defensor de um transporte fluvial de qualidade para cargas e passageiros, Dodó Carvalho desponta como uma liderança do médio e baixo Amazonas, mas, seu arco de influência chega até as portas do Polo Industrial de Manaus (PIM), já que quase tudo que é produzido no distrito industrial, cruza a bacia hidrográfica do Estado, para chegar aos grandes centros consumidores.

ARTICULAÇÃO

Dodó chega para a disputa no arco de liderança do senador e pré candidato ao governo do Estado, Omar Aziz. Na estrada para viabilizar a candidatura a deputado federal, Dodó Carvalho vem, há meses, dialogando com comunidades e lideranças do Estado, que veem seu nome como alternativa de renovação. “Estou atendendo a um chamado, já que ninguém é líder de si mesmo, não sou dono da idéia de representar o povo, o povo é que está construindo essa iniciativa”, destacou o pré-candidato.

Dodó Carvalho tem raízes em Parintins e é filiado ao PSD

BIOGRAFIA

Claudomiro Carvalho Filho, o Dodó Carvalho, tem 53 anos e é empresário do transporte aquaviário. Dodó nasceu na região do Paraná do Calderão, na divisa entre o Amazonas e o Pará, mas, foi criado em Parintins (AM), sua cidade do coração. Desde os 15 anos de idade atua na empresa da família, cujo eixo de mercado se divide entre os portos de Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO) e Santos (SP). Estudou por dois anos em Belém e em 1985 assumiu a base da empresa em Manaus. Militante da cultura parintinense, foi entre os anos de 2001 e 2002, presidente da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso, outra de suas paixões.

Foi fundador da “Ala Jovem” do caprichoso na década de 1980, que mais tarde deu origem ao Movimento marujada (MM) em Manaus, do qual é um dos fundadores. Em 2006, Dodó foi eleito 1º secretário do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) e permaneceu no cargo até 2009. Ele assumiu a presidência do Sindarma em 2010 e cumpriu dois mandados consecutivos até 2016. Atualmente, Dodó Carvalho é vice-presidente licenciado do sindicato e uma das vozes mais atuantes na defesa do modal, como meio mais eficiente e barato de transporte no Amazonas e na Amazônia.

Dodó foi eleito em 2016 para cargo de vice-presidente de Navegação da Câmara Temática de Navegação e Portos (CTNAV) da Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde tem debatido soluções para navegação e infraestrutura portuária para Região Norte.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes