Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Serafim condena a ameaça de golpe de Bolsonaro

Ao fazer acusações sem provas de que há fraude no sistema eleitoral brasileiro e de que a urna eletrônica não é auditável, o   presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) traça uma narrativa antidemocrática, inconsequente, que tem um único objetivo: o golpe.

O líder do PSB disse que em sua longa carreira política disputou 16 eleições. Cinco delas na  urna de pano. Perdeu três e ganhou duas. Onze eleições foram disputadas na urna eletrônica. Onde ele ganhou três e perdeu oito.

— Então, eu poderia ter tudo a dizer contra a urna eletrônica, já que perdi muito mais do que ganhei. Mas a urna eletrônica é segura, ela é auditável.

Para Sarafa, Bolsonaro tem a clara intenção de insuflar apoiadores em defesa do voto impresso e contra o judiciário, após ver sua popularidade derreter diante de uma administração fracassada no combate à pandemia do novo coronavírus.

Ditadura nunca mais

O parlamentar concluiu lembrando que o Brasil viveu sob uma ditadura por 21 anos  e que não é possível assistir às ameaças de golpe do  presidente sem reagir em defesa da democracia.

— Nós ficamos 21 anos fora do Regime Democrático e voltamos em um grande acordo nacional conduzido por Tancredo Neves, por Petrônio Portela, por Aureliano Chaves, por Ulysses Guimarães. Não podemos agora jogar tudo isso fora dando chance para um inconsequente, como tem sido o presidente.

Derrota política

E por falar em voto impresso, o próprio Bolsonaro já adite que a tendência é que a proposta de adoção do voto impresso para as urnas eletrônicas seja rejeitada na comissão especial que trata do assunto.

Culpa do Barroso

Mas, como é do seu estilo, a culpa disso  não é dele, é de outro. Jair acusa o o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de interferir na eventual derrubada da matéria.

—  O ministro Barroso foi para dentro do Congresso brasileiro, se encontrou com vários líderes e no dia seguinte, vários desses líderes começaram a trocar os integrantes da comissão por aqueles que votariam contra o voto impresso –, acusou Jair.

CPI não quebra...

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), informou que o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou o requerimento apresentado para quebrar o sigilo da rádio Jovem Pan.

... Sigilo de imprensa!

Aziz disse que o próprio senador Renan ficou chateado porque não tinha conhecimento e pediu para retirar.

—  Acho que não cabe a nós estar quebrando sigilo de rádio e televisão –, disse Aziz na manhã desta terça-feira.

Descontração na CPI

Na retomada da CPI após o recesso, o senador Omar Aziz fez uma  pergunta à senadora Leila Barros (PSB-DF):

— Senadora, assistindo aos jogos da seleção de vôlei nas Olimpíadas de Tóquio, a senhora não tem saudades daquele tempo?

Memórias olímpicas: Leila (hoje senadora) nos tempos da seleção de vôlei

Cortada de esquerda

A senadora riu e em seguida Omar complementou:

— Confesso que a jogadora de vôlei Leila me deu muitas alegrias mas também me fez muita raiva. Quando a senhora cortava com a esquerda e errava, eu ficava furioso (risos). E hoje o destino nos coloca aqui, frente a frente.

A hora dos generais

Seguindo o estilo Bolsonaro, o governador Wilson Lima também colocou no cargo de secretário da Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP-AM),  um general. Quem substitui o coronel Louismar Bonates, é o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur.

A justificativa para Bonates deixar o cargo é a aquela famosa frase “por motivos de saúde”.

Nas asas da Azul

São Gabriel: o paraíso ligada diretamente a Manaus pela nova rota da Azul Linhas Aéreas

O Amazonas ganhou, nesta  terça-feira (03), o uma nova opção de rota aérea entre a capital e o município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). O destino aéreo é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Azul Linhas Aéreas.

O voo inaugural decolou por volta das 8h30, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, e trouxe aos amazonenses de ambas as localidades motivos para comemorar.

Terminal pesqueiro

O deputado estadual Felipe Souza (Patriota) defende a construção de um Terminal Pesqueiro Estadual no Porto Hidroviário do São Raimundo.

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (03), o parlamentar destacou a importância da medida que segundo ele, vai proporcionar aos pescadores armazenar os peixes em frigoríficos e praticar preço justo.

O povo quer saber

Não seria melhor investir para resgatar o terminal construído pelo ex-prefeito Serafim Corrêa que foi abandonado por seus sucessores?

Tudo  que o mestre mandar

Segundo o exemplo do capitão, o coronel Alfredo Menezes organizou, domingo passado, 01,uma motociata no município de Itacoatiara. Ao final, cumprindo o desejo do chefe,  participou de um ato em defesa do voto impresso auditável. Menezes e os demais motoqueiros de direita fizeram tudo de acordo como o mestre mandou.

Carne e unha

Menezes é aquele coronel de pijama que se diz “carne e unha” com o presidente, mas foi retirado do cargo de superintendente da Suframa por determinação do “amigão do peito” e não teve apoio para se eleger prefeito de Manaus, ficando na lanterna.

ÚLTIMA HORA

Reverendo mente, chora, admite culpa e pede desculpas ao Brasil

Falso profeta: Na CPI, o reverendo Amilton chora, admite culpa e pede desculpas ao Brasil

O reverendo Amilton Gomes de Paula, fundador da ONG Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários) e citado como um intermediador entre o governo federal e empresas que ofereceram vacinas sem comprovar a entrega dos imunizantes, chorou na tarde desta terça-feira (3) em depoimento à CPI da Covid.

Pressionado pela cúpula da comissão, ele acabou desabafando logo após ser duramente questionado pelo senador governista Marcos Rogério (DEM-RO). "O maior erro que eu fiz foi abrir a porta da minha casa em Brasília. Eu abri a porta da minha casa num momento em que eu estava enfrentando a perda de um ente querido da minha família. E eu queria vacina para o Brasil", afirmou. "Eu tenho culpa, sim. Eu peço desculpa ao Brasil."

Sem explicar exatamente qual foi seu erro, Gomes de Paula afirmou que o que fez "não agradou, primeiramente, aos olhos de Deus".

ORGULHO

Anitta, no topo da carreira, agora é membro da Academia Latina da Gravação

O baile de favela está mesmo no topo das paradas e o funk que ganhou o mundo é agora Grammy. Após o ritmo ser reconhecido como um subgênero das categorias de música urbana, a Academia Latina da Gravação anunciou seu mais novo membro: Anitta.  Como membro da Academia, Anitta tem o benefício de apresentar o seu próprio material, assim como de qualquer outro artista, a ser considerado durante o processo de premiação do Grammy Latino. Além disso, os membros poderão fazer parte do processo de votação, escolha de vencedores, entre outros benefícios.  Por meio de um post no Twitter, o Grammy Latino compartilhou um vídeo de Anitta nesta terça-feira, 3. “Por sua participação no Latin GRAMMYs, @Anitta pode não só celebrar sua herança brasileira, mas também explorar a música em espanhol. Saiba mais sobre todas as culturas e gêneros musicais representados em nós #LatinGRAMMY”, escreveu.

VERGONHA

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, foi investigado pela procuradoria  do estado, nos Estados Unidos. A apuração, concluída nesta terça-feira (3), revelou que Cuomo assediou sexualmente onze mulheres, incluindo ex e atuais funcionárias de seu escritório. Cuomo nega a acusação. Letitia James, procuradora-geral de Nova York, revelou em entrevista coletiva que o "governador Cuomo assediou sexualmente várias mulheres". Ela afirmou ainda que as ações de Andrew são crimes que violam as leis estaduais e federais. De acordo com a emissora NBC, o governador fazia comentários sexuais e agarrava as vítimas. "Esta investigação revelou uma conduta que corrói a própria estrutura e caráter de nosso governo estadual e ilumina a injustiça que pode estar presente no mais alto nível do governo", informou James.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes