Ir para o conteúdo

Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ no sistema penitenciário nacional, aponta situação se traduzem em caos e violência na maioria das unidades prisionais. Para o Conselho, reflexo desse cenário, mais uma vez, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus (AM), foi palco de uma tragédia anunciada. Depois de 56 homicídios em 2017, mais 55 mortes violentas foram registradas na semana passada, os gestores do presídio foram avisados sobre a superlotação do presídio que atingiu 144%.

Depósito humano

Mas, apesar do Compaj ser gerido, à época,  por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), nada foi feito.

Em todo o estado do Amazonas, de 73 unidades, apenas duas são consideradas boas.

Situação péssima

A superlotação no sistema carcerário do Amazonas chega a 38,3%.

Há 22 unidades em situações péssimas, incluindo o Compaj.

Ajuda e atrapalha

O Governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve sua dose de contribuição no debate sobre a Previdência, mas atrapalhou também.

O cutucão foi dado pelo presidente da Comissão Especial que discute o assunto na Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM).

Toma juízo

Em suas andanças pelo Brasil, o parlamentar amazonense, em um esforço de regionalizar o debate sobre a reforma, disse esperar “juízo” do Palácio do Planalto na “reta final” da tramitação da proposta.

Autoritarismo

Ramos disse que esse Governo age de pêndulos: em um dia, faz uma manifestação de sinalização de uma relação republicana e democrática com o Parlamento e, no dia seguinte, dá uma estocada.

— Que dizer, retoma um viés autoritário que é da tradição da atuação parlamentar do presidente da República! – disparou.

Portanto, acho que o Governo tem hora que ajuda, tem hora que atrapalha. Espero que tenha juízo de nessa reta final mais ajudar que atrapalhar”, declarou.

Athur lembra Guilherme

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) manifestou pesar pela notícia da morte do presidente do Grupo Jornal do Comércio, jornalista Guilherme Aluízio de Oliveira Silva, na manhã desta segunda-feira, 3/6.

— Uma figura muito marcante, a qual tive a honra de acompanhar sua empreitada, que chegou a transformar o Jornal do Commercio no segundo em circulação em Manaus, mesmo sem Classificados, somente a partir da opinião que ele emitia –, disse.

O anão não é meu

O vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (sem partido), esclareceu que o anão “Ronaldinho”, que apareceu em seu programa, não pertence ao quadro de funcionários do programa “Exija Seus Direitos”.

Direito de resposta

A resposta tem como endereço a coluna Contexto, do EM TEMPO, que na edição do dia 02 de junho  publicou nota com o título “Anão dá Ibope”.X

O editor também comentou que  Rotta seguia os passos de Wilson Lima, que apesentava um programa de TV tendo um anão com auxiliar de estúdio.   

Garoto propaganda

O vice-prefeito disse que “Ronaldinho” presta serviços de merchandinsig para a rede de supermercado “Big Amigão”, um dos patrocinadores do programa “Exija Seus Direitos”, que está no ar há mais de 20 anos.

—  Portanto, solicitamos que tal esclarecimento seja publicado a título de direito de resposta –, solicitou Rotta.

Pânico na aposentadoria

Mais de 2,5 mil segurados com aniversários em maio, pelo menos 700, entre aposentados e pensionistas, ficaram de fora da folha de pagamentos do mês.

Corre-corre

Parte desse público lotou o setor de atendimento do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev), na manhã desta segunda-feira (3/6), para a regularização do processo de recadastramento obrigatório.X

A falta de atualização acarreta suspensão do pagamento dos benefícios concedidos aos aposentados, que só terão o pagamento regularizado após o procedimento.

Nada contra o Chê…

Em entrevista á Veja, o presidente Bolsonaro disse não ser contra os estudos nas escolas e universidades sobre Che Guevara, o guerrilheiro líder da Revolução Cubana.

…mas falem no torturador!

— Contanto que também se fale aos estudantes sobre o coronel Brilhante Ustra (apontado como torturador durante a ditadura militar) – advertiu o presiente.

Criptonita pura!

Sobre o poder, Bolsonaro disse que imaginava que ia ser difícil governar, “mas não tão difícil assim”.

—  Essa cadeira aqui é como se fosse criptonita para o Super-Homem. Mas é uma missão- comparou.

Olho na fronteira

Uma missão da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) está percorrendo as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, iniciada hoje (03/06).

Três mil quilômetros

O Amazonas compartilha cerca de três mil quilômetros de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela, ligado pelas de cidades de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos.X

Segundo o secretário de Estado de Planejamento, Jório Veiga, a intenção é aproximar e buscar a colaboração dos gestores dessas cidades na construção dos projetos do Governo.

EM ALTA

Ao radialista e empresário Joaquim Marinho por tudo que ele fez pelo cultura do Amazonas.  Ele nos deixou no domingo e Manaus vai sentir sua falta. Fosse no cinema, na literatura, nas artes plásticas ou na música, Joaquim sempre estava presente, incentivando essa manifestações através de seu programa de rádio, “ Zona Franca”, ou nos artigos que publicava na imprensa.

EM BAIXA

Para a capacidade de Neymar em se envolver em escândalos e problemas. Denunciado na França por ter esmurrado um torcedor, agora é acusado de estupro. E não adianta o técnico Tite dizer que isso não prejudica o grupo que disputará a Copa América porque prejudica sim.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes