Ir para o conteúdo

Dito & Feito - TIRO NO PÉ – General Heleno recuou e cassou atos assinados por ele que autorizava mineração em áreas próximas a terras indígenas

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, cancelou sete atos que autorizaram pesquisa de ouro em áreas preservadas na Amazônia, que podem estar nos limites de terras indígenas. A decisão foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União (DOU), cassando as sete autorizações anteriores, que foram publicadas entre abril e dezembro deste ano.

As autorizações permitiam que determinadas pessoas fizessem a pesquisa de minério de ouro nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, o mais indígena do país e com biodiversidade amplamente preservada, Santa Isabel do Rio Negro e Japurá, todos no Amazonas.

Recuou

A decisão de suspender os atos é um recuo do governo federal diante de ampla repercussão negativa das autorizações de pesquisa mineral em áreas preservadas e das manifestações contrárias de órgãos.

Tiro no pé

No texto, assinado pelo general Heleno na condição de secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional (CDN), o governo explica o motivo da recuada, mas não convence.

Então tá!

De acordo com Heleno, a decisão de cassar os atos de assentimento prévio ocorreu considerando manifestações da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Perguntar não ofende

Mas, se a imprensa não tivesse descoberto a entrega de terras indígenas para o garimpo, e não tivesse feito barulho, o general teria recuado?

Esquentai os tamborins

O governador Wilson Lima (PSC)  está convicto de que a pandemia da Covid-19 possa recrudescer com a chegada da variante Ômicron e  o estado reviver a tragédia de 2021.

Por isso não abre mão do carnaval 2022, sob o argumento de que a não realização do desfile das grandes escolas  significara tirar o ganha pão daqueles que sobrevivem trabalhando nas agremiações.

Só no sapatinho

Mesmo assim o desfile deve acontecer sem a presença do público, o que deverá tirar o combustível da emoção de passistas e ritmistas.

Folia engessada

O anúncio de Lima foi feito durante entrevista à rede Amazônica, nesta terça-feira, 27.

— Em princípio, a ideia é que a festa seja realizada sem público, com transmissões ao vivo do grande desfile.

Já a autorização para eventos com público vai depender comportamento de casos e mortes por Covid no Amazonas – explicou o governador.

Enquanto isso, na praia

Bolsonaro se diverte enquanto Bahia e Minas Gerais afundam

A ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Santa Catarina, onde deve passar o Ano Novo, motivou revolta nas redes sociais e fez com que a hashtag #BolsonaroVagabundo chegasse  aos Trending Topics do Twitter.

Tô nem aí...

Isso porque a viagem do mandatário aconteceu enquanto a Bahia é afetada por uma série de temporais – que já deixaram ao menos 20 mortos e mais de 470 mil pessoas desabrigadas –, enquanto ele estava na praia de “papo pro ar”.

Revolta

A indignação é tamanha que, nas redes, viralizou uma postagem em que os internautas compararam o comportamento dos governos passados ( Lula e Dilma)  nas tragédias que chocaram o pais.

Lula foi lá

Na primeira imagem aparece o presidente Lula  de helicóptero sobrevoando Santa Catarina na tragédia de 2008.

Dilma chorou

Na segunda, a presidente Dilma  aparece chorando na tragédia da  buate  Kiss, em 2013.

de papo pro ar

Na terceira imagem do post é do  presidente Jair  Bolsonaro pescando,  tranquilamente,    no mar durante  tragédia no sul da Bahia.

Campeão no parlamento

O deputado Felipe Souza (Patriota) é o campeão de projetos aprovados na Assembleia Legislativa. O parlamentar emplacou 33 matérias aprovadas neste ano de 2021. Sendo 13 Projetos e 20 Leis de sua autoria em vigor no Estado.

Orelhão

Felipe disse que o alto número de propostas aprovadas se deve ao fato de trabalhar com o que ele chama de “gabinete aberto”.

— Meu gabinete e meus ouvidos jamais estarão fechados para a

população do meu estado – afirma o parlamentar.

Medalha Simonetti

A OAB-AM homenageou a vereadora Professora Jacqueline (Podemos) com a Medalha “Alberto Simonetti”,  em Honra ao Mérito na Advocacia.

Em defesa da mulher

Jacqueline também é advogada e presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher.

— Celebro esta medalha com muita gratidão, pelo reconhecimento do nosso trabalho na Câmara Municipal – , agradeceu a vereadora.

Jacque também atribui a honraria ao enfrentamento à violência contra mulher e proteção dos direitos.

Sem alarde

A operadora Vivo parece ter iniciado sua operação com a rede 5G desde o dia 8 de dezembro de 2021 em regiões de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo por meio do padrão Non-Standalone (5G NSA), em que o núcleo de rede é compartilhado com o 4G.

Vazou

A informação foi publicada pelo site Tecnoblog, que afirma ter tido acesso a um comunicado enviado pela operadora para os funcionários de suas lojas detalhando o funcionando da nova tecnologia de conexão.

Rapidão

No aviso, a Vivo não diz a frequência utilizada e nem a velocidade da rede, mas afirma que os clientes das regiões atendidas com o 5G NSA conseguem navegar até 10 vezes mais rápido que a rede 4G.

Ao que parece, o espectro adotado foi o 2,3 GHz.

ÚLTIMA HORA

Ômicron cancela 2.500 voos e aeroportos mergulham no caos

Com alta nos casos de Covid nos EUA e na Europa, milhares de voos voltaram a ser cancelados nesta segunda-feira, levando caos aos aeroportos. Segundo o site FlightAware, que monitora partidas e chegadas, já foram cancelados 2.500 voos no mundo hoje.

Desses 2.500 voos suspensos, cerca de mil foram dentro dos Estados Unidos ou que conectam o país a outras nações. Outros 8 mil voos estão atrasados.

A variante Ômicron tem afetado as tripulações das companhias aéreas, levando-as a um isolamento forçado, o que tem levado as empresas a alterar o calendário das decolagens.

ORGULHO

A US Food and Drug Administration (FDA), agência de alimentos e medicamentos dos EUA,  aprovou o primeiro e único colírio que pode acabar com a vista cansada, ou ‘síndrome do braço curto’, como também é conhecida. O novo colírio chamado Vuity trata a presbiopia, que pode ser diagnosticada por meio de um exame no oftalmologista e é uma doença ocular comum e progressiva. O medicamento usa a capacidade do próprio olho para reduzir o tamanho da pupila, melhorando a visão de perto e intermediária, ao mesmo tempo que mantém a visão à distância.

VERGONHA

O ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou um texto ao presidente Jair Bolsonaro, a colegas da Esplanada dos Ministérios e a membros da equipe econômica se posicionando contra reajustes salariais em todas as categorias de servidores federais. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, onde trechos foram divulgados, o texto foi enviado no domingo (26).

Na carta, o ministro compara um possível reajuste salarial à tragédia de Brumadinho. "Temos que ficar firmes. Sem isso, é Brumadinho: pequenos vazamentos sucessivos até explodir barragem e morrerem todos na lama."

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes