Ir para o conteúdo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, votou a fazer duras críticas à Zona Franca de Manaus. Durante palestra “A Nova Economia do Brasil”, promovida pelo Sistema Jangadeiro, grupo de comunicação com emissoras de TV e rádio afiliadas ao SBT e à Rede Bandeirantes, em Fortaleza, o ministro disse que a “o modelo da Zona Franca é ruim e custa bilhões em renúncia aos cofres da União”.

“Mais uma vez, o ministro Paulo Guedes  distorce conceitos inovadores de desenvolvimento regional e sustentabilidade, nos quais estão baseados o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), para colocar os brasileiros, especialmente a classe empresarial, contra o Amazonas e os trabalhadores amazonenses”, reagiu o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

É muito mais que isso

Para Braga, a ZFM é muito mais que um modelo econômico. Ela equaciona gente, tecnologia e floresta sob uma filosofia que Guedes insiste em não conhecer.

Então vem ver!

“Por isso, perseveramos num convite ao titular da Economia: venha conhecer e constatar como é possível prosperar mantendo de pé um dos maiores patrimônios naturais do mundo. Nossas portas estarão sempre abertas”, rebateu o líder do MDB no senado.

Renúncia tributária

Segundo dados encaminhados na última segunda-feira (02) ao Congresso, o governo federal vai abrir mão de R$ 331,18 bilhões de arrecadação em 2020 por conta de renúncias tributárias.

Para os mais ricos

Desse total, frisou o senador Eduardo, os incentivos destinados à ZFM não ultrapassam 8,64%. “O grosso dos incentivos – 50,83%- vai para o Sudeste, a região mais rica do país. Outros 14,59% vão para os Estados do Sul”, alertou.

Viceralmente contra

O deputado Serafim Corrêa (PSB) também não ficou calado. Advertiu que agora  caiu a máscara do ministro.

“Creio que agora, ninguém mais pode ter dúvidas das intenções do ministro Paulo Guedes. Ele é viceralmente contra a ZFM e a toda hora e a todo instante!”, disparou o parlamentar.

O único que temos

Sarafa disse que  na primeira oportunidade, Guedes  resolve agredir a ZFM, que é o único modelo de preservação ambiental que deu certo na Amazônia e esse é, também, o único modelo que nós temos para a geração de emprego no nosso Estado.

Anti-Amazônia!

O deputado e economista  considera um “absurdo” que o ministro da Economia continue sem entender absolutamente nada de ZFM e de Amazônia e “em todas as oportunidades, nos agredir”.

“Eu quero repudiar o ministro Paulo Guedes por essa sua postura, que é anti-Brasil, é anti-Amazônia”.

No estilo do chefe

Não satisfeito com o ataque a Manaus, Guedes reiterou o comentário ofensivo do presidente Jair Bolsonaro à primeira-dama francesa, Brigitte Macron, ao dizer que “ela é feia mesmo”.

Machismo

Guedes afirmou que Bolsonaro apenas reagiu às críticas de Emmanuel Macron sobre os recentes incêndios na Amazônia.

“O Macron falou que estão colocando fogo na Amazônia. O presidente devolveu, falou que a mulher do Macron é feia. O presidente falou a verdade, ela é feia mesmo”.

Desculpa esfarrapada

Mas, logo em seguida, Guedes tentou concertar a besteira que falou. “Não existe mulher feia, existe mulher observada do ângulo errado. E fica essa xingação”. Foi pior a emenda que o soneto!

Ronda Maria da Penha

Preocupado com a segurança das mulheres, em razão do grande aumento de feminicídio, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Cabo Maciel (PL), apresentou projeto que cria a Ronda Maria da Penha.

 Cadê o louvor?

O vereador de Manaus Amauri Colares (Republicanos) reclamou da ausência de um show gospel na programação do festival Passo a Paço.

Colares é pastor da Igreja Assembleia de Deus, comandada pelos irmãos Silas e Jonatas Câmara.

Nada a ver

O vereador Colares tem que entender que existe um “ lugar para cada coisa, e uma coisa para cada lugar”. O Passo a Paço é um momento de festa. Já pensou, jogar um show da Anitta ou da Ludmila na “Marcha com Jesus?”

Valor invertido

O vereador Marcel Alexandre (PHS), líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), ficou chateado – sem razão, diga-se de passagem – com Chico Preto (PMN), que reclamou da falta de quórum na votação do dia.

Segundo Marcel, a fala do colega parlamentar coloca a CMM “mal” na fita diante da opinião pública.

Perguntar não ofende

O vereador, ao invés de ficar bravo com o colega que atentou pela falta de quórum, não deveria ter ficado bravo com os faltosos?

EM ALTA

Espécies mais antigas estão a salvo dos efeitos causados pelas queimadas que atingiram a Amazônia nas últimas semanas. Uma das árvores mais altas da região foi identificada por um sensor remoto no Pará em agosto e, quase por milagre, sobreviveu.  A árvore da espécie Dinizia excelsa, também conhecida como Angelim Vermelho, tem 88 metros de altura e 5,5 metros de circunferência.

EM BAIXA

No livro Super Pumped, do jornalista Mike americano Isaac, sobre os dez anos da empresa Uber no Brasil, conta histórias que aconteceram durante os dez anos desde a fundação da companhia. A  possibilidade de pagamento em dinheiro, a falta de identificação para cadastro e a ganância por crescimento a qualquer custo, atraiu criminosos, que  criavam perfis falsos para assaltar os motoristas do app, com resultados assustadores: entre 2014 e 2016, centenas de motoristas foram roubados por passageiros, dezenas de carros foram queimados e pelo menos 16 motoristas foram mortos por passageiros que nunca foram identificados.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes