Ir para o conteúdo

Agora vai ser assim. Aquele  que pichar, destruir, depredar ou causar danos ao patrimônio público será multado. Ao menos é o que prevê o Projeto de autoria da deputada estadual Mayara Pinheiro Reis (Republicanos).

— Minha proposta visa resgatar o civismo e combater a poluição visual e desrespeito ao patrimônio público ocorrida com frequência no Amazonas. O infrator destrói e degrada sem qualquer tipo de punição. O projeto é polêmico. Antes de partir para reprimir os artistas de rua, o projeto de lei de Mayara tem que observar que nem sempre pichação é vandalismo. Alguns veem como arte urbana o que outros entendem como sujeira e desrespeito. Alguns artistas, inclusive, são pagos para isso, como os mais famosos que expõem sua arte em arranha-céus de Nova York. Logo, é possível enxergar sob vários ângulos os traços aplicados com spray.

Grafite ou pichação

É preciso ressaltar que existe uma grande diferença entre grafite e pichação. O grafite é considerado uma arte de rua, muitas vezes uma forma pacífica de protesto. Já a pichação é uma atitude de vandalismo e tratada como crime.

Pode dar cana

A prática de pichar é condenada pelo artigo 65 da Lei dos Crimes Ambientais, número 9.605/98, e que estabelece punição de três meses a um ano de cadeia, além do pagamento de multa àquele que "pichar, grafitar ou, por outro meio, conspurcar edificação ou monumento urbano".

Calada da noite

Infelizmente, os rastros das pichações estão em todas as partes e na grande maioria das cidades brasileiras. Na calada da noite, os pichadores sujam as ruas e, por muitas vezes, danificando os patrimônios públicos e privados.

O mural com os rostos de Michael Jackson, em Nova York, é do artista brasileiro Eduardo Kobra

Aí é arte

No entanto, na tentativa de coibir a ação dos pichadores, algumas cidades adotaram o grafite, que se difere da pichação por sua coloração e forma de escrita, para colorir muros de escolas, viadutos e espaços públicos.

Por Mário Adolfo

Navegar é preciso

O pré-candidato ao Governo do Estado, Amazonino Mendes (Cidadania) já está fazendo a agenda de viagens para o interior. O pré-candidato ao Governo do Amazonas pretende visitar ao menos 10 municípios até à convenção que deve acontecer no início de agosto.

Petrobrás é a Geni

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) acredita que a Petrobras, no atual governo, não possui um plano alternativo ao petróleo, como suas maiores concorrentes estão fazendo ao apostar na diversificação do portfólio para o lado das energias renováveis.

—  Temos vivido nos últimos dias a instabilidade na Petrobras. Mas a maneira como ela está sendo tratada nesse governo, que não tem uma política energética clara, que não tem uma política energética de futuro, é muito complicado –, disse Serafim da tribuna da Assembleia.

Olhar no futuro

Sarafa defendeu que o próximo presidente da Petrobras deve ter um olhar para um futuro e que enxergue a estatal como uma empresa de energia e não apenas exploradora de petróleo.

— Claro que devemos extrair petróleo, porque ele será ainda por muito tempo a base da nossa matriz energética, mas o mundo já está fazendo a transição para os carros elétricos, a energia solar, a energia eólica. E a liderança dessa transição há de ser a Petrobras.

CPI fez escola

O senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que a  CPI da Pandemia trouxe resultados ao Brasil e algumas investigações foram aprofundadas. Em suas redes sociais, Aziz destacou o que aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo, onde a CPI da Prevent, encontrou 52 crimes e suspeita de 20 pessoas.

— Foi um claro desdobramento da nossa Comissão no Senado – escreveu o senador.

Lula vai lá

O  PSB irá apresentar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma reunião na próxima sexta-feira, em São Paulo, confirmou o ex-presidente em entrevista nesta terça-feira.

— Eu vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor o Alckmin de vice, e isso nós vamos levar para discutir no PT –, disse Lula para a rádio Lagoa Dourada, do Paraná.

Decisão tomada

A formação da chapa para concorrer a Presidência precisa ser aprovada em uma reunião do diretório do PT, mas, apesar de haver resistência de uma ala minoritária, mais à esquerda, a decisão já está tomada e foi negociada antes mesmo de Alckmin se filiar ao PSB.

A bronca do Zé

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal desta terça-feira (5), o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) cobrou a urgente votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que apresentou na Casa ainda em fevereiro, para sustar os efeitos do Decreto Presencial, impedindo maiores prejuízos à ZFM.

Sem palavra

Zé acusou o  presidente Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, de  mentiram à bancada e ao povo do Amazonas. Isso porque prometeram reverter o Decreto no 10.979/22, de 25/2/2022, que altera a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI) em até 25%.

Mas não fez.

Inimigo do Amazonas

Porém, com a edição do Decreto no 11.021, do dia 31/3/2022, manteve a redução de IPI, sem excluir os produtos da ZFM, e apenas prorrogando essa medida até o próximo dia 30 de abril.
— Bolsonaro quer acabar com a Zona Franca de Manaus. É inimigo do Amazonas, inimigo da Amazônia, inimigo dos trabalhadores e do país –, protestou o petista.

Moro comete fraude

Sérgio Moro cada dia mais enrolado, quanto mais se movimenta, mais afunda

O ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Lava Jato,  e a mulher,  a advogada Rosângela Moro são alvo de uma notícia-crime por possível fraude na mudança de domicílio eleitoral.

Prova de residência

A ação impetrada pelas advogadas Maíra Calidone Recchina Bayod, Priscila Pamela dos Santos e Gabriela Shizue Soares de Araújo “levantam a hipótese de Moro ter cometido crime na transferência do domicílio eleitoral, pois não há evidências públicas de que o casal mora em São Paulo”.

Maracutaia

De acordo com o site GGN, a ação questionando a transferência do domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo foi protocolada na Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo na segunda-feira (4),

Moro e a mulher se filiaram ao partido União Brasil na semana passada e, de acordo com a legenda, o casal deverá disputar uma  vaga no Congresso pelo estado de São Paulo.

ÚLTIMA HORA

“ COVARDIA DOS MILITARES” — Generais não saíram a público para defender Luna

Militares preferem Bolsonaro a ter que defender o general Luma, fritado na Petrobras

O “Antagonista”  deu uma cutucada no comportamento dos militares na crise da Petrobrás. Segundo o portal, a “covardia dos militares brasileiros” foi demonstrada mais uma vez durante a tomada da Petrobras por parte das tropas do Centrão bolsonarista.

Segundo o jornal Valor, “generais quatro estrelas da ativa dispararam telefonemas a Silva e Luna em manifestações de solidariedade. No entanto, não saíram a público para defendê-lo e nem o farão, porque também não querem se indispor com Bolsonaro. A fritura de Silva e Luna fez balançar alguns pilares do bolsonarismo junto aos militares, mas não derrubou nenhum”.

“A expressiva da caserna ainda prefere conviver com as ofensas públicas de Bolsonaro. Os nossos militares são assim mesmo: só sabem disparar telefonemas clandestinos e jiboias contra mulheres grávidas”, conclui  Antagonista.

ORGULHO

As cenas exibidas nesta terça-feira (5) em “Pantanal”, da Rede Globo, emocionaram espectadores e fãs da novela.   O nascimento de Juma Marruá é uma sequência emblemáticas da primeira fase da sequência do remake da novela. Na trama, Maria Marruá (Juliana Paes) tem a filha sozinha dentro de uma canoa em um rio (foto). Mas, nos bastidores, estava a equipe em peso que cuidava de todos os detalhes. A cena contou com a direção de Rogério Gomes e foi acompanhada de perto também da maquiadora Valeria Toth, responsável pela caracterização da novela e quem compartilhou as imagens em seu perfil no Instagram.  O cenário do parto foi o próprio Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Um boneco feito de látex, com direito a cordão umbilical, imita com perfeição um bebê recém-nascido.

VERGONHA

Uma semana após a 94ª cerimônia do Oscar, que ficou marcada pelo tapa de Will Smith (foto) dado em Chris Rock, foi divulgado que o ator de "King Richard: Criando Campeãs" decidiu se internar em umaclínica de reabilitação nos Estados Unidos. Smith deu um tapa em Rock após o comediante fazer piada com a aparência da esposa do ator, Jada Pinkett Smith, que tem alopecia e raspou os cabelos devido a doença.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes