Ir para o conteúdo

Dito & Feito - “VÁ LAVAR A BOCA!” – O pau comeu na CPI da Covid

O  depoimento de Danilo Trento nba COI da Covida-19 corria tranquilamente nesta quinta-feira, 23, como depoente usando a velha moleta “senhor senador vou me valer do meu direito de permanecer em silêncio”, quando os senadores  Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, e o senador Jorginho Mello (PL-SC), enr5am em rota de colisão e por muito pouco não foram “às vias dos fatos”,  como diz a crônica policial.

O chute na canela que causou o quiproquó foi quando Renan citou o nome do  empresário bolsonarista Luciano Hang, o famoso velho da Havan. Hang teve sua convocação aprovada pela comissão, e deve depor na CPI na próxima quarta-feira, 29, no âmbito do caso Prevent Senior. Jorginho se irritou com a menção que Renan fez ao empresário.

— Vá lavar a boca para falar do Luciano, um empresário decente, um homem honrado! –, disparou Mello. Ao Renan retrucou:

—  Vá lavar a tua [boca], vagabundo!

A partir desse momento, em dois trocaram ofensas como "ladrão", "picareta" e novamente "vagabundo".

Renan chegou a levantar da cadeira e ir até a direção de Jorginho. Nesse momento, colegas dos senadores e assessores do Senado interviram para impedir uma possível briga física.

Irritante

A atitude do  diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento de se manter em silêncio –  direito que lhe foi garantido por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) –, irritou os senadores.

E na morte de Getúlio?

A falta de respostas para as perguntas do relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), fez com que o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), ironizasse a situação:

— Senhor Danilo Trento, eu tenho uma informação. A história diz que o ex-presidente Getúlio Vargas teria se matado. O senhor participou desse evento, da morte dele? — ironizou Omar.

Pegadinha

Neste momento, Trento puxou o microfone e respondeu que não. Então, o presidente da CPI afirmou que vai entender que, toda vez em que ficar em silêncio, isso significará um "sim".


68% rejeitam Bolsonaro

A desaprovação dos eleitores brasileiros ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) subiu dez pontos percentuais em sete meses e alcançou a marca de 68%. É o que aponta os números da pesquisa divulgada pelo Ipec nesta quarta-feira.

No último levantamento, em junho deste ano, o mandatário era desaprovado por 66% dos eleitores entrevistados e, em fevereiro, a marca era de 58%.

Já não aprovam

A pesquisa também mostra que o número de eleitores que aprovam a gestão oscilou dois pontos percentuais em relação à pesquisa feita em junho, totalizando 28%.

Em fevereiro, a aprovação ao governo era de 38%. Os que não souberam ou não responderam são 4% dos entrevistados.

Deu ruim: Paulo Guedes não resolver a economia e Bolsonaro afunda

Aberração

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), vice-presidente da Câmara, disse nesta quarta-feira (22) à Rádio Bandeirantes que apresentará um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar o decreto do governo federal que aumentou a alíquota do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras.

De acordo com ele, o aumento determinado pela equipe econômica do ministro Paulo Guedes é "uma aberração ilegal e inconstitucional".

Gulosa

Uma empresa aberta em 2007 por Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do então deputado federal Jair Bolsonaro, registrou na conta bancária um total de 1.185 saques que somaram R$ 1,15 milhão em espécie.

É o que atesta um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em mãos do Ministério Público do Rio (MP-RJ), que investiga a prática de rachadinha no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro.

No cash

Somente em 2011, a  ex-esposa do presidente Jair Bolsonaro movimentou um total de R$ 523 mil, em espécie, na compra de um terreno.

Quarentena nele

O presidente Jair Bolsonaro e a comitiva que o acompanhou em Nova York receberam a recomendação de permanecer em quarentena.

Duro vai ser manter o ex-capitão quieto em casa. Afinal, ele precisa dar uma saidinha diária para xingar alguém ou disparar alguma besteira!

Amazonas na lanterna

O Amazonas ainda está muito atrasado na promoção dos direitos da Pessoa com Deficiência (PCD).

É o que avalia o deputado Dermilson Chagas (sem partido). Segundo ele,  outras  regiões do Brasil, especialmente no Sul, Sudeste e Nordeste, há uma preocupação maior à pessoa com deficiência.

— O Piauí foi o primeiro Estado que criou um órgão com status de secretaria estadual para os direitos da pessoa com deficiência. São Paulo e Minas Gerais também têm secretarias específicas – disse o parlamentar.

Terra do já teve

Dermilson lembra que o Amazonas já teve um órgão específico voltado para a defesa desse segmento da população, que foi a Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência (Seped).

— Mas, infelizmente, foi transformada em uma secretaria executiva integrante da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc), diminuindo, dessa forma, a sua importância e a sua capacidade – criticou Chagas.

ÚLTIMA HORA

ALERTA VERMELHO – Desmatamento da Amazônia é irreversível, aponta relatório apresentado na ONU

Um estudo divulgado ontem por cientistas e ambientalistas lançou um “alerta vermelho” para a possibilidade de o desmatamento da Amazônia ter chegado a um ponto de não retorno. O estudo recomenda ainda uma moratória imediata na derrubada da floresta em áreas que já estão atingindo o ponto de inflexão. O documento — Sumário Executivo do Relatório de Análise da Amazônia — foi publicado pelo Painel Científico para a Amazônia (SPA), por ocasião da abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Desenvolvido por mais de 200 cientistas, e inspirado no Pacto de Letícia pela Amazônia, o relatório é o mais aprofundado, abrangente e integrador estudo sobre a Amazônia, segundo seus formuladores. O documento destaca a importância da ciência, da tecnologia, da inovação, dos povos indígenas e do conhecimento local para orientar as tomadas de decisão e a formulação de políticas.

De acordo com o relatório, a Amazônia abriga 47 milhões de pessoas, incluindo 2,2 milhões de Indígenas, distribuídos em mais de 400 grupos que falam mais de 300 línguas. “Essas pessoas, populações indígenas e comunidades locais desempenham um papel fundamental na conservação e na gestão sustentável da diversidade agrícola e biológica da Amazônia, bem como dos ecossistemas. No entanto, os povos amazônicos, suas culturas e conhecimentos estão sob ameaça devido às múltiplas pressões e ao enfraquecimento da proteção de seus direitos”, afirma o documento.

ORGULHO

Marina Grokorriski: Finalista do Solve for Tomorrow, um prêmio global da Samsung

A  estudante Marina Grokorriski, do Paraná, criou um foguete com sementes de árvores nativas para reflorestar áreas atingidas pelas queimadas, como o Só Notícia Boa mostrou em 2020. A novidade agora é que Marina, aluna do Ensino Técnico Agropecuário do Colégio Agrícola de Palotina, virou protagonista de uma campanha, após ser finalista do Solve for Tomorrow, um prêmio global da Samsung. (vídeo abaixo)

Ela fez tudo com a ajuda de mais duas colegas de classe e usou materiais biodegradáveis para fabricar o foguete.

VERGONHA

O piso salarial dos professores brasileiros nos anos finais do Ensino Fundamental é o mais baixo entre 40 países avaliados  em um estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira. Segundo o relatório Education at a Glance 2021, a média inicial do salário dos docentes no Brasil é de 13,9 mil dólares anuais. Os valores passam dos 20 mil dólares em países como Grécia, Colômbia e Chile; na Alemanha, passam dos 70 mil dólares.inho Mello (PL-SC), enr5am em rota de colisão e por muito pouco não foram “às vias dos fatos”,  como diz a crônica policial.

O chute na canela que causou o quiproquó foi quando Renan citou o nome do  empresário bolsonarista Luciano Hang, o famoso velho da Havan. Hang teve sua convocação aprovada pela comissão, e deve depor na CPI na próxima quarta-feira, 29, no âmbito do caso Prevent Senior. Jorginho se irritou com a menção que Renan fez ao empresário.

— Vá lavar a boca para falar do Luciano, um empresário decente, um homem honrado! –, disparou Mello. Ao Renan retrucou:

—  Vá lavar a tua [boca], vagabundo!

A partir desse momento, em dois trocaram ofensas como "ladrão", "picareta" e novamente "vagabundo".

Renan chegou a levantar da cadeira e ir até a direção de Jorginho. Nesse momento, colegas dos senadores e assessores do Senado interviram para impedir uma possível briga física.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes