Ir para o conteúdo

Dito & Feito - STF continua caçando quem acha que ameaçar é normal

Se pensam que vão fazer com Alexandre de Moraes o que fizeram com outros presidentes do STF e TSE estão muito enganados

Se pensam que vão fazer com Alexandre de Moraes o que fizeram com outros presidentes do STF e TSE estão muito enganados.

O ministro do STF  Alexandre de Moraes determinou a prisão temporária de um homem que defendeu em redes sociais ataques a políticos de esquerda, como o ex-presidente Lula (PT) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), e a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o Supremo, Ivan Rejane Forte Boa Pinto, 46, foi preso nesta sexta-feira (22) pela Polícia Federal em Belo Horizonte, após resistir à prisão. Ele havia sido candidato a vereador da capital mineira em 2020, sob o nome "Ivan Papo Reto", pelo PSL (hoje, União Brasil).

A PF, que solicitou ao ministro a prisão de Boa Pinto, afirmou que ele "utiliza canais da rede mundial de computadores (YouTube, Facebook, Twitter) e aplicativos de mensagem para ‘mandar um recado para a esquerda brasileira’, cooptando apoiadores com o fim de ‘caçar’ e de praticar ações violentas dirigidas a integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico".

Alça de mira

Nominalmente, são mencionados Lula, Freixo e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além dos ministros do Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e o próprio Moraes. Ele chama os ministros, nessas redes, de "vagabundos do STF".

Comigo não!

Interlocutores de Moraes apontam que essa decisão do ministro, que será o próximo presidente do TSE  e é relator do inquérito das milícias digitais, demonstra que ele não irá tolerar esse tipo de ameaça e que está monitorando grupos de extremistas.

Avante David

A Prefeitura de Manaus informou que o prefeito David Almeida viajou a Belo Horizonte (MG), para participar da Convenção Nacional do Partido Avante.

O vereador vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wallace Oliveira, assume interinamente o cargo.

O prefeto David Almeida já está em BH para convenção do Avante

Propina em ouro

Uma irmã do prefeito de Jutaí, Macário Barboza, foi presa em flagrante, com quase R$ 40 mil em dinheiro e com ouro, durante operação da Polícia Federal.

Uma investigação da Polícia Federal que apontou a existência de um esquema de pagamento de propina por garimpeiros de ouro dentro da Prefeitura.

Alô Prefeitura!

É preciso atenção e cuidado para transitar na esquina das ruas Acre/Juruá onde uma cratera representa um sério risco 

O perigosíssimo buraco da foto fica na esquina das ruas Acre com a Japurá é uma ameaça para motoristas desavisados que tentam estacionar seus  carros nas proximidades do Belle Époque. Também que transita a pé corre risco de ser engolido pela cratera e sofrer ferimentos graves. Resta saber se este é um problema da Prefeitura de Manaus ou da Manaus Ambiental. Melhor decidirem logo e fechar o buraco para acabar com “perigo na esquina” e evitar problemas maiores.

Convenção tucana

Arthur Virgílio Neto

A Federação PSDB/Cidadania-Amazonas vai realizar a sua convenção partidária estadual no último sábado do mês, 30 de julho, na quadra da Escola de Samba Sem Compromisso. O edital de convocação foi publicado nesta sexta-feira (22.7).

*

— Vamos dar início, oficialmente, ao processo eleitoral. Nós temos a convicção de que apresentaremos um excelente quadro de candidatos formados por integrantes da Federação, com compromissos reais com a população do Amazonas –, disse o presidente do PSDB Amazonas, Arthur Virgílio, pré-candidato a senador.

O time do Mazoca

Amazonino Mendes

Na convenção serão confirmados os nomes de todos os candidatos aos cargos em disputa para o Amazonas – governador, vice-governador, senador e deputados federais e estaduais –, além dos números de cada candidatura para que sejam registrados junto à Justiça Eleitoral. O registro pode ser feito imediatamente após a realização da convenção.

*

— Chegou a hora de todos juntos, partidos, candidatos e os amazonenses, unirmos forças e apresentar um verdadeiro projeto de desenvolvimento econômico e social para o nosso Amazonas, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, e nosso time tem um potencial gigantesco para esse papel –, declarou o pré-candidato a governador Amazonino Mendes.

Garimpo ilegal

Os garimpeiros apontados como pagadores de propina atuam ilegalmente com dragas na região do município Jutaí (AM), cidade a 750 quilômetros de Manaus.

A PF deflagrou a operação na quarta-feira (20) e cumpriu mandados de busca e apreensão dentro da prefeitura.

Uiara 1 e Uiara 2

A operação Uiara I destruiu 131 balsas de garimpo ilegal na região de Autazes (AM) e Nova Olinda do Norte (AM), segundo a PF. A Uiara II destruiu 34 balsas na região de Borba (AM).

Pequenez

A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, disse que o presidente da Câmara do Deputados,  Arthur Lira é o operador de Bolsonaro na Câmara, e não seu presidente.

*

— Essa é a realidade. Muito triste o Poder Legislativo ser apequenado dessa forma, vivendo do orçamento secreto e submetido às loucuras e autoritarismo de Bolsonaro –, criticou.

Temer traidor

Em resposta a Michel Temer que, em entrevista ao UOl, afirmou que “não houve golpe” e que Dilma “teve dificuldade com o Congresso Nacional’, a ex-presidente divulgou em suas redes sociais nota afirmando que “agradeceria que o senhor Michel Temer não mais buscasse limpar sua inconteste condição de golpista utilizando minha inconteste honestidade pessoal e política”.

Dilma responde a Temer

Pariu o Centrão

Dilma lembrou que  a “dificuldade de diálogo com o Congresso” não é razão legal e constitucional para impeachment em um regime presidencialista, como ele bem sabe.

— Tal  “dificuldade” era uma integral rejeição às práticas do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, criador do Centrão.

Armação de Cunha

Eduardo Cunha queria implantar com o  beneplácito da presifente o “orçamento secreto”, “realizado, hoje, sob os auspícios de um dos seus mais próximos auxiliares na Câmara Federal” –, cacetou a ex-presidente.

História não perdoa

Dilma jogou mais na “lata” de Michel Temer.

Disse que a História não perdoa a prática da traição.

— O senhor Michel Temer não engana mais ninguém. O que se conhece dele é mais que suficiente para evitá-lo, razão pela qual não pretendo mais debater com este senhor –, encerrou

ÚLTIMA HORA

BORA VOTAR! – Mais de 2,1 milhões de jovens com 16 e 17 anos vão às urnas em outubro

Embora o voto seja obrigatório apenas a partir dos 18 anos, mais de 2,1 milhões de jovens com 16 e 17 anos devem se dirigir às urnas em outubro para participar das eleições que vão definir os rumos do país pelos próximos quatro anos. Um aumento de 50% em relação aos 1,4 milhões de jovens eleitores na mesma faixa etária que se habilitaram para o voto nas eleições presidenciais de 2018. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa marca, de acordo com o próprio Tribunal, reverteu uma série histórica de sucessivas quedas no interesse dos adolescentes pelo voto ocorrida a partir das eleições de 2010.De olho nesse público, que parecia meio desanimado com o debate político, o TSE lançou em 2021 o a campanha “Bora votar!” e, em março último, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, para incentivar o voto de jovens a partir de 16 anos incompletos, mas que teriam essa idade no dia 2 de outubro, data da eleição.

*

Paralelamente aos esforços da Justiça Eleitoral, personalidades como a cantora Anitta e até mesmo os astros hollywoodianos Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo também se engajaram na campanha pelo voto jovem no Brasil – para desgosto do Palácio do Planalto, especialmente no caso de DiCaprio e Anitta: o ator é um crítico ferrenho da forma como o presidente Jair Bolsonaro (PL) conduz a questão ambiental na Amazônia, e a diva pop vem fazendo sucessivas manifestações de apoio ao ex-presidente Lula.

ORGULHO

Após anunciar que o novo RG será emitido em algumas capitais a partir de agosto, o Governo Federal liberou o download pelo celular. Sim agora será possível ter o documento digital no seu smartphone. A nova carteira de identidade traz mais praticidade para todos, além da segurança, já que não precisaremos mais ter o documento físico para resolver questões pessoais. O acesso é muito simples e pode ser feito através de um aplicativo. Veja abaixo como fazer o download do novo RG digital. No Entanto, para  o Amazonas o documento ainda não está disponível. Somente pessoas de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo têm acesso, por enquanto, aos aplicativos e podem solicitar o documento.

VERGONHA

Guilhertme de Pádua: pastor, bolsonarista e...assassino

Lembram do  ex-ator Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato de sua colega de elenco Daniella Perez, em 1992? Acredite se quiser, o criminoso agora é pastor evangélico e, claro,  apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-ator voltou a ganhar atenção por conta da estreia da minissérie documental "Pacto Brutal", obra em cinco episódios que conta a história do brutal assassinato. No início da pandemia, em 2020, quando Bolsonaro convocou seus apoiadores a irem às ruas contra o isolamento social, ele ganhou apoio de Guilherme de Pádua. A atriz foi assassinada a tesouradas no dia 28 de dezembro de 1992 e seu corpo foi encontrado pela polícia em um matagal na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes