Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Vem chumbo grosso por aí!

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) é um dos autores da convocação do ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro, general Carlos Alberto Santos Cruz, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News no próximo dia 26 de novembro.

O deputado  amazonense e o senador Rogério Carvalho (PT-SE) pedem que o ex-ministro detalhe o que chamou de uma “milícia digital” comandada pelos filhos de Jair Bolsonaro e pelo secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.

Nitroglicerina pura  

O depoimento, com certeza, será nitroglicerina pura.

Santa Cruz deverá ser questionado sobre a ação de aliados do presidente Jair Bolsonaro que resultou em sua demissão, sob uma pesada artilharia virtual.

Fritura

Na ocasião, o general mostrou um print de uma falsa conversa de WhatsApp que teria sido atribuída a ele para tentar mostrar que ele seria traidor e desleal ao presidente.

 Olavo na mira

Santa Cruz deve ser inquirido também sobre seus embates com o grupo ligado ao guru Olavo de Carvalho e da forma como impediu nomeações desses aliados em vários órgãos do governo.

Deputados e senadores vão querer saber, ainda, da disputa por verbas da Secom – o que estaria na raiz da sua saída do governo.

Confesso que fumei

O senador Eduardo Braga (MDB) fez um alerta aos fumantes no chamado “Dia do Não Fumar”, datado em 16 de novembro.

— Eu era tabagista, eu fumava. Fui fumante durante 20 anos e o que ganhei foi um câncer de bexiga aos 46 anos de idade.

Contra o fumacê

A proposta mencionada por Braga  (PLS 769/2015) é do senador José Serra (PSDB-SP), que amplia medidas de combate ao tabagismo. 

Entre a vida…

Braga afirmou que há seis milhões de mortes por ano no mundo relacionadas ao tabagismo.

— O que o Senado da República está votando no dia de hoje, ao aumentar a restrição com relação a uma propaganda muitas vezes enganosa.

…E a morte

Para o senador do Amazonas, isso induz os jovens ao consumo inadequado do tabagismo, ao consumo inadequado do álcool, pode fazer a diferença entre a vida e a morte — disse Braga

Fora o tabagismo

O Senado Federal aprovou, em votação simbólica, o projeto de Serra.

A proposta foi relatada pela senadora Leila Barros (PSB-DF) e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Capital do Led

Todos os 66 bairros de Manaus já receberam melhorias no sistema de iluminação pública, com a instalação de lâmpadas LED em ruas, praças, passarelas de travessia de pedestres e academias ao ar livre. Cinco deles – Colônia Antônio Aleixo, Zumbi, Centro Histórico e Monte Sinai – contam com 100% de LED.

Capital do Led 2

Virgílio observa que a iluminação de LED já foi levada para toda a cidade. Por conta disso, Manaus vem sendo procurada  por outras cidades que querem seguir exemplo.

—Nós somos a capital do LED, em proporção, enquanto muitas cidades grandes nem descobriram o LED ainda –, comentou  tucano.

Eleição para principiantes

Cerca de 3 mil estudantes da rede estadual participaram da segunda edição do programa “Eleitor do Futuro”.

O objetivo é  estimular o voto consciente entre alunos do Ensino Médio.

Escola do voto

A iniciativa é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

— Quando eu tinha a idade desses alunos, não tive essa oportunidade, infelizmente. É uma chance única e que muitos estudantes, no Brasil inteiro, não têm ou terão –, comentou o  presidente do TRE-AM, desembargador João Simões.

Pausa e menopausa

Do ex-presidente Lula, sobre a disputa entre o atual governador de São Paulo, João Dória (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, cotados para concorrer nas eleições de 2022 como representantes da Direita:

— A pausa e a menopausa –, definiu.

Porto solidão

Na última sexta-feira, dia 15 de novembro, a Marinha do Brasil, por intermédio do 9º Comando Naval interditou o porto de Parintins por questões de segurança.

Melhor prevenir

Em nota encaminhada à imprensa, a Marinha explicou que, a medida se fez necessária após o rompimento de dois elos que ligam as balsas da estrutura flutuante.

Abre-te sésamo!

Nesta segunda-feira (18), o deputado Saullo Vianna esteve,  na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para protocolizar documento em que pede providências para a reabertura do porto.

A Carteira de Trabalho em papel deixará de ser emitida em todo o país.

A partir do dia 16 de dezembro, os trabalhadores terão acesso somente à versão digital do documento.

É o que determina a Portaria nº 1.065, de 23 de setembro de 2019, publicada no Diário Oficial da União do dia 24 de setembro de 2019, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Só no celular…

A Carteira de Trabalho digital é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), sendo necessária apenas a habilitação. 

…ou no computador

O acesso à Carteira de Trabalho digital pode ser efetuado através de um computador ou celular com internet.

O documento pode ser acessado por meio do site do Governo Federal ou baixado, gratuitamente, pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store e App Store. 

Viajar como?

O dólar quebrou um novo recorde de fechamento nesta segunda-feira (18).

 Após operar em baixa durante boa parte dos negócios, a moeda  passou a subir, ultrapassando sua marca histórica batida há mais de um ano.

A moeda norte-americana subiu 0,30%, negociada em 4,2061 reais na venda. A maior cotação nominal da moeda até então havia sido de 4,1957 reais, no fechamento de 13 de setembro de 2018.

Os vilões

O mercado apontou os vilões que provocaram a nova disparada do dólar: os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China e uma votação do STF sobre decisão envolvendo o antigo Coaf.

EM ALTA

O ator e diretor Wagner Moura esteve em Lisboa nos últimos dias para apresentar seu filme “Marighella”, filme que teve seu lançamento cancelado no BrasilO ator e diretor Wagner Moura esteve em Lisboa nos últimos dias para apresentar seu filme “Marighella”, filme que teve seu lançamento cancelado no Brasil.  “Infelizmente até hoje a gente não conseguiu estrear o filme no Brasil. Isso é muito grave, não só por Marighella, mas acho que todos aqui estão a par que vivemos hoje no Brasil, entre outras coisas, uma situação de censura às artes e à produção cultural”, disse o cineasta.

EM BAIXA

O preço das passagens aéreas disparou após a Avianca cancelar a operação de voos domésticos no Brasil. Estudos mostram que os valores dos bilhetes aéreos aumentaram 22,39% na comparação entre o primeiro período do ano, quando a companhia aérea colombiana ainda vendia bilhetes, e os meses de abril e maio, período em que a empresa saiu do mercado.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes