Ir para o conteúdo

Dito & Feito - SÓ UM GOLPE SALVA – O que está por trás do 7 de Setembro de Bolsonaro

Charge bolsonaro 7 de setembro
Charge bolsonaro 7 de setembro

A manifestação do dia 07 de setembro não tem nada de política ou de comemoração  da Pátria amada idolatrada salve, salve! Na verdade, o que vamos ver hoje é uma “estratégia golpista“ de Bolsonaro para salvar mandato que está derretendo entre seus dedos. Isto porque o presidente, em quase três anos de mandato não  governou, só atacou, xingou, fez campanhas debochadas contra a vacina da Covid-19 – nunca teve um programa nacional de prevenção à pandemia –, agrediu ministro do STF,  culpou o PT por tudo, esquecendo que o presidente é ele, pediu arrego ao Centrão – a “velha política que ele tanto condenava –,fez vista grossa para invasão de garimpeiros em terras indígenas, para a devastação e queimadas da Amazônia, atacou a democracia e a todo momento ameaça fazer uso das forças armadas para interromper pela força, o processo democrático . Isso  para citar apenas alguns problemas.

O presidente que antes de ser eleito disse que iria acabar com a reeleição, agora  só pensa em fazer campanha, só pensa na eleição de 2022.  Como citou o âncora da Globo, Merval Pereira, a verdade é que Bolsonaro  “continua sendo um deputado do baixo clero, que está na presidência da República por um acaso do destino, e de lá não quer sair”. Então, para se manter no cargo,  o ex-capitão  só vê uma saída: dar um golpe de Estado e “ser um ditador totalitário, inclusive não se submetendo a qualquer junta militar, como ocorria na ditadura para ter todo o sistema de justiça nas mãos e, assim, livrar-se da cadeia junto com os filhos”. Logo, o 7 de setembro é apenas o pano de fundo para um tentativa desesperada de se agarrar ao poder.

Pode ficar inelegível

Mas ex-capitão só não atentou para um detalhe.

De acordo com o jornal Estadão, ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já discutem nos bastidores uma estratégia jurídica que pode deixar inelegível para a eleição de 2022.

Vai ter que provar

E isso pode se concretizar através de  um inquérito administrativo instaurado no TSE em resposta a uma transmissão ao vivo realizada pelo presidente, em julho, acusando o tribunal, sem provas, de fechar os olhos para evidências de manipulação em urnas eletrônicas.

O que sai da boca do homem

Na visão desses magistrados, a depender do que acontecer e o tom adotado por Bolsonaro em seus discursos, os atos de 7 de Setembro poderão fornecer ainda mais provas contra o chefe do Executivo.

O entendimento prévio é de que, uma vez configurado algum crime, o presidente poderá ter sua candidatura negada pela Justiça Eleitoral no ano que vem.

Que nem tucunaré

Mas uma vez, como disse o senador Omar Aziz (PSD-AM), o presidente, como “tucunaré”, morre pela boca.

Não duvide

É bom lembrar que por menos que isso ( apenas uma “pedalada”) , tiraram um mulher honesta do cargo: a presidente Dilma Rousseff (PT).

Não baixa conta da  luz

E por falar em Aziz, o presidente da CPI da Covid se declarou contrário às manifestações organizadas pelo governo para dia 7 de setembro. Em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (3), o parlamentar disse que os problemas socioeconômicos do Brasil não serão resolvidos por meio dos atos.

— Essa movimentação do 7 de setembro não vai diminuir o preço do gás, do feijão, da luz […] Até o sorvete sofre com o aumento do preço da gasolina – disse Aziz.

Declaração foi dada em entrevista à Globo News

“Vamos te matar”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi ameaçado, nesta segunda-feira (6/9), pelo ex-policial militar de Minas Gerais Cássio Rodrigues Costa Souza.

Cadeia nele!

Em um post publicado nas redes sociais, o ex-PM diz que vai matar o magistrado durante as manifestações do Dia da Independência.

“Terça-feira (7 de setembro) vamos te matar e matar toda a sua família, seu vagabundo”, escreveu no Twitter.

“Advogado de merda”

O ex-policial foi mais além.

“Seu vagabundo, advogadinho de merda do PCC. Sou policial militar e nós militares te eliminaremos”, disse.

Cartão vermelho

Após a publicação viralizar na internet, a conta do homem foi excluída definitivamente do Twitter por infringir as regras da plataforma. No entanto, a mensagem foi replicada em outros canais. O policial não colocou foto no perfil. A página apresentava apenas uma imagem do jogador de futebol Hulk, do Atlético Mineiro.

O cinema sem Belmondo


Morreu nesta segunda-feira, 6/9, hoje, aos 88 anos, o ator francês Jean-Paul Belmondo.

O astro francês que se popularizou estrelando os filmes de Jean-Luc Godard, como o clássico "Acossado", não teve a causa da morte revelada.

Homem do Rio

Belmondo, contudo, não teve sua carreira reduzida apenas aos filmes do clássico diretor.

E um detalhe em especial chama atenção em sua biografia, especialmente aos fãs de cinema brasileiros: a obra "O Homem do Rio" (originalmente em francês L'Homme de Rio).

O filme, uma  coprodução franco/italiana de 1964, teve algumas cenas rodadas em cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, e uma recém-fundada Brasília.

Filmou em Manaus

Algumas cenas também foram filmadas em Manaus, mais precisamente uma sequência de perseguição filmada sobre as palafitas flutuantes do igarapé de Manaus, a chamada “Cidade Flutuante”,

Cidade flutuante

A “Cidade Flutuante” seria demolida logo em seguida pelo governador Arthur César Ferreira Reis, o primeiro governante da ditadura que se instalou em 1964.

Golpe on line

As vendas pela internet trouxe diversos benefícios para os consumidores. Além da locomoção até as lojas físicas não ser mais tão necessária, boa parte dos produtos são encontrados por preços mais baixos em alguns aplicativos de vendas on-line.

Porém, é preciso ter cuidado já que muitos golpes são praticados justamente atraindo pessoas nas plataformas virtuais com preços baixos.

Fique esperto

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon), alerta para os perigos e as formas de se prevenir dos crimes que ocorrem nesses sites e aplicativos.

Não pague às cegas

É de suma importância analisar os perfis dos vendedores desses sites, o número de vendas que efetuaram.

Efetuar pagamentos às cegas é um risco.

Armadilhas virtuais

O delegado do Consumidor, Eduardo Paixão, enfatiza que preços muito abaixo do mercado, geralmente, são armadilhas para que o consumidor caia em golpes.

Alerta foi feito pela Decon

O santo desconfia

Segundo a autoridade policial, o indivíduo que fica ligado apenas nos valores baixos dos produtos acaba, muitas vezes, sendo vítima de estelionatários.

— Não foque em preços muito abaixo do mercado, pois é indício de que você incorrerá em erro –, completa.

Com todo o gás

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária de serviço público de distribuição e comercialização de gás natural (GN) no estado, anunciou que bateu recorde histórico.

A venda de GN atingiu o melhor patamar mensal em julho. Foram comercializados, no mês, em média 5,55 milhões de m³/dia.

A economia proporcionada pelo combustível e a praticidade do fornecimento são as principais razões deste desempenho.

Produção de GN bateu recorde 

Perguntar não ofende

Então, se o gás está mesmo bombando, por que não reduziu a tarifa de luz elétrica e a bandeirada do táxi, como foi anunciada durante a construção do gasoduto?

Lamento indígena

Durante fala emocionada na Comissão de Meio Ambiente (CMA), a líder mundurucu Alessandra Korap descreveu como branca e barrenta a água do Rio Tapajós, curso d’água que nasce em Mato Grosso, banha parte do Pará e desagua no Rio Amazonas, em frente à cidade de Santarém, a cerca de 695 quilômetros de Belém.

Contendo 6% das águas da Bacia Amazônica, a Bacia do Tapajós é mais uma área poluída e assoreada pelos garimpos que crescem vertiginosamente na Amazônia.

A morte do Tapajós

Korap disse que a Funai não está do lado dos povos indígenas. Eles só querem saber de mineração, de madeira, de deixar o rio sujo.

— A gente vê o Rio Tapajós, que é o mais lindo do mundo, infelizmente está sujo. Se você vai na beira do rio, principalmente entre Itaituba e Jacareacanga, a água é branca, branquíssima. A gente bota o remo e vê a lama que vem do garimpo – denunciou a índia mundurucu.

Chamada às falas

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) foi chamada na “responsa”.

Em depoimento prestado à Polícia Federal neste domingo (5),  a disse ser “legítimo a remoção de representantes de Poderes” e criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ao dizer que ele “ultrapassou os limites legais com suas decisões”.

E ataca Moraes

A deputada disse ainda ser “legítima a ‘remoção’ de quaisquer dos representantes dos Poderes constituídos segundo os mecanismos previstos na Constituição Federal”, citando ainda como exemplo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

ÚLTIMA HORA

LULA FALA À NAÇÃO  – “O  7 de setembro era o dia de compartilhar nossas conquistas, mas Bolsonaro “estimula a divisão, o ódio e a violência”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso nas redes sociais, nesta segunda-feira (6/9) defendendo a esperança e criticando o presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele divide o país.  Um presidente tem de saber somar forças e governar com este sentimento permanente, porque é dele que vem o exemplo para o país", destacou Lula em seu discurso, lembrando que os brasileiros estão na "fila do osso" enquanto o chefe do Executivo prefere chamar as pessoas para o confronto.

— Ao invés de anunciar soluções para o país, o que ele faz neste dia é chamar as pessoas para a confrontação. É convocar atos contra os poderes da república, contra a democracia, que ele nunca respeitou. Ao invés de somar, estimula a divisão, o ódio e a violência Definitivamente, não é isso que o Brasil espera de um presidente –, acrescentou Lula que termina o discurso dizendo que "o Brasil tem jeito".

O 7 de setembro era o dia de compartilhar nossas conquistas, a melhoria da qualidade de vida e o crescimento que colocou o Brasil entre as seis maiores economias do mundo. Mesmo nos momentos difíceis, era o dia de levar uma mensagem de fé e esperança na construção de um país soberano e mais justo, um Brasil verdadeiramente independente. Porque este é o papel de um presidente da república: manter acesa a confiança no presente e no futuro, mostrar que é possível superar os obstáculos –, comparou o ex-presidente.

ORGULHO

Freddie Mercury (no traço de Funni)  completaria 75 anos neste domingo, 5 de setembro e o canal oficial do Queen no YouTube lançou um tributo: um vídeo incrível para homenagear o ex-vocalista da banda. O vídeo começa com uma entrevista clássica em que o astro do Rock reflete sobre si mesmo e diz o que deseja para seus fãs. O guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor também fizeram posts no Instagram lembrando do amigo de tantas jornadas.

Com uma série de pinturas com o rosto de Freddie, Brian escreveu:

“Feliz aniversário Freddie. Aproveite este passeio pelas encarnações e humores de Freddie através dos olhos do artista extraordinário @nenu_ph – um dos artistas mais visionários que temos a sorte de ter aqui em nossa comunidade do Instagram”. Na legenda, Brian disse que Freddie é “meu cantor favorito” e diz “Eu sinto que estou olhando nos olhos de Freddie. Feliz 75 anos, caro amigo. Bri”, finaliza.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes