Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Up, nasce uma estrela na esquerda

O novo partido Unidade Popular (Up), autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 10, já se movimenta no cenário político do Amazonas em busca de alianças para fortalecer a esquerda no estado.

 A legenda é a 33ª com registro na Justiça Eleitoral e disputará eleições municipais em 2020 sob o número 80. A Unidade Popular foi criada em 2016, mas os militantes passaram os dois últimos anos coletando as 497.230 mil assinaturas exigidas para a oficialização do partido.
Em seu estatuto de criação, o UP tem como objetivo “apoiar a luta pelo socialismo no Brasil e promover a unidade das forças populares para intervir no processo político do país”.

Bloco da resistência

Quem já vem tentando abrir um diálogo com o novíssimo Up é o Partido da Mobilização Nacional (PMN).

A iniciativa tem como pano de fundo enrobustecer “Bloco da Resistência” formado por partidos da esquerda no Amazonas.

Polarização

 De acordo com o presidente estadual do PMN no Amazonas, Marcelo Amil, um partido que nasce com o apoiamento de meio milhão de brasileiros, assumindo sua ideologia e enfrentando o processo político com verdade é imprescindível para a luta que a esquerda brasileira vive nesse momento.

—  O PMN tem defendido o diálogo amplo, e vamos insistir nessa tese buscando a UP nesse momento –, disse Amil.

Para o mundo ver

Os parintinenses têm um motivo a mais para se orgulhar.

A festa dos bois bumbás Caprichoso e Garantido foi manchete na revista “American Way”, da American Airlines, maior companhia aérea do planeta.

Em se plantando…

A reportagem de dez páginas sobre o Festival Folclórico de Parintins está na edição de dezembro da publicação.

A Amazonas (Amazonastur) garante que isso é resultado das ações para atrair mais turistas internacionais para o estado.

Loros da glória!

— A Amazonastur levou para Parintins, em 2019, um grupo de operadores internacionais e diretores da American Airlines, quando eles puderam sentir e vivenciar o Festival de Parintins –, festeja Roselene Medeiros, presidente da estatal.

Catita gulosa

Atualmente, os salários dos magistrados que atuam no Poder Judiciário no Brasil são de cerca de R$ 20 mil, ainda em início de carreira.

Mas, um caso que chamou atenção recentemente foi o salário pago em novembro pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) de R$ 1,9 milhão à juíza Marylusia Pereira Feitosa de Araújo, da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

CNJ quer saber

Nessa quinta-feira (12/12), o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, encaminhou ofício ao presidente do TJ-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, com pedido de esclarecimento sobre os rendimentos dos magistrados da Corte, pagos, segundo o tribunal, a título de verba indenizatória de férias.

 Parada de ônibus

 O vereador Hiram Nicolau (PSD) voltou à tribuna da Câmara Municipal para anunciar que as paradas de ônibus devem começar a ser revitalizadas.

É o que determina  a Lei 2.413,  de sua autoria.

Tanta bate…

 Sancionada no dia 12 de fevereiro de 2019, a Lei nunca foi cumprida.

Apesar das constantes cobranças de Nicolau que gastou muita soa de sapato indo ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para cobrar.

…até que fura!

 — Nós temos aqui na capital cerca de 3 mil pontos de ônibus, muitos abandonados. A nossa intenção com esse projeto é reestruturar essas paradas para que as pessoas não fiquem à espera dos ônibus no sol e na chuva –, cutuca o vereador.

Livres do IPTU

 Os contribuintes que possuam um único imóvel e nele resida, ficarão isentos por mais cinco anos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) IPTU.

Arthur garante

 A pedido do vereador Fred Mota (PL), membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o prefeito Arthur Neto enviou para a Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei 419/2019 que vai livrar os contribuintes do imposto.

Viver melhor

Entre os contemplados, estão os moradores do Conjunto Habitacional Viver Melhor, situado na Zona Norte de Manaus, que agora tem 10 anos de isenção do IPTU.

Tarefa para 2020

Os vereadores de Manaus já estão mirando na pauta de 2020.

Uma das principais, logo no início do ano, será o debate sobre o Projeto de Lei (PL) que vai regulamentar a carreira e definir o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores da Guarda Municipal de Manaus.

Em memória de Freire

Ana Maria Araújo Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, rebateu Jair Bolsonaro, que ofendeu um dos principais educadores da história do Brasil e reconhecido mundialmente chamando Freire de “energúmeno”.

Sem pudor

Ana Freire disse que Bolsonaro é “um homem sem nenhum pudor, sem nenhum caráter, sem nenhuma autocensura”.

— Tudo o que ele tem na cabeça é contra as outras pessoas, ele só tira das ofensas os três filhos, nem os outros dois ele tira –, disse

Freire não é isso!

A educadora disse que apalavra não se adequa a Paulo, porque ele não é isso.

— Paulo não é nenhum demônio que veio à Terra. Pelo contrário, Paulo veio à Terra para pacificar o mundo –, disse Ana Maria, em entrevista à coluna de Guilherme Amado, da revista Época.

Devolva-me!

Agora vai ser assim. Terminou o ano letivo e sobrou material didático, a escola  terá  que devolver o que não foi utilizado pelo aluno.

É  que determina o Projeto de Lei 315/2017, de autoria do vereador Reizo Castelo Branco (PTB).

O projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento (CFEO)  e seguiu para análise da Comissão de Educação. .

EM ALTA

Uma das mais renomadas revistas científicas do mundo, a britânica Nature divulgou, nesta terça-feira, sua tradicional lista de 10 cientistas do ano. O físico brasileiro, Ricardo Galvão, ex-presidente do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está na relação. Galvão foi demitido do cargo após se desentender publicamente com o presidente Jair Bolsonaro, que questionou dados divulgados pela equipe de Galvão que apontavam aumento significativo do desmatamento da Amazônia. Para a Nature, no episódio, Galvão se comportou como um “herói nacional” e um “defensor da ciência”.

EM BAIXA

O presidente Jair Bolsonaro chamou nesta segunda-feira (16) de “energúmeno” o educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Bolsonaro fez as afirmações contra Paulo Freire na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada. Paulo Freire foi declarado o patrono da educação brasileira em 2012. O educador desenvolveu uma estratégia de ensino baseada nas experiências de vida das pessoas, em especial na alfabetização de adultos. Uma das obras de Freire, “Pedagogia do Oprimido”, é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes