Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Wilson Lima manda recado ao bilionário Jeff Bezos, da Amazon

“É preciso olhar para a Amazônia não apenas com os olhos do mercado, não apenas como o nativo pra se lucrar, tem que olhar para a Amazônia para valorizar quem mora na Amazônia”. O recado dado pelo governador Wilson Lima na reunião anual do GCF Task Force, ocorrida em Manaus, tem endereço certo: o bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon. Wilson acusou a multinacional de usar  o nome Amazonas sem pagar o ideal.

— A Amazônia é o nome mais importante que tem no planeta. É  é muito fácil estar em Nova Iorque, estar em Londres, estar em Dubai, em qualquer outro lugar do mundo, no sul e no sudeste e fazer uma declaração de  que protege a Amazônia. O governador deixou claro que “nós que vivemos na Amazônia não aceitamos mais ser vilanizados pela destruição da Floresta”.

— Pessoas que não vivem aqui, que nunca pisaram aqui, acham que podem, pelas redes sociais, nos dar lições sobre como cuidar de um patrimônio que tem dono: o povo que vive na Amazônia –, alfinetou.

Não precisamos disso

Wilson disse que o Amazonas não precisa disso. O que a região precisa é de pessoas que possam trazer para cá investimentos, de países que possam transferir tecnologia.

— Países  que possam solucionar o problema da água no interior, o problema da fome, resolver a questão das estradas, garantir ajudar o governo do estado do Amazonas e os outros estados da Amazônia –, bateu o  governador.

Floresta que fala

Em seguida foi exibido um vídeo onde o narrador, como se fosse a própria floresta, fiz  algumas verdades a Jeff Bezos.

Narrado na primeira pessoa e com imagens belíssimas, o bífdeo também convida o bilionário  Jeff Bezos a visitar a Amazônia.

O filme mostra o valor incalculável da Amazônia, destacando que é impossível cuidar do bioma sem cuidar das pessoas que vivem nele.

Então vem!

O chefe do executivo citou a visita de Jeff Bezos fez à Amazônia colombiana no dia 03 de março, quando sobrevoou a floresta ao lado do presidente da Colômbia, Iván Duque. Na visita, o bilionário prometeu lutar pela preservação da floresta..

— A iniciativa do dono da Amazon parece atrasada, mas é muito bem-vinda. Todo e qualquer esforço de apoio a essa causa deve ser comemorado –, afirmou.

Floresta em pé

O governador lembrou, ainda, que o Estado tem tomado uma série de iniciativas para continuar mantendo os altos índices de preservação da floresta.

De acordo com dados do instituto MapBiomas, o Amazonas é o estado com maior cobertura natural do Brasil, 98,19%.

Traição é regra

No PSDB...

Derrotado nas prévias tucanas pelo governador João Doria, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio critica a movimentação feita por tucanos como o deputado Aécio Neves (MG) para trocar o candidato presidencial e diz que a “traição” tem se tornado “regra” no PSDB.

Isso é golpe!

Arthur Virgílio questiona a motivação de Aécio e de outros tucanos, como ex-presidentes nacionais do PSDB, para tirar Doria, e diz que qualquer nome do partido terá dificuldade para romper a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição.

Não existe milagre

“Se trocar o candidato vai conseguir aumentar a as intenções de voto e garantir que que o PSDB vai disputar o segundo turno?”, questiona Virgílio.

Para ele não existe isso.   Não existe milagre, não existe uma varinha de condão ou uma fórmula mágica que garanta o crescimento de um outro nome do PSDB.

—  Não vai mudar o cenário se mudar o candidato. É um jogo para boicotar a candidatura própria do partido –, acusa o tucano da Amazônia.

Hasta la vista!

O ex-prefeito defende também que Aécio Neves deixe o PSDB, em meio a articulações feitas pelo deputado federal para que a sigla reavalie a candidatura de Doria.

— Aécio não aceitou a derrota nem quando ele perdeu a disputa presidencial em 2014.  O que está acontecendo hoje no partido é uma vergonha. Se a pessoa não está satisfeita, que vá embora. Aproveita a janela partidária. Agora vai ficar no partido questionando resultado de prévia? Vai dar um golpe? A traição virou regra no partido.”

Partidinho

O senador Omar Aziz (PSD-AM) também criticou a hipótese de o governador  Eduardo Leite sair candidato à Presidência da República pelo PSD.

— Chamar uma pessoa que não tem vínculo nenhum para se candidatar à presidência é atitude para partidos pequenos e não para o PSD –, cutucou Aziz.

Mamãe eu quero

O pior nisso tudo é que Leite está doidinho para ser candidato, seja por qual partido for.

Ele até já disse que irá definir sobre o convite de Gilberto Kassab para se filiar ao PSD até a próxima semana.

O prazo da janela eleitoral, que permite aos candidatos a mudança de partido sem risco de perda de mandato, se encerra no próximo dia dois.

Primeiro turno?

Em Minas Gerais, Lula tem 25 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, segundo a Quaest.

O eleitorado mineiro costuma ser visto pelos pesquisadores como uma espécie de amostra do eleitorado nacional. Nessa amostra, Lula vence no primeiro turno, com 46% dos votos.

ÚLTIMA HORA

Telegram sem organização

Com bloqueio do Telegram,  Bolsonaro e deus pimpolhos perdem acesso a 1,3 milhão de seguidores

A família Bolsonaro vai perder pelo menos 1,3 milhão de seguidores no Telegram, após a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (18), para bloquear a rede social. A decisão vem em meio à preocupação com a disseminação de fake news em ano eleitoral e ao cerco informacional imposto contra a Rússia.

O bloqueio do Telegram no Brasil representa o rompimento de um dos principais canais de comunicação do presidente Jair Bolsonaro (PL) com seus apoiadores.

Só em seu perfil oficial no aplicativo, ele conta com pouco mais de um milhão de seguidores, além dos perfis administrados por seus filhos: o senador Flávio (PL-RJ) tem 93,9 mil, o deputado federal Eduardo (UNIÃO-SP) soma 53,6 mil e o vereador do Rio Carlos (Republicanos), 77,9 mil. Ao todo, a família acumula cerca de 1,3 milhão de inscritos.

ORGULHO

Nívea Maria

Depois de 51 anos de trabalho na rede Globo, a  atriz Nívea Maria (foto) anunciou sexta-feira (18), que não é  mais contratada fixa da emissora carioca. O primeiro trabalho da veterana na emissora  foi em 1971. Nestes mais de 50 anos de trabalho fixo na emissora, Nívea Maria viveu personagens icônicos, entre novelas e seriados. Agora, ela poderá ser contratada por obra, assim como aconteceu com outros artistas.

— Cheguei à Globo vinda da rede Excelsior e Tupi de São Paulo, daquele time de pioneiros da TV Brasileira. São 50 anos de respeito pela emissora, respeito dos nossos colegas, do público e da imprensa. Foram muitas experiências extraordinárias –, disse a artista.

VERGONHA

Jair Bolsonaro

Justiça de São Paulo manteve a condenação em primeira instância que obriga o deputado estadual André Fernandes (Republicanos-CE) a indenizar em R$ 50 mil a jornalista Patrícia Campos Mello, repórter da Folha. A decisão foi tomada de forma unânime pelos desembargadores da 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Erickson Gavazza Marques, Mônaco da Silva e James Siano, nesta sexta-feira (18). O acórdão ainda não foi publicado, e cabe recurso às cortes superiores.  A repórter acionou a Justiça após ser insultada pelo deputado no Twitter. Fernandes acusou Patrícia de trocar sexo por informações prejudiciais ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes