BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito - STF continua caçando quem acha que ameaçar é normal


Se pensam que vão fazer com Alexandre de Moraes o que fizeram com outros presidentes do STF e TSE estão muito enganados.

O ministro do STF  Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária de um homem que defendeu em redes sociais ataques a políticos de esquerda, como o ex-presidente Lula (PT) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), e a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o Supremo, Ivan Rejane Forte Boa Pinto, 46, foi preso nesta sexta-feira (22) pela Polícia Federal em Belo Horizonte, após resistir à prisão. Ele havia sido candidato a vereador da capital mineira em 2020, sob o nome "Ivan Papo Reto", pelo PSL (hoje, União Brasil).

A PF, que solicitou ao ministro a prisão de Boa Pinto, afirmou que ele "utiliza canais da rede mundial de computadores (YouTube, Facebook, Twitter) e aplicativos de mensagem para ‘mandar um recado para a esquerda brasileira’, cooptando apoiadores com o fim de ‘caçar’ e de praticar ações violentas dirigidas a integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico".

Alça de mira

Nominalmente, são mencionados Lula, Freixo e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além dos ministros do Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e o próprio Moraes. Ele chama os ministros, nessas redes, de "vagabundos do STF".

Comigo não!

Interlocutores de Moraes apontam que essa decisão do ministro, que será o próximo presidente do TSE  e é relator do inquérito das milícias digitais, demonstra que ele não irá tolerar esse tipo de ameaça e que está monitorando grupos de extremistas.

Avante David

A Prefeitura de Manaus informou que o prefeito David Almeida viajou a Belo Horizonte (MG), para participar da Convenção Nacional do Partido Avante.

O vereador vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wallace Oliveira, assume interinamente o cargo.

O prefeto David Almeida já está em BH para convenção do Avante

Propina em ouro

Uma irmã do prefeito de Jutaí, Macário Barboza, foi presa em flagrante, com quase R$ 40 mil em dinheiro e com ouro, durante operação da Polícia Federal.

Uma investigação da Polícia Federal que apontou a existência de um esquema de pagamento de propina por garimpeiros de ouro dentro da Prefeitura.

Alô Prefeitura!

É preciso atenção e cuidado para transitar na esquina das ruas Acre/Juruá onde uma cratera representa um sério risco 

O perigosíssimo buraco da foto fica na esquina das ruas Acre com a Japurá é uma ameaça para motoristas desavisados que tentam estacionar seus  carros nas proximidades do Belle Époque. Também que transita a pé corre risco de ser engolido pela cratera e sofrer ferimentos graves. Resta saber se este é um problema da Prefeitura de Manaus ou da Manaus Ambiental. Melhor decidirem logo e fechar o buraco para acabar com “perigo na esquina” e evitar problemas maiores.

Convenção tucana

Arthur Virgílio Neto

A Federação PSDB/Cidadania-Amazonas vai realizar a sua convenção partidária estadual no último sábado do mês, 30 de julho, na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso. O edital de convocação foi publicado nesta sexta-feira (22.7).

*

— Vamos dar início, oficialmente, ao processo eleitoral. Nós temos a convicção de que apresentaremos um excelente quadro de candidatos formados por integrantes da Federação, com compromissos reais com a população do Amazonas –, disse o presidente do PSDB Amazonas, Arthur Virgílio, pré-candidato a senador.

O time do Mazoca

Amazonino Mendes

Na convenção serão confirmados os nomes de todos os candidatos aos cargos em disputa para o Amazonas – governador, vice-governador, senador e deputados federais e estaduais –, além dos números de cada candidatura para que sejam registrados junto à Justiça Eleitoral. O registro pode ser feito imediatamente após a realização da convenção.

*

— Chegou a hora de todos juntos, partidos, candidatos e os amazonenses, unirmos forças e apresentar um verdadeiro projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Amazonas, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, e nosso time tem um potencial gigantesco para esse papel –, declarou o pré-candidato a governador Amazonino Mendes.

Garimpo ilegal

Os garimpeiros apontados como pagadores de propina atuam ilegalmente com dragas na região do município Jutaí (AM), cidade a 750 quilômetros de Manaus.

A PF deflagrou a operação na quarta-feira (20) e cumpriu mandados de busca e apreensão dentro da prefeitura.

Uiara 1 e Uiara 2

A operação Uiara I destruiu 131 balsas de garimpo ilegal na região de Autazes (AM) e Nova Olinda do Norte (AM), segundo a PF. A Uiara II destruiu 34 balsas na região de Borba (AM).

Pequenez

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que o presidente da Câmara do Deputados,  Arthur Lira é o operador de Bolsonaro na Câmara, e não seu presidente.

*

— Essa é a realidade. Muito triste o Poder Legislativo ser apequenado dessa forma, vivendo do orçamento secreto e submetido às loucuras e autoritarismo de Bolsonaro –, criticou.

Temer traidor

Em resposta a Michel Temer que, em entrevista ao UOl, afirmou que “não houve golpe” e que Dilma “teve dificuldade com o Congresso Nacional’, a ex-presidente divulgou em suas redes sociais nota afirmando que “agradeceria que o senhor Michel Temer não mais buscasse limpar sua inconteste condição de golpista utilizando minha inconteste honestidade pessoal e política”.

Dilma responde a Temer

Pariu o Centrão

Dilma lembrou que  a “dificuldade de diálogo com o Congresso” não é razão legal e constitucional para impeachment em um regime presidencialista, como ele bem sabe.

— Tal  “dificuldade” era uma integral rejeição às práticas do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, criador do Centrão.

Armação de Cunha

Eduardo Cunha queria implantar com o  beneplácito da presifente o “orçamento secreto”, “realizado, hoje, sob os auspícios de um dos seus mais próximos auxiliares na Câmara Federal” –, cacetou a ex-presidente.

História não perdoa

Dilma jogou mais na “lata” de Michel Temer.

Disse que a História não perdoa a prática da traição.

— O senhor Michel Temer não engana mais ninguém. O que se conhece dele é mais que suficiente para evitá-lo, razão pela qual não pretendo mais debater com este senhor –, encerrou

ÚLTIMA HORA

BORA VOTAR! – Mais de 2,1 milhões de jovens com 16 e 17 anos vão às urnas em outubro

Embora o voto seja obrigatório apenas a partir dos 18 anos, mais de 2,1 milhões de jovens com 16 e 17 anos devem se dirigir às urnas em outubro para participar das eleições que vão definir os rumos do país pelos próximos quatro anos. Um aumento de 50% em relação aos 1,4 milhões de jovens eleitores na mesma faixa etária que se habilitaram para o voto nas eleições presidenciais de 2018. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa marca, de acordo com o próprio Tribunal, reverteu uma série histórica de sucessivas quedas no interesse dos adolescentes pelo voto ocorrida a partir das eleições de 2010.De olho nesse público, que parecia meio desanimado com o debate político, o TSE lançou em 2021 o a campanha “Bora votar!” e, em março último, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, para incentivar o voto de jovens a partir de 16 anos incompletos, mas que teriam essa idade no dia 2 de outubro, data da eleição.

*

Paralelamente aos esforços da Justiça Eleitoral, personalidades como a cantora Anitta e até mesmo os astros hollywoodianos Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo também se engajaram na campanha pelo voto jovem no Brasil – para desgosto do Palácio do Planalto, especialmente no caso de DiCaprio e Anitta: o ator é um crítico ferrenho da forma como o presidente Jair Bolsonaro (PL) conduz a questão ambiental na Amazônia, e a diva pop vem fazendo sucessivas manifestações de apoio ao ex-presidente Lula.

ORGULHO

Após anunciar que o novo RG será emitido em algumas capitais a partir de agosto, o Governo Federal liberou o download pelo celular. Sim agora será possível ter o documento digital no seu smartphone. A nova carteira de identidade traz mais praticidade para todos, além da segurança, já que não precisaremos mais ter o documento físico para resolver questões pessoais. O acesso é muito simples e pode ser feito através de um aplicativo. Veja abaixo como fazer o download do novo RG digital. No Entanto, para  o Amazonas o documento ainda não está disponível. Somente pessoas de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo têm acesso, por enquanto, aos aplicativos e podem solicitar o documento.

VERGONHA

Guilhertme de Pádua: pastor, bolsonarista e...assassino

Lembram do  ex-ator Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato de sua colega de elenco Daniella Perez, em 1992? Acredite se quiser, o criminoso agora é pastor evangélico e, claro,  apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ator voltou a ganhar atenção por conta da estreia da minissérie documental "Pacto Brutal", obra em cinco episódios que conta a história do brutal assassinato. No início da pandemia, em 2020, quando Bolsonaro convocou seus apoiadores a irem às ruas contra o isolamento social, ele ganhou apoio de Guilherme de Pádua. A atriz foi assassinada a tesouradas no dia 28 de dezembro de 1992 e seu corpo foi encontrado pela polícia em um matagal na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Mário Adolfo

Mário Adolfo

Jornalista formado pela UA, com mais de 40 anos de experiência. Dois prêmios Esso e criador do personagem Curumim, o Último herói da Amazônia.