Ir para o conteúdo

Dito & Feito - São Raimundo exige que torcedor que ostentou símbolo nazista seja investigado

É triste ter que admitir , mas Manaus, infelizmente,  só vira manchete quando é de forma negativa, enquanto há tantas coisas boas e belas para mostrar ao mundo. Desta vez, a vergonha ficou por conta de uma imagem que circulou nas redes sociais neste fim de semana, após a partida entre São Raimundo-AM e São Raimundo-RR, pela Série D do Campeonato Brasileiro, que mereceu o repúdio da diretoria do clube amazonense – que venceu a partida por 2 a 1.  Nas arquibancadas, um torcedor chamou a atenção ao exibir uma tatuagem nazista: uma águia usada pelo partido nazista. A diretoria do São Raimundo-AM emitiu nota repudiando "um dos capítulos mais tristes da história da humanidade, se não o mais" e promete proibir a entrada do torcedor no estádio, tão logo ele seja identificado. Também prega que haja investigação criminal.

Repúdio

Na nota, o Tufão diz que vem a público repudiar  a atitude deste indivíduo em que nada representa a história do clube do povo.

“ O São Raimundo condena veementemente toda e qualquer manifestação favorável àquilo que foi uma das maiores máculas da história mundial", escreveu.

Barrado no jogo

"Este indivíduo, uma vez identificado, não mais adentrará as dependências do estádio. Além disso, encaminharemos formalmente uma denúncia aos órgãos criminais para que haja a devida investigação e persecução penal", completa o comunicado.

Identificado

O torcedor, identificado até o momento como André Lucas, 31, que trabalha como operador de informática, apagou as redes sociais, mas isso não será suficiente para escapar da investigação.

Conterrâneos

No dia dos  povos indígenas, nesta terça-feira (19), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) disse que  mostraria a sua luta para que seus conterrâneos vivam com dignidade e que “tenham direito a progredir com preservação em suas terras.

— Sem pedir esmolas ou vivendo na miséria com suas famílias enquanto seus “defensores” vivem no ar condicionado e comem filé –, ironizou.

Plínio Valério

... pero no mucho!

O discurso do senador tucano pode ser bonito, mas é dúbio. Povos indígenas já acusaram Valério de tentar legitimar a entrada de empresas de mineração na Terra Indígena (TI) Alto Rio Negro, onde a extração de minérios é rechaçada pela maioria dos 25 mil habitantes.

Carta bomba

Em carta divulgada pela Organização Baniwa e Koripako Nadzoeri, os indígenas acusam o senador é um notório defensor da mineração na Amazônia e da redução do tamanho de terras indígenas”, publicou o portal Brasil de Fato.

O que move o tucano

"Os interesses de grupos empresariais que desejam explorar as terras indígenas sem passar pela consulta livre, prévia e informada parecem mover o senador Plínio Valério", afirma nota de repúdio pelos Baniwa e Koripako Nadzoeri.

Perguntar não ofende

Quem fala a verdade,  Plínio Valério que se diz defensor de seus "conterrâneos" indígenas ou os indígenas que acusam o senador de defensor de  mineradoras em suas terras?

Política Genocida

Nesta terça (19), no chamado "Dia do Índio", o mesmo portal, Brasil de Fato, explica como o governo Bolsonaro – que o senador amazonense apoia –,  colocou em prática uma política que, segundo as próprias organizações indígenas, não pode ter outro nome: é uma política genocida.

General Custer”

Antes de ser eleito, Jair Bolsonaro já se autodeclarava inimigo dos indígenas. Para quem acha que é exagero chamar ele de genocida, em 1998 ele disse à imprensa:

— Pena que a cavalaria brasileira não tenha sido tão eficiente quanto a americana, que exterminou os índios.

Cemitério indígena

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta terça-feira, 19/4, no Dia do Índio, o primeiro cemitério indígena urbano do Brasil em Manaus “Yane Ambiratá Rendáwa Bara Upé”.

Localizado no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, o espaço conta com 216 gavetas em cada um dos cinco módulos, totalizando 1.080 espaços.

Ritual indígena na inauguração do cemitério  "Yane Ambiratá Rendáwa Bara Upé”. 

Espaço sagrado

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal destacou que 353 anos depois da fundação da cidade, os indígenas de Manaus passam a ter um novo espaço sagrado.

— São 353 anos de indiferença e esquecimento. Mas,  hoje estamos entregando esse cemitério indígena, que é o primeiro do Brasil, para que essa memória ancestral possa ser celebrada e cultuada – disse  prefeito.

Marília Maravilha

Na noite desta segunda-feira (18), no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, o time feminino do Cruzeiro goleou o Flamengo por 4 a 2, com quatro gols da atacante amazonense Marília.

Joia do Amazonas

Natural de Manaquiri (AM), a jogadora de 19 anos foi revelada pelo Iranduba em 2019.

Marilia está no Cruzeiro desde 2021 e a tem no currículo convocações para a Seleção Brasileira sub-20..

Falta médico

O deputado José Ricardo (PT-AM) pede que sejam nomeados 900 profissionais concursados para o Hospital Universitário Getúlio Vargas, na capital amazonense.

O deputado conta que a instituição possui 300 leitos de internação, mas, segundo ele, apenas 70 estão sendo usados, devido à falta de profissionais.

Força está com Lula

O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, confirmou o compromisso do partido em apoiar a candidatura de Lula à Presidência, após uma breve crise entre o deputado e o PT.

Magoou

Paulinho foi vaiado durante um evento com sindicalistas na última quinta-feira, 14, o que o levou a falar com o ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, e com a terceira via.

Agora vai

Após encontro com Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, na sede do Instituto Lula, em São Paulo, Paulinho defendeu a ampliação de alianças.

Cara a cara

Lula e Bolsonaro vão ficar cara a cara em solenidade pelos 200 anos da Independência

Lula e Jair Bolsonaro deverão se encontrar pessoalmente durante a sessão do Congresso Nacional para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, no próximo 8 de setembro.

O chefe de governo e ex-presidentes serão convidados para a solenidade. A informação é de Kennedy Alencar, no UOL.

Bem na foto

O senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Curadora do Bicentenário da Independência, observa que quem for a essa sessão mostrará o seu compromisso com a democracia brasileira e com uma conquista histórica do país.

—  Quem faltar perderá a oportunidade de estar na foto dos 200 anos de independência do Brasil em relação a Portugal e de tudo o que isso representa do ponto de vista histórico –, diz o

ÚLTIMA HORA

Presidente do TSM fiz que denúncias de tortura "não estragou a páscoa de ninhguém. "A minha não estragou!"

Presidente do Tribunal Superior Militar, Gomes Mattos, também debochou das denúncias de tortura

Na primeira sessão do Superior Tribunal Militar (STM) após divulgação de áudios que comprovam torturas durante a ditadura, o presidente da Corte, Luis Carlos Gomes Mattos, chamou a notícia de "tendenciosa" e afirmou que a Justiça Militar não tem "resposta nenhuma para dar". O militar disse que, sem dúvida, "nós somos quem cuida da disciplina, da hierarquia, que são os nossos pilares das nossas Forças Armadas". E por isso "nós não temos resposta nenhuma para dar. Simplesmente ignoramos uma notícia tendenciosa daquela que nós sabemos o motivo, né?”, afirmou.

— Garanto que não estragou a Páscoa de ninguém. A minha não estragou. A gente fica incomodado que vira a mexe que não tem nada para buscar hoje, e vão rebuscar o passado. E é sempre assim — disse Gomes Mattos nesta terça-feira.

ORGULHO

Telescópio Cosmos

O professor do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) do campus de Bauru (SP) se encantou com o resultado final de um trabalho de uma orientanda para o programa de iniciação científica de ensino médio.

Helen Belmonte, de apenas 14 anos, é estudante do primeiro ano do ensino médio e moradora de Santa Bárbara d'Oeste (SP). Devido à paixão pela astronomia, começou a ser orientada remotamente pelo professor do observatório, Rodolfo Langhi, em um projeto sobre meteoros. No último sábado (16), ela deu mais uma demonstração do seu olhar atento aos astros. Enquanto visitava parentes em Itapagipe (MG), Helen registrou a lua cheia no horizonte com o uso apenas de um celular acoplado em um telescópio artesanal construído para venda, cujo nome é Telescópio Cosmos.

VERGONHA

Povos indígenas e MST juntos

Nos últimos três anos, o desmatamento em terras indígenas na Amazônia foi multiplicado por 1,7 quando comparado com a média de 2016 a 2018. Já o desmate para a mineração ilegal dobrou entre 2018 e 2019, o primeiro ano da gestão do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento é do MapBiomas. Projeto que reúne universidades, organizações ambientais e empresas de tecnologia, o MapBiomas analisou dados do Deter (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para compor esse retrato.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes