Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Pressão popular ainda funciona

A grita foi geral! Parecia que  todos estavam contra o Lei que autoriza a cobrança da taxa de Inspeção Veicular Ambiental executada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Por isso a norma não resistiu e acabou caindo. A Assembleia Legislativa aprovou a suspensão da medida na sessão desta quarta-feira (27). Pelo menos por enquanto. Isso mostra que a pressão popular, principalmente nas redes sociais, surte efeito.

Revoga, David!

Não podia ser diferente. A pressão para derrubar a Lei determinada pelo Detran/Am foi grande. O deputado Sinésio Campos (PT), por exemplo, chegou a  propor que o governador David Almeida (PSD) revogasse a norma que causou indignação geral.

Pior a emenda…

Na opinião de Sinésio,  de nada adiantaria o Detran reduzir o valor da taxa da tarifa de R$ 133, 30 para R$ 66,70, a exemplo do que fez na segunda-feira (25). O barulho ia ser o mesmo.

Bom senso

Para Sinésio, o bom senso aponta que a lei deva ser  revogada.

— Até que se tenha um debate amplo com a sociedade, os órgãos ambientais e de trânsito -, detonou o petista.

Outra voz contra

 O deputado Luiz Castro (Rede) também ingressou na justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) pela cobrança da taxa de inspeção veicular ambiental, com a finalidade de terceirizar a vistoria dos veículos.

Tarefa do Estado

Castro adverte que é inconstitucional contratar uma empresa para esse serviço.

—  Cabe apenas ao Estado, que tem poder de polícia, fazer a inspeção –, observou o  deputado.

Chame o Wilker

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai mediar uma reunião entre os representantes do movimento de base dos trabalhadores da educação e a Prefeitura de Manaus. A decisão foi tomada em reunião realizada com o presidente da Casa Legislativa, Wilker Barreto (PHS).

Protesto

Os professores, desde cedo, fizeram protesto em frente à Câmara, chamando a atenção dos vereadores para suas reivindicações. Entre elas, a prestação de contas do uso dos recursos do Fundeb e CPI para apurar a aplicação dos recursos.

Transplantados

As consultas de pós-transplante na rede pública seriam retomadas nesta quarta-feira ( 27), pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam). A decisão foi tomada  após a paralisação dos atendimentos no Hospital Santa Júlia.

Agora vai

A garantia é da deputada Alessandra Campêlo (PMDB) após reunião com a Associação dos Renais Crônicos do Amazonas (Arcam) e a Associação dos Transplantados Renais do Amazonas (Atra).

Arte indígena

Um índio de São Gabriel da Cachoeira vem fazendo sucesso no sul maravilha. Autor de peças decorativas e cestarias feitas com fibra de arumã, matéria-prima obtida de uma árvore da Amazônia, o artesão José Garcia conquistou o mercado além das fronteiras.

Kuripaco

Suas peças decorativas podem ser encontradas em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Palmas e Florianópolis. Da etnia Kuripaco, o artista vive na comunidade indígena do Areal.

Anjo da guarda

O Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual, contra Crianças realizou sua reunião mensal na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Escuta de criança

Na  pauta da reunião, o tema “Parâmetros de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência”. O  objetivo qualificar o serviço prestado por profissionais da segurança pública e da justiça.

— Isso evita que elas sejam submetidos à repetição desnecessária dos fatos vividos -, explica coordenadora do Comitê, Sulamita Geber de Souza.

EM ALTA

Para a oportunidade que o  6º Festival Amazonas de Música, aberto nesta quarta-feira (27) oferece a compositores e músicos do estado. Nesta edição, a novidade o voto popular que poderá ser feito através das redes sociais.

EM BAIXA

Para o estágio de desmoralização que chegou o governo de Michel Temer. Dos seis integrantes da cúpula que comanda o País, três estão presos: Eduardo Cunha, Henrique Alves e Geddel. Os outros três estão no Palácio do Planalto, comandando a República:Michel  Eliseu Padilha e Moreira Franco.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes