Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Quanto custa salvar um presidente?

As negociatas de Michel  Temer para salvar a própria pele estão ficando cada vez mais descaradas. Prestes a enfrentar mais uma votação na Câmara que vai definir o seu futuro, o presidente  voltou a recorrer à mesma estratégia que usou em agosto para barrar a primeira denúncia criminal: usar a máquina federal. A principal arma de Temer para garantir os 172 votos mínimos para barrar as novas acusações continua sendo a liberação de recursos de emendas parlamentares. Apenas em setembro o total empenhado para deputados e bancadas estaduais chegou a R$ 1 bilhão, segundo a ONG Contas Abertas. Já nos primeiros 20 dias do mês de outubro mais 812 milhões de reais foram liberados.

Já vimos esse filme

Com apenas 3% da população avaliando seu governo como bom ou ótimo, Temer tenta repetir entre os deputados o desempenho da primeira votação. Na ocasião, 263 votaram a favor do Planalto, bem acima dos 172 necessários.

É dando que se recebe

A nova “campanha” para garantir os votos e barrar a segunda denúncia inclui mais uma vez a distribuição de emendas parlamentares. Além da oferta de cargos e concessão de agrados específicos para bancadas da Câmara, especialmente a ruralista.

E tome dinheiro

No dia em que as novas acusações foram apresentadas, 14 de setembro, R$ 78 milhões foram liberados. No dia 19 de setembro, quando o Supremo encaminhou a denúncia à Câmara, foram mais 55 milhões de reais.

Descarrega no Rio

Entre as bancadas estaduais, a do Rio de Janeiro recebeu a maior fatia das emendas: 113 milhões. Na votação da primeira denúncia, o Estado garantiu 20 votos para Temer.

Perguntar não ofende

E a bancada do Amazonas, que vem garantindo todos os fatos para salvar o presidente – à exceção da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e dos deputados Hissa Abrão (PDT)  e Conceição Sampaio (PP) –, conseguiu quanto para o Estado?

Gasolina de avião

A alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação poderá ser no máximo de 12%. Um projeto de resolução (PRS 55/2015) do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (24) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).

Braga garante

A CI é presidida pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), que dá a garantia:

— Como contrapartida, as empresas aéreas se comprometeram a aumentar o número de voos em todo o país – adiantou o senador. A matéria segue para o Plenário em regime de urgência.

Planeta água

Reunidos desde o dia 23 de outubro, os estados que compõe a Amazônia vêm discutindo a gestão dos recursos hídricos, em encontro realizado no Acre. O encontro será encerrado hoje.

Agenda Azul

Batizado de “Agenda Azul da Amazônia”, o encontro do Acre quer alertar os governos que, essencial para a vida no planeta, a água é um recurso natural em abundância na Amazônia, mas tem sofrido severos impactos com os fenômenos ocasionados pelas mudanças climáticas.

Câmara avança

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Wilker Barreto, dá mais um importante passo em sua gestão. Lança hoje (25), às 10 horas, no plenário, o projeto Câmara Compartilhada.

O que é

Trata-se de projeto inédito no País que compartilhará conhecimentos e técnicas de diversos procedimentos legislativos com Câmaras Municipais do interior do Amazonas e de toda a região Norte.

Estarão presentes ao lançamento presidentes de diversas Câmaras de Vereadores do Amazonas.

Travessia da morte

Uma mulher foi morta por um mototaxista, na manhã desta terça-feira (24) ao atravessar a avenida Cosme Ferreira, Aleixo, próximo ao supermercado Frigoum. Ela vinha atravessando com a neta, por volta das 10h, quando foi atropelada pela motocicleta em alta velocidade.

Passarela

Devido ao trânsito intenso no local e ao fluxo de pessoas tentando atravessar para chegar à mini estação de ônibus Coroado, está na hora de se pensar em uma passarela na avenida Cosme Ferreira.

Salva vidas

Seria a forma mais rápida e racional de salvar vidas, numa travessia que já matou muita gente. E vai continuar matando se nada for feito.

EM ALTA

Para a cidade de Manaus que, apesar de mazelas que são difíceis, mas não impossível de resolver – como a despoluição dos igarapés, por exemplo -, continua sendo uma cidade amada por seus filhos e encantando seus visitantes.

EM BAIXA

Para a forma irresponsável como alguns mototaxistas conduzem seu veículo de trablho pelas ruas de Manaus. Quase todo dia tem um corpo estendido no chão. Quando não é de um pedestre atropelado é do próprio motociclista, vítima de sua própria imprudência.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes