Ir para o conteúdo

Dito & Feito: SEM RESPEITO, SEM MEMÓRIA E SEM VERGONHA - Estátua de Chico Mendes é derrubada no Acre

A estátua do ambientalista Chico Mendes, que fica na Praça Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, foi arrancada por vândalos na última sexta-feira (1º).

A estátua do ambientalista Chico Mendes, que fica na Praça Povos da Floresta, no Centro de Rio Branco, foi arrancada por vândalos na última sexta-feira (1º). O crime foi denunciado pela filha do ambientalista Ângela Mendes nas rede sociais.

Na noite desse sábado (2), Ângela gravou um vídeo no local mostrando que a estátua ainda continuava no chão. Ela fez um desabafo e pediu providências do poder público.

— Essa é a cena. A estátua do meu pai totalmente abandonada. A gente está percebendo claramente qual a importância que esse governo tem dado à trajetória, a história do ambientalismo no estado e no Brasil. A gente está falando da imagem do patrono nacional do meio ambiente, uma pessoa reconhecida nacional e internacionalmente, mas que aqui, em seu estado, é tratado com todo esse descaso –, lamentou.

Rasgando a história

Para um país desmemoriado não custa nada lembrar.

Chico Mendes foi morto com um tiro de escopeta em 22 de dezembro de 1988 enquanto tomava banho nos fundos de casa, uma semana antes, o líder seringueiro havia completado 44 anos.

Chico Mendes, que morava em Xapuri, cidade do interior do Acre, é conhecido nacionalmente e internacionalmente como ativista ambiental.

Lula lamenta

O ex-presidente e pré-candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva usou o Twitter para se posicionar sobre a derrubada da estátua do líder seringueiro Chico Mendes, que fica no Centro de Rio Branco.

Em seu perfil oficial, ele disse que o ato mostra uma tentativa de tentar apagar o legado de Chico Medes.

—  Assassinaram Chico Mendes e isso não matou suas ideias. Os que vandalizaram sua estátua em Rio Branco também tentam apagar sua memória, mas também não terão sucesso – publicou o pré-candidato a presidente .

Milionários “Lularam”

O pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) almoçou, nesta terça-feira (5/7), com executivos na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Conforme informou o Estadão, o ex-presidente foi bem recebido e demonstrou que quer abrir diálogo com os setores produtivos.

Peso pesado

Os executivos presentes no encontro foram: Carlos Alberto Sicupira (3G Capital), João Moreira Salles (Itaú), Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco), Luiza Trajano (Magazine Luiza).

Comissão de frente

Ele foi acompanhado do vice na chapa ao pleito, Geraldo Alckmin, do pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad e do economista Aloizio Mercadante.

Guedes no paredão

Os deputados Sidney Leite (PSD-AM), Bosco Saraiva (Solidariedade-AM) e José Ricardo (PT-AM) colocaram pra cima do ministro Paulo Guedes.

Eles aprovaram nesta quarta-feira (6), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados – presidida por Leite –,  a convocação do ministro da Economia.

Guedes vai ser sabatinado s/obre os  dois decretos (10.979/22, 11.047/22) que reduziram a tributação sobre um conjunto de produtos manufaturados.

Impacto sobre a ZFM

Os deputados querem debater com Guedes o impacto das medidas sobre a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Eles alegam que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para todo o Brasil não considerou as especificidades da ZFM.

Tem que ir

Foram aprovados dois requerimentos de convocação, apresentado pelos deputados A data da audiência pública com o ministro ainda será definida.

Por ter sido convocado, o ministro é obrigado a comparecer.

Lula em Manaus

O núcleo da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, começa a definir o roteiro de cidades a serem visitadas pelo petista durante a campanha e onde ocorrerão atos políticos.

No roteiro para a Amazônia, Manaus seria visitada depois de Belém. Mas agora as datas foram trocadas, de acordo com o deputado federal José Ricardo (PT-AM).

—  Lula vem primeiro a Manaus, entre ou dia   27 ou 28 de julho, a data ainda não está confirmado – disse Zé ao blog.

Fórum em Belém

A data foi invertida porque Lula vai participar do  X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que será realizado no Campus da Universidade Federal do Pará, no bairro do Guamá, em Belém, no período de 28 a 31 de julho deste ano de 2022.

Ronda na escola

O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) apresentou nesta terça-feira (05/7), uma indicação à Prefeitura de Manaus para a criação do programa Ronda Municipal Escolar.

É uma boa sacada e tomara que a sugestão seja aceita.

Segurança preventiva

A ideia do vereador é que a Guarda Municipal tenha um programa específico de equipes de guardas direcionadas especialmente para atenção na segurança das unidades de ensino da rede pública municipal.

A roda deverá trabalhar de forma preventiva no combate ao vandalismo, furtos e arrombamentos nas escolas da capital amazonense.

ÚLTIMA NOTÍCIA

Casagrande deixa a Rede Globo – “Foi um alívio para os dois lados”

Nesta quarta-feira (06), Walter Casagrande anunciou a saída da TV Globo. O comentarista esportivo disse que pretende seguir a própria estrada e explicou que a decisão foi um alívio para ele e para a emissora.

— Vim aqui para comunicar a vocês que, depois de 25 anos na TV Globo, seis copas do mundo, cinco finais, três Olimpíadas, e diversas finais de campeonatos por aí, meu ciclo acabou. Estou saindo da TV. Vou seguir a minha estrada. Foi um alívio para os dois lados –, disse ele no Instagram.

ORGULHO

A Feira do Paço (foto), da Prefeitura de Manaus, está de volta. A tradicional feira de rua que traz nesta edição muita música, dança, artes visuais, teatro, artesanato e gastronomia será aberta no fim de semana e vai do dia 9 até o dia 10 de julho, das 16h às 22h. O evento acontece no entorno da praça Dom Pedro II, localizada na rua Bernardo Ramos, entorno de Manaus. Na programação musical, no sábado, 9/7, os shows ficam por conta do cantor Nicolas Jr. e do trio Agenor, Agostinho e Léo. Já no domingo, 10/7, se apresentam o grupo Casa de Caba e o músico Rafael, da banda Alaídenegão.

VERGONHA

Dois em cada três processos de investigação por assédio sexual na administração pública federal terminaram sem qualquer penalidade, segundo dados fornecidos pela CGU (Controladoria-Geral da União). Os dados são do jornal  Folha de S. Paulo.

De 2008 até junho de 2022, foram instaurados 905 processos correcionais para apurar casos de assédio sexual, dos quais 633 foram concluídos e outros 272 ainda estão em andamento. Entre as investigações já finalizadas, 432 chegaram ao fim sem punição, o que representa 65,7% do total. As demais resultaram em advertência (41), suspensão (90) ou demissão (95) do agressor.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes