Ir para o conteúdo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi  à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) dizer como o governo pretende gerar empregos e combater a fome e encontrou a senadora Vanessa Grazziotin  (PCdoB) pelo frente. A senadora pelo Amazonas pediu desculpas, mas disse, na lata, que  que não tem o mesmo otimismo do ministro. E apontou contradição entre cortes de gastos em programas sociais e a concessão de refinanciamentos de dívidas a empresários.

Risco existe

Meirelles concordou com o risco para a arrecadação, mas defendeu o Refis mais recente concedido pelo governo:

— O Refis tem que ter limite. Não haverá um novo Refis, pelo menos neste governo.

Otimismo

Agora, garantiu o ministro,  este Refis terá um resultado líquido positivo para a Receita Federal um pouco acima de R$ 7 bilhões –, anunciou Meirelles.

Mapa da fome

A audiência com Meirelles foi solicitada pela própria os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e por  Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ) para discutir o retorno do Brasil ao Mapa da Fome e as medidas recentes do governo de Michel Temer na economia.

Menos,  Donmarques

 Nem bem o secretário de Segurança, Bosco Saraiva (PSDB), esquentou a cadeira e já está recebendo rasgados elogios. O deputado Donmarques Mendonça (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia para dizer que Saraiva em menos de um mês, já conseguiu a redução de  quase 50% nos registros de homicídios na cidade de Manaus.

Estratégia

Donmarques atribui a façanha às ações conjuntas das polícias Civil e Militar.

—  Essa união de esforços será levada aos municípios do interior do Estado.

Ver de perto

Bosco Saraiva vai visitar alguns municípios do interior, em novembro, para conversar com os prefeitos e verificar pessoalmente a situação da segurança.

Humaitá em chamas

O deputado Luiz Castro (Rede) se manifestou contra a forma como que foi tratada a questão dos garimpeiros do Rio Madeira, que acendeu o estopim do violento conflito.

— Houve falta de bom senso por parte de alguns fiscais do Ibama, ao queimarem as balsas, ao invés de apreendê-las –, afirmou.

Anos de omissão

Para o parlamentar que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a violência é  o reflexo de anos de erros e omissão dos governos Federal e Estadual. O deputado cobrou rígida apuração e punição de todos os envolvidos.

Não faltou aviso

Castro, afirmou que há anos vem cobrando dos órgãos competentes uma solução e regulamentação para a atividade do garimpo no município de Humaitá e em outros do interior do Amazonas.

X

— Mas nada fizeram. Mesmo sabendo que que a atividade de garimpo utiliza o mercúrio, que contamina o meio ambiente e os peixes, consumidos pela população amazonense – criticou o deputado.

EM ALTA

O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), que muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.

EM BAIXA

A retirada da bandeira do Amazonas do mastro localizado no Parque Jefferson Péres, que revoltou moradores da área. A bandeira é um símbolo do estado, e nada tem a ver se políticos usaram a imagem para fazer propaganda,

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes