Ir para o conteúdo

O presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida (sem partido), voltou a cutucar o quadro da saúde no Amazonas. Mas, dessa vez, o parlamentar acusa e dá nome aos bois.

Em alguns casos, David disse que faltam nas unidades hospitalares do interior, itens básicos para atendimento de pacientes, como dipirona e álcool a 70%, equipamentos como máquina de Raios-X, além da inexistência de profissionais especializados.

Estado de calamidade

David alardeou que a saúde em Tonantins, município do Alto Solimões, está em estado de calamidade. Ele garantiu que vai cobrar dos responsáveis, soluções para os problemas enfrentados pelo município no setor.

Abandono

— É lamentável o abandono do Estado com a rede de saúde pública de Tonantins. Atualmente, a unidade funciona com apenas três enfermeiros, detonou o parlamentar durante visita ao município.

Perdendo vidas

De acordo com parlamentar, no município não há médico fixo.

— Nós estamos em uma situação muito difícil, sem médicos, sem medicamentos e sem estrutura. Estamos perdendo vidas por falta de estrutura, contou um cidadão durante a visita de David ao município. 

Dia D na Eletrobras

A comissão mista responsável pela análise da medida provisória (MPV) 814/2017, que autoriza a privatização da Eletrobrás e de suas subsidiárias, votará seu plano de trabalho nesta quarta-feira (21).

Quanto vale 

A estatal é responsável por um terço da geração de energia no país e tem valor patrimonial avaliado em R$ 46,2 bilhões, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.

Braga comanda

A comissão que analisa a MP foi instalada no dia 6 de março e é presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) ocupa o cargo de relator.

MP altera o setor

A medida provisória altera leis relacionadas ao setor elétrico e permite que a Eletrobrás e suas controladas, incluindo a Amazonas Energia, sejam incluídas no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Um bolo só

Onde se lê Eletrobrás e controladoras, leia-se também Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE).

No olho do furacão

Do prefeito Artur Virgílio, ao visitar as obras da avenida Djalma Batista, que deixou o trânsito de Manaus de pernas pro ar.

– É uma obra séria e preventiva. Sabemos do impacto no trânsito e na vida das pessoas, mas, acima de tudo, nos preocupamos com a segurança de quem trabalha e de quem utiliza a via todos os dias.

Sem medo

Virgílio garantiu que o serviço na Djalma será definitivo. E disse que ficou surpreso ao saber que, durante as escavações, foi encontrada uma intervenção superficial nesse local da obra, feita em gestões passadas.

— Não tivemos medo de enfrentar o problema de frente e estamos fazendo o trabalho como deveria ser feito.

Agora é pra valer

O prefeito observou que é uma rede antiga e que poderia colocar em risco a vida das pessoas.

— Por isso, tomei a decisão de fazer o que fosse necessário para solucionar o problema de drenagem na Djalma Batista.

Minirreforma Eleitoral

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) promoveu, na manhã desta segunda-feira (19), no auditório Beth Azize, o curso intitulado “Alterações introduzidas pela Minirreforma Eleitoral”.

O que muda

Entre outros pontos, a Minirreforma Eleitoral de 2017 veta candidaturas avulsas, muda as regras de domicílio eleitoral estabelece o parcelamento de multas em até 60 meses a candidatos que desobedecerem a legislação.

X

Além da extinção da propaganda partidária nas emissoras de rádio e televisão.

A marca de Marielle

Os números, por si só, confirmam a competência e seriedade da vereadora Marielle Franco (PSOL). Em pouco mais de um ano, a parlamentar apresentou cerca de 20 projetos de lei. Dois foram aprovados.

Não fugia da luta

As propostas de sua autoria que não chegaram à aprovação tratam da elaboração de um dossiê sobre a vitimização feminina, a implementação de uma campanha contra o assédio sexual e o apoio ao desenvolvimento cultural do funk.

Contra a homofobia

Ela também propôs a celebração de datas como a da luta “contra o encarceramento da juventude negra” ou a do enfrentamento contra a homofobia.

APLAUSOS

Para a Versace, que anunciou o fim das peles de animais nas roupas que produz. Donatella Versace, da empresa italiana de moda, disse na semana passada em entrevista à revista The Economist 1843 que a empresa da família não quer mais empregar o material porque “não se sente bem”. “Pele? Estou fora disso”, disse Versace. “Eu não quero matar animais para fazer moda”.

VAIAS

Para o vereador pastor Ezequiel Bueno (PRB-PR), que lamentou a contratação de Pabllo Vittar para show em Ponta Grossa — uma “cidade de família”, segundo ele. Ele chegou a ameaçar prender a artista e negou que seu discurso na Câmara Municipal tivesse caráter homofóbico. O pastor Ezequiel Bueno (PRB-PR) gerou revolta de fãs, entidades LGBT e defensores da diversidade sexual ao criticar que o município recebesse “esse tipo de show”.

*

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes