Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Superintendente veio pelo Guaramiranga!

Na Manaus do anos 1970,  quando uma coisa demorava muito a chegar, costumava-se dizer que “ vem pelo Guaramiranga”, nome de um barco que vinha trazendo um carregamento de café para Manaus e aqui nunca chegou. O caso se enquadra perfeitamente na novela para a nomeação do superintendente da Suframa. Ontem, o deputado federal Zé Ricardo (PT) mandou mensagem à coluna lamentando que até agora o governo Bolsonaro não tenha nomeado o novo titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus.  Na verdade, este é mais um exemplo da indiferença do governo Bolsonaro em relação ao Amazonas.

Descaso

O parlamentar considera isso um descaso enorme em relação ao desenvolvimento desta região. “Foi cogitado um militar. Vejo que o governo está militarizando o serviço público. Não é a solução”, cutucou o petista.

Militar é bom

Zé 13 acredita que militar é bom na estratégia de defesa de nossas fronteiras e na soberania do país. “Mas, na Suframa, precisamos  de alguém que conheça a realidade e defenda a Zona Franca.”

A nomeação

Mas a resposta veio na manhã desta sexta-feira, quando o coronel Alfredo Alexandre Menezes foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de superintendente da Suframa. Aliados de Menezes afirmam que a relação entre ele e Bolsonaro foi o que mais pesou para a sua nomeação.

Tardia

A nomeação chega com 46 dias de atraso, deixando no ar que a Zona Franca de Manaus, realmente, não é prioridade do novo governo.

Perigo mora em cima

Após o susto causado pelo desmoronamento de parte da passarela da Torquato Tapajós, na última quarta-feira (13) o prefeito Arthur Neto (PSD), anunciou que a passarela será demolida.

Crime ambiental

O prefeito considerou o desabamento crime ambiental inafiançável. “Essas construções irregulares provocaram o estreitamento do igarapé, o que poderia ter causado um desastre, se houvesse pessoas transitando na passarela”, disse o prefeito.

Silêncio no Parlamento

Os deputados estaduais do Amazonas fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao cabo da PM Elcivan Maciel Córdova, que veio a óbito ontem (14), em Tabatinga, após uma troca de tiros com bandidos.

Luto

A deputada Alessandra Campelo (MDB) disse que “todos estamos de luto”. “Aproveito para reafirmar o meu compromisso a favor de melhores condições de trabalho para todos os servidores da Segurança Pública”, cobrou.

É discriminação!

Numa aula dos direitos humanos e em defesa dos direitos da comunidade LGBT, o decano do STF, ministro Celso de Mello, rebateu a declaração de que ‘meninas vestem rosa e meninos vestem azul’.

Tomou, Damares!

Sem citar a ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro disse que isso impõe à comunidade LGBT uma inaceitável restrição a suas liberdades individuais. “Isso submete essas pessoas a um padrão existencial heteronormativo incompatível com a diversidade e o pluralismo que caracterizam uma sociedade democrática”, criticou o ministro.

Como diria Beauvoir

Celso de Mello também resgatou uma fala da filósofa francesa Simone de Beauvoir, escritora ícone do pensamento feminista: “Não se nasce mulher, torna-se mulher!”

Que venham as universidades

A deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (PP) declarou apoio ao projeto do Governo Federal, que cria mais duas universidades federais no Amazonas. As instalações seriam construídas no Médio e Baixo Amazonas, em Parintins e Coari e a outra no Alto Solimões nos municípios de Coari e Benjamim Constant.

Muda o cenário

Mayara lembra, que o Amazonas possui apenas a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), enquanto o Estado do Pará possui três e Minas Gerais mais de sete. “O projeto muda o cenário de maneira positiva. Dando acesso a mais de dois mil alunos, somente em Coari e em Benjamim Constant.”

Licitações

O deputado estadual Wilker Barreto (PHS) fez requerimento para cutucar o  Governo do Estado. Ele quer uma justificativa à Assembleia, sobre o motivo do cancelamento do procedimento licitatório na Susam, no mesmo dia, fez contratos emergenciais..

Quem ganha

Com a revogação de seis procedimentos licitatórios, a grande beneficiada foi a Umanizzare. “A saúde não é emergência?”, questionou o deputado.

Remédio

Wilker disse que é essa celeridade, ao decretar emergência, que ele quer para a saúde no estado. “Para que não faltassem por 30 dias, medicamentos nos nossos hospitais”, alfinetou Barreto.

Péricles na CCJR

O deputado Delegado Péricles assumiu os trabalhos da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). De saída, ele  disse que a meta é dar celeridade aos projetos. “Os trabalhos da CCJR começaram hoje. Teremos reuniões todas as quintas para evitar acúmulo de projetos. Nossa meta é dar celeridade aos projetos que chegam a CCJR.”

 

EM  ALTA

A postura de  Dona Mercedes, a mãe do jornalista Ricardo Boechat, que, aos 87 anos, demonstrou força, amor, sinceridade, cidadania num momento de dor. Lúcida e forte, ela  disse do orgulho que sente do homem que trouxe ao mundo e educou. “Nós não vamos acabar com os problemas sociais se não mudarmos as cabeças e se não exigirmos disso tudo que está lá em cima, que quer nos mandar e impor coisas, o respeito que o povo tem que ter e merece ter”, disse.

EM BAIXA

A empresa brasileira de alimentos BRF, proprietária da marca Perdigão, anunciou nesta quarta-feira, 13, o recolhimento de 164,7 toneladas de frango comercializados no Brasil. Outras 299,6 toneladas que seriam vendidas em outros países também foram devolvidas à produtora. De acordo com a empresa, que também é dona da Sadia, lotes das carnes estariam contaminados pela bactéria Salmonella enteritidis.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes