Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Salles em Manaus para pé de ouvido com Wilson

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não arreda pé de sua intenção de instalar, em Manaus, a Secretaria da Amazônia. O principal foco da pasta seria descentralizar as ações federais para o desenvolvimento sustentável da região. No entanto, ao menos por enquanto, a coisa está na base do vai não vai. Sem divulgar publicamente detalhes sobre o funcionamento do novo órgão, o ministro discutirá o assunto com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), no próximo sábado, durante evento na capital do estado. Para isso, confirmou , nesta segunda-feira (27/1), viagem a Manaus.

A sete chaves

O  Ministério do Meio Ambiente a decisão de Salles vir a Manaus uma semana após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro sobre a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, e da Força Nacional Ambiental.

A pasta, no entanto, não deu detalhes da pauta do encontro com o governador, que está sendo mantida a sete chaves.

Sabadão

Consultada, a assessoria de Wilson Lima informou que a criação da secretaria será um dos principais temas da agenda de sábado.

Na ocasião, Salles deve participar da solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

Segundo as conversas iniciais, o prédio da nova esse local vai abrigar o novo órgão federal.

Simples, pero no mucho!

A Reforma Tributária é um ninho de convergências, mas existem muito mais divergências.

Quem pensa assim é o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB). Em palestra Fecomércio (Federação do Comércio) o parlamentar observou que sempre que o assunto é a reforma “a primeira coisa que vem é simplificação”.

Manicômio tributário

Para provar que a coisa não é tão simples assim, Sarafa analisou que o Brasil tem 400 mil normas. É impossível alguém dizer que conhece todas as normas.

— E o Direito Tributário Brasileiro é conhecido como “manicômio tributário”.

Choque de interesses

Para Serafim, o primeiro obstáculo para a simplificação dos tributos no Brasil são as fontes de renda de determinadas corporações, ou de determinados setores.

— Há um choque de interesses. O primeiro desafio da Reforma Tributária é a gente fazer uma agenda, saber quais são os conflitos e como serão dirimidos –, avaliou Serafim.

Zé 13 presta contas

Será nesta quinta-feira  (30/1), às 8h30, a reunião do pré-candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT) com sua base de apoio.

No encontro, que acontecerá no Centro Arquidiocesano São José, o petista participa de um bate-papo com a imprensa, onde  prestará contas do seu 1° ano de mandato e ações para 2020.

Lança livro

Zé Ricardo  também terá manhã de autógrafos, no lançamento do seu livro de artigos,  que contará com a participação de Dom Sérgio Castriani.

Meta para 2020

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa promete intensificar as suas  ações em 2020.

Quem garante é o deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da comissão.

A todo vapor

De acordo com JL, um cronograma de trabalho com mutirões de atendimento, blitz, fiscalizações, reuniões técnicas e audiências públicas será executado ao longo do ano.

Tanto na capital quanto no interior.

— Temos uma longa batalha pela frente no que se refere à qualidade da prestação de serviços públicos, como água, energia elétrica, telefonia e internet –, avisa.

Bye, bye Globo

Prossegue a degola no elenco da TV Globo.

A emissora  confirmou que a atriz Bruna Marquezine não faz mais parte do elenco fixo da emissora carioca. Em nota, a Globo informou que Bruna manifestou a vontade de ter mais tempo para investir nos estudos.

“De comum acordo, o contrato não foi renovado”, diz a nota.

Bye bye Globo 2

Agora foi a vez de dois galãs renomados serem os próximos a deixar a emissora do plim plim.

Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari serão dispensados da Globo em breve.

Semáforo que apita

Manaus pode ter, muito em breve,  semáforos com sinais sonoros na cidade de Manaus.

Isto se for aprovado o projeto do vereador Isaac Tayah (DC), que já está tramitando na Câmara Municipal.

Grande sacada

O objetivo é facilitar a travessia de pessoas portadoras de deficiência visual e também evitar acidentes e atropelamentos.

Regina e  Surfistinha

A atriz Regina Duarte, que foi convidada para assumir a Secretaria Especial da Cultura, nem bem sentou-se à cadeira e já teve sua primeira batida de frente.

Durante reunião com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, defendeu o filme Bruna Surfistinha.

Bolsonaro  não quer

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, Marcelo Álvaro Antônio teria afirmado que Bruna Surfistinha é o exemplo de filme que o governo não deveria apoiar.

A mesma declaração foi dada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), na ocasião da transferência da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Profissão antiga

Regina Duarte teria respondido ao Ministro do Turismo que o filme não tinha problema nenhum, pois, além de ter classificação indicativa, retratava a profissão mais antiga do mundo, a prostituição.

Ela ainda reforçou que é uma artista e que seus possíveis colegas de governo não deveriam se esquecer disso.

EM ALTA

A cantora Anitta desceu o sarrafo na campanha por abstinência sexual, do governo federal, que deve ser lançada na semana que vem — a menos de 20 dias do Carnaval. Depois de chamar a campanha de “lojcura” Anitta disse que “imagina se os jovens no meio do Carnaval vão escutar isso, se vão pensar nisso”. Para a funkeira, essa decisão do governo é uma "grande hipocrisia" e o que as autoridades deveriam promover é educação sexual nas escolas.

‌EM BAIXA

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta terça-feira (28) por unanimidade, punir o ministro da Educação, Abraham Weintraub, com uma advertência. Em reunião fechada, o colegiado recomenda que Weintraub se "atente aos padrões éticos em vigor" segundo voto do relator. O ministro virou alvo da comissão em setembro, quando, a pedido dos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Paulo Pimenta (PT-RS), foi aberto um procedimento para apurar se houve desvio de conduta por publicações de Weintraub contra os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes